Atendimento no consultório médico: conheça os 5 erros mais comuns e saiba como evitá-los

Atendimento no consultório médico: conheça os 5 erros mais comuns e saiba como evitá-los

Uma das principais condições que garantem o êxito profissional de um consultório médico é, sem sombra de dúvidas, a qualidade do atendimento. O atendimento no consultório médico é a base do sucesso para o negócio continuar dando certo. Quando se investe em um bom atendimento, as mudanças são visíveis e possuem efeito rápido.

Transformar o atendimento no consultório médico em um serviço humanizado e eficiente, condiz com a imagem que o estabelecimento terá, não apenas para o mercado, mas especificamente para aqueles pacientes que escolheram a sua clínica para tratamento. Veremos a seguir como o atendimento no consultório médico pode transformar a realidade do médico, da equipe e dos pacientes.

A importância do atendimento no consultório médico

A importância do atendimento no consultório médico

A reputação do seu consultório médico depende da qualidade do seu atendimento. Esse “mantra” pode ser pensado e analisado muitas vezes e de diferentes formas. O que está em jogo é a sua compreensão e aplicabilidade. Mas se você ainda tem dúvidas sobre como proceder neste aspecto, mostraremos como oferecer um atendimento no consultório médico com qualidade.

Hoje, as instituições de saúde estão apostando em modelos voltados para o paciente e não mais para processos que buscam apenas curar uma doença. O atendimento centrado na pessoa oferece muitas vantagens, tais como:

  • melhores níveis de segurança;
  • maior adesão e entendimento sobre os tratamentos;
  • melhor comunicação entre os colaboradores, pacientes e familiares;
  • menos custos;
  • entre outros. 

Por esse modelo, o profissional pode obter fidelidade dos pacientes e até melhorar em grande medida a imagem do seu consultório. Os níveis de satisfação, como comprometimento e participação também tendem a aumentar. Assim, os pacientes não são mais vistos apenas como corpos doentes que precisam de cuidados e reparos. São vistos como pessoas em suas complexidades, com histórias pessoais e diferentes necessidades.

Os profissionais possuem em suas mãos uma grande vantagem: a tecnologia. Com a aplicação do conhecimento e da gestão clínica em forma de dados, pode-se qualificar praticamente toda a rotina da prática médica: desde os agendamentos até os relatórios e registros históricos de atendimento.

Ainda assim, o profissional que está à frente do atendimento no consultório médico, não deve se esquecer que atrás de cada ficha ou prontuário de paciente, há uma pessoa. Por esta razão, vemos a importância de trazer um atendimento de qualidade e de aproximação com o paciente.

O bom atendimento ao paciente trata-se da forma correta de coletar e utilizar os dados e da manutenção do bem-estar físico e psicológico por meio de seus serviços. Tudo isso deve ser realizado de forma transparente e profissional.

Este novo paradigma implica em centrar o paciente durante todo o processo de atendimento no consultório médico. Ao compactuar com este tipo de prioridade, o paciente passa a ser estimulado à colaboração ativa e até na tomada de decisões em conjunto com a equipe médica. Isso significa que a relação mais humanizada entre pacientes e profissionais de saúde passa a se configurar como um novo tipo de gestão de planos personalizados.

Como melhorar o atendimento no consultório médico

Como melhorar o atendimento no consultório médico

Melhorar o atendimento no consultório médico é algo que todos os profissionais da  área da saúde devem ter como meta. Por esta razão, alguns aspectos devem ser levados em consideração:

  • Treinamento de equipe;
  • Modernização de equipamentos;
  • Segurança e confiabilidade;
  • Boa utilização de recursos;
  • Aplicação de tecnologias existentes no mercado;
  • Acessibilidade;
  • Tempo de espera;
  • Transparência nas informações e rapidez na comunicação.

Desta forma, a prática médica, seja em qualquer uma de suas especialidades, pode garantir um ótimo atendimento no consultório médico. 

Devemos lembrar que a relação entre o profissional e o seu paciente desempenha um papel muito importante e é essencial para o bom atendimento no consultório médico. Na verdade, a relação entre o médico e seu paciente é um dos fundamentos da ética médica moderna. E isso deve começar no primeiro questionário de anamnese que o profissional realiza em seu consultório.

O médico, durante a entrevista clínica, precisa:

  • Estabelecer um vínculo de confiança e segurança com o paciente;
  • Saber coletar informações sobre a situação do paciente usando ferramentas digitais para isso;
  • Organizar e analisar os dados corretamente;
  • Projetar um plano de ação com base nos processos anteriores de tratamento;
  • Informar e diagnosticar o paciente de forma adequada.

A qualidade do relacionamento entre o médico e paciente é importante para ambas as partes. Quanto melhor for a relação em termos de respeito, conhecimento e confiança, melhor será a qualidade do atendimento no consultório médico. Nas circunstâncias em que esse relacionamento for ruim, a capacidade do médico de realizar uma avaliação completa do paciente estará comprometida. Além disso, o paciente terá maior chance de desconfiar do diagnóstico e do tratamento proposto, diminuindo a sua expectativa e chances de retorno.

Para garantir que isto não aconteça, o profissional deve agir como gestor de sua clínica, avaliando todos os aspectos importante e detalhes, para que o paciente possa se sentir mais acolhido. Esta preocupação com a humanização do atendimento faz com que seu trabalho traga ganhos e surta resultados positivos. Desta forma, o profissional deve se atentar e não cometer os seguintes erros:

1. Um atendimento desumanizado

Ter um atendimento verdadeiramente humano significa fugir daquele conhecido padrão de atendimento mecanizado.  É essencial manter uma linha de respeito, saber ouvir e falar durante todo o processo de atendimento médico. Mesmo com o uso de aplicativos e softwares médicos, o contato humano que se atenta às perspectivas pessoais deve continuar existindo, por isso, é chamado de atendimento humanizado.

2. Ambiente com poluição sonora

Gente entrando e saindo sem muito controle, excesso de ruídos e barulho, TV ligada com volume alto, filas, entre outros exemplos, são coisas que o paciente não procura em um consultório médico. Para que ele possa se sentir seguro e confortável, é preciso estar em um ambiente organizado, limpo e silencioso, livre de agitação.

Se o ambiente não mostrar tranquilidade, o acolhimento não se dará. Na menor demonstração de agitação, ambiente tumultuado e bagunçado, a confiança e segurança do paciente estará em jogo.

3. Falta de treinamento da equipe

Não treinar a sua equipe é um verdadeiro erro. O treinamento adequado garante que o atendimento no consultório médico irá oferecer serviços de qualidade propícios para que o paciente se fidelize e retorne. A equipe e os médicos devem conversar sem ruídos de comunicação para manterem uma padronização no atendimento.

4. Pós-atendimento

De nada adianta realizar um ótimo serviço durante o acompanhamento se no pós-atendimento o paciente não é acompanhado e certificado quanto a sua saúde e bem-estar. Essa preocupação deve estar na lista de ações importantes à serem executadas. Manter o contato com o paciente indicará profissionalismo, seriedade e preocupação.

5. Falta de investimento em tecnologia

Se esquivar da tecnologia é outro erro. De forma a se instrumentalizar e permitir estar por dentro do mercado, o profissional deve se atualizar quanto a tecnologia de atendimento. Para isso, existem softwares médicos que gerenciam o trabalho da secretária e demais setores da gestão clínica, sem fazer todo o trabalho braçal de antes. Esses softwares agilizam os procedimentos e ajudam o médico a administrar de forma eficaz o seu negócio.

Desta forma, é possível gerenciar todos os dados do paciente, seus prontuários eletrônicos, agendamento de consultas, entre outros. Todos disponíveis em um simples passar de tela no smartphone ou tablet. Sem dúvida, a tecnologia trouxe mais facilidade para a prática médica e, consequentemente, melhor satisfação para o paciente.

Esses motivos facilitam a rotina e garantem muito mais tempo para o bom atendimento no consultório médico, sem erros e preocupação. Desta forma, vimos como é importante garantir que a clínica médica e toda a sua equipe andem juntas, cuidando para fidelizar seus atuais pacientes e também atrair novos.

Um atendimento de qualidade no consultório médico tem relação com a capacidade de viabilizar o melhor para o paciente, do bom uso da tecnologia e de poder aplicar esse conhecimento visando a qualidade da gestão. Para quem está de fora, todos estes detalhes são vistos.

Sem dúvida alguma, sua gestão clínica poderá seguir firme no mercado, onde os demais concorrentes se verão obrigados a atualizar seus serviços da mesma forma. 

E não se esqueça: estamos lidando com pessoas que, em grande maioria, estão passando por fases complexas de suas vidas. Portanto, é preciso valorizar o aspecto humano no atendimento, mesmo com o apoio tecnológico.

Garanta já um bom atendimento no consultório médico e ofereça qualidade. Ter um bom relacionamento com a equipe de trabalho e com os pacientes é essencial para o sucesso no serviço de atendimento. 

Lidando com os desafios

Lidando com os desafios

Seu foco como profissional, além das práticas médicas, é encontrar as melhores formas para gerir o seu consultório, tornando o atendimento mais acessível e, ao mesmo tempo, proporcionando benefícios financeiros.

Para quem administra suas práticas médicas, o atendimento é uma necessidade. No entanto, as qualidades associadas a um excelente profissional da saúde nem sempre estão associadas a bons empreendedores. Muitas vezes, os médicos são desafiados pelo mercado.

Operar um negócio bem-sucedido exige determinação e tomadas de decisões sérias, já que a prática da medicina é uma mistura de tomada de decisão e entrega. Além disso, poucas faculdades de medicina preparam os médicos com as habilidades necessárias para operar um negócio.

Embora a tecnologia comece a alimentar verdadeiras mudanças na maneira como as práticas médicas cuidam dos pacientes, administram seus consultórios e faturam serviços, a tecnologia também pode trazer compensações em custo e eficiência. 

Para saber mais sobre gestão de consultórios, confira:

Gestão financeira para consultório: 9 dicas para ter as finanças em ordem

Gestão de clínica médica: 6 erros mais comuns a evitar

Os médicos precisam considerar as atualizações de tecnológicas com conhecimento, pesquisando quais tipos de tecnologia fazem mais sentido para suas práticas e como elas seriam melhor implementadas para o atendimento no consultório médico. A chave é determinar qual tecnologia é capaz de otimizar o seu negócio e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade do atendimento ao paciente.

Como já foi dito antes, não basta ser um ótimo médico. Não basta ter frequentado a melhor faculdade de medicina. Para executar uma prática bem-sucedida, o profissional precisa aprender a administrar seu consultório como uma empresa. E isto não é fácil.

Por isso, não tenha medo de novas tecnologias. Elas permitem que você trabalhe com mais eficiência e a um custo menor. Realizar uma prática médica não é tão fácil assim. Se o profissional não aprender a se adaptar, ficará isolado em um mundo sempre em mudanças.

Continue sempre aprendendo. Encontre fontes em que possa confiar e siga seus conselhos. Construir uma forte rede de referências é um aspecto importante para garantir que sua prática médica seja um sucesso. Assim, para aumentar e sustentar o fluxo de receita da sua prática médica, é importante continuar atraindo pacientes que precisam de seus serviços. 

Trazer a tecnologia para dentro do seu consultório médico tende a potencializar todos os seus resultados. A utilização de um software médico ajuda muito quando é preciso ter mais agilidade nos processos e garante uma experiência positiva para seus pacientes.

Na organização de todos esses processos, partes que eram antes burocráticas, se encontram agora no passado. O segredo para o atendimento no consultório médico passa por toda essa visão de humanização e otimização dos processos.

Saiba investir em ferramentas tecnológicas capazes de ajudar a aprimorar as rotinas das práticas médicas entre as partes envolvidas. 

Além de tudo o que foi dito neste conteúdo, o Meu Consultório traz as vantagens à contabilidade e controle administrativo e financeiro para toda a operação. Quer saber o que fazer para otimizar bem as funções de sua clínica? Entre em nosso blog, confira e comente!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *