Software para clínicas e consultórios: qual melhor escolha?

Software para clínicas e consultórios: qual melhor escolha?

Hoje, construir uma reputação, presencial e online, é uma obrigação para todas as práticas médicas. E o software para clínicas e consultórios deve ter uma ótima reputação antes de pensar em investir nessas tecnologias novas. Siga-nos através das formas de escolher a melhor opção para a sua clínica médica!

Os benefícios comprovados do software para clínicas e consultórios

O software para clínicas e consultórios vem se tornando um dos elementos primordiais e também um dos fatores mais influentes tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde, no momento da escolha de um novo provedor. Na verdade, a importância do software para clínicas e consultórios é tão grande quanto pendurar uma placa do nome da clínica na frente do consultório.

Por exemplo, um conjunto de soluções disponíveis pelo software para clínicas e consultórios é que são totalmente integrados, aprimorando a eficiência e a experiência comunicacional com o paciente. A prática médica do futuro veio para trazer benefícios mais modernos, flexíveis e rentáveis para os profissionais da saúde. 

O software para clínicas e consultórios possui um arsenal de soluções inovadoras para todas as necessidades crescentes no mercado de atendimento médico. Esta ferramenta vem integrando-se cada vez mais às plataformas baseada em nuvem, por exemplo, e aos processos diários de fluxo de trabalho. O software automatizado não apenas simplifica o alcance pré e pós-atendimento, mas também oferece uma solução extremamente personalizável para cada atendimento preventivo ao paciente, além de poder educá-lo individualmente.

Hoje em dia, ter soluções móveis baseadas em nuvem para os dados clínicos é de uma importância e relevância sem parâmetros em se tratando de gerenciamento. Isso, sem falar da visão sobre o desempenho financeiro, uma das principais razões pelas quais as práticas médicas podem ser consideradas como a melhor opção de substituição do software para clínicas e consultórios pelo tradicional modelo de arquivo em papel.

De acordo com dados do relatório de Sistemas Ambulatoriais Integrados (Lista Black Book do ano passado nos EUA), mais de 40% das clínicas estarão substituindo seus sistemas dentro de dois anos. Isso significa que a mudança já chegou e que esses estabelecimentos que já pensam em fazer essa transformação do trabalho, decidiram que soluções como o software para clínicas e consultórios já são sua principal prioridade.

Atualmente, é possível ver que quase todas as práticas médicas e cirúrgicas, incluindo todos os tamanhos, já possuem alguma forma de informatização, com um sistema funcional instalado, repositório de dados, entrada de pedidos e revisão de resultados.

E isso é visível nas clínicas, onde o atendimento eficiente dado ao paciente continua sendo o objetivo essencial. A vantagem do uso de um software para clínicas e consultórios que ofereça a melhor eficiência possível ao maior número possível de pacientes em um menor período de tempo, era antes impensável.

Imagine poder andar na sala da sua clínica com apenas um iPad carregado com formulários personalizados, registros e prontuários eletrônicos, agendamento, revisões laboratoriais, que podem ser lidos, compartilhados e editados em qualquer momento. É assim que um software para clínicas e consultórios verdadeiramente flexível irá conformar todo um ambiente médico de forma mais dinâmica, e mais necessário do que nunca.

Se a sua clínica não tiver esse tipo de eficiência, vale a pena analisar o software para clínicas e consultórios preferido para ver se você está operando da maneira mais eficaz possível ou se está perdendo tempo em sistemas e fluxos de trabalho desatualizados.

Software para clínicas e consultórios: qual melhor escolha?

A boa reputação de uma clínica médica depende da tecnologia

Com o mundo na ponta dos dedos, e com o alto nível de exigência, os pacientes hoje podem pesquisar na internet antes de tomar decisões sobre como e onde escolher suas clínicas médicas, E isso certamente inclui decisões sobre seus cuidados de saúde. Apenas com alguns breves toques em um smartphone, os pacientes podem conhecer seus provedores em meio a uma grande variedade de opções e em qualquer local.

Sabe-se que o uso de avaliações online por parte dos pacientes só tem crescido e isso traz junto o elemento do bom atendimento e da profissionalização do estabelecimento. O primeiro passo para selecionar uma clínica é sempre ver como se encontram as avaliações online daquele estabelecimento. Então, está claro dizer que, se uma prática médica de bom atendimento não aparecer bem rankeada em uma pesquisa na internet, ou se possui baixo nível de elogios, os futuros pacientes provavelmente não a escolherão.

Construir uma reputação online exige gerenciamento controlado pelas novas tecnologias. Com apenas algumas estratégias simples, as práticas médicas podem elaborar o seu planejamento de marketing e, por sua vez, melhorar sua prática.

Cuidados na escolha de um software para clínicas e consultórios

Os sistemas tradicionais de prática médica são geralmente vinculados a um desktop, computador de mesa, que pode estar localizado em apenas uma sala de uma pequena clínica ou ainda pode exigir que os médicos aguardem em telas de login. Inserem grande número de informações, em milhares de pastas, ocupando espaço físico, e se um médico tiver que retornar ao sistema entre seu atendimento, isso só aumenta o tempo de espera dos pacientes e reduz o número de pacientes que cada médico pode ver por dia.

Um médico especializado, usando um software para clínicas e consultórios, pode passar de caso para caso sem problemas, não importando o tipo de consulta que virá adiante. No entanto, apesar das melhores intenções e habilidades dos profissionais, há vários fatores que podem retardar os médicos, bem como as suas práticas.

No mercado existem alguns sistemas de gerenciamento médico eletrônico desatualizados, ferramentas clínicas desajeitadas que podem, ao invés de melhorar, dificultar as transições rápidas entre pacientes, prática médica e tratamento. Se a sua clínica precisa alavancar a qualidade nestes fatores, vale a pena olhar para o seu software atual para ver se você está operando da maneira mais eficaz possível ou se está perdendo tempo em sistemas e fluxos de trabalho desatualizados.

Como fazer essa escolha? O mundo está mais flexibilizado e móvel do que nunca, mas muitas clínicas ainda estão presas no passado. Uma prática médica necessita satisfazer seus pacientes e provedores, mas sem a profissionalização de sua estratégia também pode prejudicar seus lucros: quanto mais tempo desperdiçado em processos ineficientes, menos pacientes ela terá e mais baixos serão seus ganhos finais. 

As clínicas não podem perder mais seu tempo. Com o software clínico, as ferramentas de gerenciamento devem funcionar em conjunto com a equipe, alternando constantemente entre o sistema e os processos gerenciais. Desta forma, é imperativo que todos trabalhem juntos de forma integrada. Isso levanta a questão: o profissional da saúde estará realmente preparado para fazer uso de um software para clínicas e consultórios, sabendo lidar com as funcionalidades de suas necessidades na prática?

Mas se você já optou pela escolha de investir em um software para clínicas e consultórios, e estiver pensando em melhorar a eficiência da sua clínica, a introdução desta ferramenta já foi um grande passo. A escolha certa se dá pelo tipo de comodidade e mobilidade prática para seus médicos e sua equipe, por isso é importante verificar atentamente o sistema de gerenciamento médico que melhor se adapte às suas necessidades reais.

Você pode usar a lista abaixo de verificação para analisar recursos e funcionalidades do software para clínicas e consultórios, e eliminar a dificuldade de escolher o certo para a sua prática!

  • sistema baseado em nuvem;
  • agendamento fácil; 
  • permissão para consultas online;
  • provedores que possam ser capazes de realizar todas as tarefas necessárias de atendimento ao paciente em dispositivos móveis, como iPad e iPhone, sem estar vinculado a um local de escritório, maximizando a mobilidade da prática. Além disso, pode economizar muito tempo ao documentar anotações clínicas e ter acesso total aos prontuários e a capacidade de solicitar exames laboratoriais e enviar prescrições eletrônicas;
  • documentar o atendimento do paciente
  • solicitar exames laboratoriais;
  • receber resultados;
  • histórico eletrônico, permitindo receitar medicamentos controlados, tudo dentro da mesma tela;
  • prescrever medicamentos regulares e controlados;
  • médicos de plantão possam prestar atendimento ao paciente no local, na clínica ou pela tecnologia segura;
  • sala de espera virtual, evitando o desconforto dos pacientes, com um agendamento online em tempo real, melhorando a experiência do paciente;
  • ter laboratórios integrados e pedidos de laboratório digitais, com diferentes fornecedores para vários pacientes ao longo do dia, sem o fardo pesado para médicos e funcionários. Um software integrado a uma ampla rede de laboratórios locais minimiza a papelada e simplifica as tarefas administrativas;
  • integrações de terceiros, seu software deve permitir compartilhar informações com outros aplicativos;
  • Check-in do paciente conveniente e sem papel, com um processo rápido e fácil, minimizando papeladas e melhorando a eficácia da prática;
  • faturamento Integrado com verificação de legibilidade, tem essa solução robusta que alivia das tarefas administrativas e verificações de seguros em tempo real, permitindo ter integridade de dados, códigos de faturamento para ter precisão em prazos; conduzem a folha de pagamento e produzem relatórios que examinam os custos administrativos, o lucro em detrimento da sobrecarga;
  • gestão prática, organiza outros aspectos do fluxo de trabalho clínico, como consultas, atribuições de salas, e até inventário, lidam com compromissos, aceitam informações de sistemas de radiologia e de laboratório;
  • treinamento e suporte à mão, que conte com um especialista que possa ajudá-lo a implementar e fazer com que seu sistema seja executado o mais rápido possível;
  • economizar tempo e melhorar seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • bem como em outras soluções para sua clínica.
Software para clínicas e consultórios: qual melhor escolha?

Fatores importantes a considerar ao selecionar o software certo para sua prática

  • Certifique-se de que é de usabilidade fácil para toda a equipe, com a capacidade de reduzir a carga de trabalho de administração;
  • Excelente suporte fornecido pelo provedor, que inclui uma abordagem proativa para novas ideias;
  • Software que pode aumentar a produtividade, para que o tempo de sua equipe possa ser utilizado para atender pacientes, e não o software!
  • Acessibilidade, uma quantia razoável para licenças;
  • Certifique-se de entender o processo de instalação do novo software, pois algumas empresas apenas enviam o software para você e espera-se que você continue com ele. Isso inclui treinamento.

Resumindo: Um software que ajudará você a impulsionar positivamente sua prática! Um consultório médico é um negócio e você precisa pensar desta forma ao criar vantagem para atrair uma base de pacientes. O bom atendimento ao paciente é importante, no entanto, tenha em mente que as pessoas também têm vidas ocupadas, por isso, a nova tecnologia também atrai os pacientes.

O sistema integrado reduz os tempos de espera e o nível de ansiedade do paciente na clínica. Também é importante que os pacientes façam o check-in online usando portais disponíveis, onde quer que estejam. Na secretaria, possa-se ativar o check-in automático em móveis como o iPad, reduzindo tempo e o próprio envolvimento da equipe. Isso permite que clínicas se beneficiem de procedimentos de preenchimento de consultas, tendo assim, pacientes mais felizes e gerando uma maior produtividade.

Em última análise, a flexibilidade pode ser considerada como sendo o “molho secreto” de uma prática médica verdadeiramente eficaz. Se você deseja economizar tempo e aumentar a sua receita, pode valer muito a pena investir em um software para clínicas e consultórios.

Assim, selecionar o software ideal para a sua clínica é uma decisão importante e séria a ser feita. Saiba que essa ferramenta afeta todos os aspectos da sua prática, desde o agendamento, relatórios, e principalmente o faturamento.

Então, depois de selecionar seu software, a sua clínica deverá personalizar um programa de treinamento especialmente adaptado para atender às suas necessidades práticas. Um especialista ou equipe de implementação dedicada deve trabalhar para fazer essa avaliação e executar um plano de treinamento e implementação cuidadosamente planejado em um cronograma oportuno.

A seleção de um software para clínicas e consultórios certificado garantirá que você se qualifique para o mercado de trabalho. Cada médico pratica a sua gerência de forma diferente, portanto, escolha aquela ferramenta de acordo com suas especificações. Se você estiver usando outros aplicativos ou soluções de assistência médica, verifique como podem ser integradas ao seu software.

Hoje, os médicos têm um dos trabalhos mais estressantes do mundo, e por isso, escolher um aplicativo para tratamento, atender pacientes, mapear, administrar e acompanhar os avanços mais recentes em tecnologia médica é de vital importância. 

Os médicos são a extensão dos braços da ciência. No entanto, com o avanço da tecnologia moderna abrangendo todos os aspectos da vida, não é surpresa que haja um número de softwares convenientes que economizam tempo para os médicos.

Hoje, esses softwares de gerenciamento de prática médica são ferramenta digitais que, indiscutivelmente, podem elevar consideravelmente todas as operações de sua clinica. Seus recursos são incomparáveis em relação ao sistema tradicional. 

Além disso, todos os softwares melhoraram com a adição de novos recursos ou a integração com outras soluções de software. É um momento muito estimulante para práticas e pacientes em relação à tecnologia da saúde.

Software para clínicas e consultórios: qual melhor escolha?

Aventure-se no mundo da tecnologia!

Não há necessidade de ficar com os fornecedores de software médico feitos pela “NASA”. De fato, com a tecnologia disponível agora, alguns dos aplicativos disponíveis são bons e cumprem seu papel com recursos muito melhores e as empresas estão dispostas a trabalhar mais de perto.

E melhor, os softwares médicos são estimulados pelas Leis de Tecnologia da Informação em Saúde promovidas pelos governos, na adoção de programas que começam a ser regulamentados.

Inicialmente, a implementação do software médico foi lenta, mas a julgar pelos números atuais, pode-se dizer que a estimativa de médicos que vem adotando aplicativos médicos eletrônicos, está crescendo de forma considerável. Os documentos em papel estão rapidamente se tornando um anacronismo na área da saúde, e os prestadores de saúde agora estão se esforçando para encontrar o melhor software médico para sua prática.

Mas em todos os sentidos, os novos modelos de atendimento, como clínicas médicas centradas no paciente e organizações de atendimento responsáveis, estão cada vez mais exigindo uma infraestrutura de TI mais significativa para transferência de dados, backup e compartilhamento.

Hoje, o mercado de softwares médicos eletrônicos da forma como cresce, vai se tornando mais complexo, bem como o processo de compra. Por esta razão, se você está procurando mais informações sobre o seu software médico ideal, consulte nossas abordagens sobre o seu uso, custo e benefício, para que possa comparar o melhor software médico. 

Nós oferecemos este produto para você! Com o Meu Consultório, podemos ajudá-lo a conhecer todas as opções de recursos para seu software médico e descobrir como este investimento fará toda a diferença em sua clínica.

Então, entendeu o que fazer para otimizar bem as funções de sua clínica? Entre em nosso blog e conheça nosso produto!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *