O que é um prontuário eletrônico e como ele funciona?

O que é um prontuário eletrônico e como ele funciona?

O trabalho profissional na sua clínica médica pode se tornar tão intenso, que mesmo nos minutos de folga já existe agendamentos de tarefas importantes. São, por vezes, pendências que fica difícil ver outras opções de economia de trabalho. Assim, se você ainda não conseguiu orçamentar, resolver questões importantes para investigar e otimizar seu serviço, veja como é fácil resolver isso! Aqui, damos algumas dicas: o que é um prontuário eletrônico e descubra formas mais práticas de gerenciar seu consultório! 

Neste momento, você e suas partes interessadas, fornecedores, pacientes e técnicos, estão percebendo que você precisa mudar a forma como gerencia as tarefas de sua clínica. Talvez a  informatização de prontuários e registros dos pacientes o ajudarão, você e sua equipe, a processar de forma definitiva todos os detalhes do tratamento com maior eficiência.

O que é um prontuário eletrônico?

O que é um prontuário eletrônico?

Saber o que é um prontuário eletrônico de saúde é muito importante para a sua gestão de clínica. Também conhecido como software ou aplicativo de saúde, ele se trata de um sistema que permite aos profissionais médicos inserir de forma rápida e eficiente, muitas informações sobre novos pacientes.

Ele, além de criar um registro digital, podem ser atualizados a cada novo encontro, independente da presença do paciente ou não. Na verdade, os registros indicam detalhes, que incluem histórico familiar, motivo da queixa inicial, diagnóstico e tratamento, além de prescrição de medicamentos, exames laboratoriais e outros detalhes vitais necessários para fornecer assistência a cada paciente.

Um prontuário eletrônico de saúde também é uma coleção sistematizada de informações de saúde armazenadas em formato digital. Isso significa que tais registros podem ser compartilhados em diferentes configurações de assistência médica. Esses registros são compartilhados pelo sistema por toda a clínica, conectados em rede ou outras redes externas que façam uso e trocas dessas informações.

Como vimos, saber o que é um prontuário eletrônico é essencial para o bom funcionamento de um consultório médico. A simples inclusão de uma grande variedade de dados, que incluem até dados demográficos, histórico médico do paciente, lista de medicações, alergias, status de imunização, resultados de exames laboratoriais, imagens e áudios gravados, estatísticas pessoais como idade e peso e informações de faturamento, são de vital importância para o bom atendimento aos pacientes.

Assim, vimos o que é um prontuário eletrônico. Nele, os dados pessoais e outras informações relacionadas ao cuidado de um paciente são mantidos também pelo paciente. Desta forma, acaba contrastando com os prontuários tradicionais, ou seja, os de papel utilizados até então pela maioria de hospitais e centros médicos. Operado assim por instituições com dados inseridos por médicos, também ajuda a esquematizar todos os processos gerenciais, como dados de faturamento, pedidos de seguro, etc.

Assim, a intenção de um prontuário eletrônico médico é fornecer um resumo completo e preciso do histórico de saúde de um indivíduo para que seja acessível de forma online. Todos estes dados de resultados relatados do paciente, bem como os resultados de laboratório podem ser acessados facilmente com dispositivos móveis eletrônicos wireless, Wifi, coletados através de um smartphone, na nuvem e compartilhados.

Diferenças do uso do papel e do prontuário eletrônico

Diferenças do uso do papel e do prontuário eletrônico

É importante notar que os registros médicos de papel não são os mesmos registros eletrônicos de saúde ou prontuários médicos eletrônicos, que são sistemas de software projetados para uso por profissionais de saúde. Os dados registrados em registros médicos de papel, são notas legalmente obrigatórias acerca dos cuidados prestados pelos médicos aos pacientes. No entanto, geralmente não há nenhum tipo de acesso ou confidencialidade exigindo que os pacientes possam acompanhar também seus próprios dados de saúde.

Da mesma forma como os prontuários de registro em papel, os prontuários eletrônicos ainda podem se enquadrar no escopo regulatório dos governos, dependendo de sua origem, e que ainda estão em processo de proteção regulatória rigorosa de seus dados.

Benefícios do prontuário eletrônico

Benefícios do prontuário eletrônico

Os prontuários eletrônicos médicos podem conter uma gama diversificada de dados, incluindo, mas não limitados para o uso com pacientes:

  • Descrições de alergias e reações adversas a medicamentos;
  • Doenças crônicas;
  • Histórico de saúde familiar;
  • Hospitalizações;
  • Relatórios de imagem e áudio;
  • Resultados de testes laboratoriais;
  • Medicamentos e dosagens;
  • Registros de prescrição;
  • Cirurgias e outros procedimentos;
  • Vacinações;
  • Observações da vida diária;

Além de armazenar as informações pessoais de saúde de um paciente, alguns dos prontuários eletrônicos fornecem serviços de valor agregado, como verificação de interação com as medicações receitadas, mensagens eletrônicas entre pacientes e provedores, gerenciamento de compromissos e lembretes. 

Na verdade, os prontuários eletrônicos concedem aos pacientes acesso a uma ampla variedade de fontes de informações sobre sua saúde, melhoria das práticas médicas e um grande conhecimento para sua saúde.

Mas a principal vantagem é que todos os registros médicos do paciente são armazenados em um único lugar, em vez de usar arquivos em papel em vários consultórios médicos. Ao encontrar uma condição médica específica, o paciente pode acessar de forma mais fácil os resultados dos testes, comunicar-se com seus médicos e compartilhar informações com outras pessoas que sofrem do mesmo problema.

Assim, sabendo já o que é um prontuário eletrônico, o profissional agora poderá saber como ele beneficia seu trabalho dentro de uma clínica. Com ele, ajuda de forma completa o profissional médico a tomar as melhores decisões sobre tratamento, fornecendo dados mais contínuos, resultando em uma maior eficiência no atendimento.

A Resolução n°1821/2007 do CFM, também estabelece o mesmo prazo para arquivamento, a partir do último registro de atendimento do paciente, para a preservação dos prontuários em suporte de papel que não foram arquivados eletronicamente.

Os prontuários eletrônicos têm o potencial de ajudar a analisar o perfil de saúde de um paciente e identificar as possíveis ameaças à sua saúde e disponibilizar oportunidades de melhoria com base em uma análise de interação medicamentosa.

Aliada às melhores práticas médicas atuais com o uso de aplicativo médico, as lacunas que existem na identificação de erros médicos são imediatamente sanadas. Na verdade, até as possíveis doenças dos pacientes podem ser rastreadas em conjunto com os profissionais de saúde, indicando que intervenções precoces possam ser promovidas ao descobrir um provável desvio do seu estado de saúde.

Assim, podem ser eliminadas as barreiras de comunicação e com a permissão do fluxo de documentação entre pacientes e médicos em tempo hábil, pode-se economizar de forma considerável o tempo que é consumido por aquelas longas reuniões presenciais, comunicação por telefone, o jogo conhecido de marca e desmarca consultas.

A melhoria da comunicação também facilita todo o processo, tanto para os pacientes quanto para os profissionais técnicos e funcionários, podendo agendar consultas, solicitar recargas e encaminhamentos, e relatar problemas. Além disso, no caso de se tratar de uma emergência, um prontuário eletrônico pode fornecer rapidamente informações críticas de diagnóstico ou de tratamento adequado.

Existem barreiras à adoção de aplicativos médicos?

Existem barreiras à adoção de aplicativos médicos?

Infelizmente ainda há profissionais que resistem à interação com as tecnologias de saúde. Mas, desde que os órgãos responsáveis internacionais resolveram regulamentar e incentivar uma maior adoção de prontuários eletrônicos, o uso do software vem sendo cada vez mais utilizado. 

Ainda em alguns setores, como hospitais, por exemplo, vem enfrentando certas barreiras à adoção, incluindo questões econômicas, tecnológicas, regulatórias, comportamentais e organizacionais.

Outra forma de resistência, mais ligada ao contexto social, é que o acesso limitado a softwares e o próprio acesso à internet, dizem respeito aos baixos níveis de alfabetização em computação, criando barreiras para populações de baixa renda e de faixa etárias mais idosas. Assim, sabemos que as preocupações de usabilidade sofrem pelas chamadas influências socioculturais criando “barreiras” à adoção do uso de prontuários eletrônicos.

Promoção e praticidade do prontuário eletrônico

Promoção e praticidade do prontuário eletrônico

A forma como o prontuário eletrônico é promovido, da sua utilidade, das suas características e o modo como o prestador de serviços o utiliza, podem influenciar as taxas de bom atendimento e qualidade nos serviços prestados. Porém, o gerenciamento aliado à tecnologia ajudam a promover essa qualidade em várias etapas do processo de desenvolvimento e implementação.

Quando um paciente reconhece que a clínica possui esse sistema de gerenciamento e tecnologia, abrem-se muitas portas para novos recursos e uma maior interatividade. Assim, surgirão sempre novos desenvolvedores, clínicas formando grupos focais de pacientes e pacientes postando notícias digitais.

É possível mostrar que, quando colocados em uso, a capacidade do prontuário eletrônico melhorar a comunicação e a colaboração, ajuda a alterar os padrões comportamentais dos pacientes, como em visitas esporádicas para visitas constantes, entre outras coisas.

Na verdade, em termos de uso, no exterior, há mais de uma década que os registros eletrônicos de saúde já são considerados essenciais para aumentar o atendimento de qualidade. Hoje em dia, os profissionais estão usando esses dados de registros de pacientes para melhorar e alavancar os resultados rumo à qualidade, através de seus programas de gerenciamento de cuidados.

Com a combinação de vários tipos de dados clínicos, o sistema ajuda aos profissionais médicos a identificar e estratificar pacientes com doenças crônicas e de alto risco. Tudo isso porque os sistemas de prontuários eletrônicos são projetados para armazenar dados com muita precisão e capturar o estado de um paciente ao longo do tempo.

Na verdade, ele ajuda a eliminar aquela necessidade de estar rastreando permanentemente os registros médicos anteriores de um paciente, garantindo que os dados sejam cada vez mais precisos e compreensíveis. Por este motivo, ele pode reduzir o risco de replicação de dados, pois há apenas um arquivo modificável e editável, o que significa que é mais provável que o arquivo possa ser atualizado.

O futuro do prontuário eletrônico

O futuro do prontuário eletrônico

O uso do prontuário eletrônico têm crescido em popularidade nos últimos anos, porque eles são reconhecidamente mais convenientes de serem usados do que os registros antiquados, baseados em papel. As práticas clínicas e de gerenciamento são usadas para controlar toda a forma de administração, interna e externa de dados.

Porém, haverá falha na implementação de um prontuário eletrônico se o profissional não se adequou à sua utilização. Isso pode significar que você corre o risco de ficar ainda mais atrás de outras práticas que são motivadas a ajudar sua equipe a trabalhar com mais eficiência e a possuir mais pacientes, de forma mais rápida.

Assim, o profissional médico, terá em suas mãos duas opções principais quando se trata de fornecer um bom serviço: a implantação de um aplicativo de prontuário eletrônico ou o uso de arquivos em papel. No caso de uso em servidores locais, é prudente quando o profissional possui um quadro de população de pacientes mais limitada e razoavelmente mais estável para atender.

Mas, se o profissional continuar expandindo a sua prática clínica para além do seu bairro e cidade, em tamanho ou projeto, pode ser muito difícil para a sua equipe de trabalho prever o espaço necessário para sua expansão e organização em relação aos registros de pacientes. 

Assim, para aliviar tais preocupações e adicionar maior flexibilidade, o profissional deverá pensar a aplicação de um prontuário eletrônico baseado em tecnologia atual. Finalmente, com os dados disponíveis em nuvem, os profissionais da área médica podem acessar quaisquer dados de um paciente, mesmo quando eles estejam em trânsito!

Desta forma, indicamos para o profissional médico que ainda esteja em dúvida sobre a implementação de um prontuário eletrônico, encontrar o caminho mais fácil para poder fazer o bom uso desse software na sua própria prática, tornando-se mais familiarizado com os vários recursos que ele oferece.

Segurança e Confidencialidade

Segurança e Confidencialidade

Hoje não podemos ler as notícias atuais sem ver relatos de computadores e softwares que foram hackeados de forma criminosa. Assim, as organizações médicas que mantêm dados confidenciais sobre pacientes são obrigadas a protegê-las com medidas robustas ou correm o sério risco de violar os requisitos de privacidade.

Com o software de prontuário eletrônico, sendo protegido por meio da criptografia, seus médicos, assistentes e técnicos podem acessar os dados do paciente em dispositivos seguros, mesmo usando smartphones, tablets e laptops.

Com portais específicos para pacientes, podem ser configuradas em seu prontuário eletrônico que ainda oferece liberdade e conveniência. E, detalhe: isso é muito mais rápido do que antes, já que a tecnologia vai melhorando a cada ano. 

Sua equipe de trabalho não terá mais que gastar tempo digitando detalhes e detalhes de uma pilha de papel. E, uma vez no sistema, os pacientes podem acessar online para verificarem os resultados do laboratório e ver lembretes para tomar remédios.

Com isso, até os relatórios de rotina que a sua equipe de trabalho precisa gerar para as reuniões serão muito mais fáceis quando você implementa um prontuário eletrônico. Se o médico acompanha os resultados dos pacientes, verifica quantos não comparecimentos recebeu em um determinado período, além de criar rapidamente documentos personalizados sobre tópicos, tudo graças ao seu novo prontuário eletrônico.

Economize o tempo de seus pacientes com um prontuário eletrônico! A prescrição eletrônica é mais rápida e reduz os erros cometidos. A informatização dos detalhes de uma prescrição também ajuda a identificar potenciais erros no momento de prescrever certos medicamentos.

Esses são apenas alguns dos vários benefícios de um prontuário eletrônico que sua prática não pode ignorar. Outro benefício a ter em mente é o grande potencial de integração com outros aplicativos. Você pode conectar o seu aplicativo de prontuário eletrônico a ferramentas adicionais para ajudar a melhorar o serviço de atendimento.

Desta forma, as práticas médicas que continuam a tentar sobreviver com um sistema antigo, baseado em papel, quando lida com registros de pacientes, não poderão funcionar de forma tão eficiente quanto às suas contrapartes que estão modernizando seus consultórios. Também pode ser mais difícil recrutar novos funcionários, que estão acostumados a aplicações de economia de trabalho em um ambiente de saúde.

Ficar preso a um sistema antigo e baseado em papel para gerenciar todo o seu negócio de saúde, coloca o profissional e sua gerência em desvantagem competitiva com as novas práticas médicas, mais modernas e computadorizadas.

Por exemplo, os novos modelos prontuário eletrônico ajudam a sua equipe a usar cada vez menos o uso de teclas e cliques no mouse para realizar suas tarefas rotineiras em um smartphone. As vantagens são inúmeras!Assim, a maior transparência, portabilidade e acessibilidade adquirida pela adoção de registros e prontuários eletrônicos médicos só aumentarão a facilidade com que podem ser acessados ​​pelos profissionais de saúde.

Agora que você já sabe o que é um prontuário eletrônico bem como seus principais aspectos importantes, aproveite e conheça o nosso aplicativo Meu Consultório, visitando e assinando nossa newsletter.

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *