Como o agendamento de consulta online ajuda no consultório?

Como o agendamento de consulta online ajuda no consultório?

A área da saúde muda rapidamente e o tempo todo, seja para acomodar novas descobertas de pesquisa tecnológica ou integrar novos tratamentos. No entanto, a indústria médica digital atual está mudando como nunca antes, de forma importante, e tudo isso graças ao crescimento da internet e à emergência de dispositivos móveis como os smartphones e tablets. Neste artigo veremos como é importante o agendamento de consulta online, uma das formas de atendimento tão necessárias no serviço médico.

A medicina está agora no início de uma grande revirada principalmente na forma como os prestadores de serviços oferecem assistência ao paciente.

A importância do atendimento clínico atualizado

Nas últimas décadas, a medicina vem se tornando cada vez mais online. Hoje é possível obter até o título de graduação e pós-graduação em faculdades de renome e em uma ampla gama de áreas, sem nunca sair de casa. O acelerado crescimento da indústria médica digital mostrou que a saúde é a próxima nova fronteira. Se as tendências atuais são uma indicação, os serviços médicos online só tendem a crescer.

Com isto, novas startups e práticas tradicionais estabelecidas estão trabalhando para construir modelos inovadores com o objetivo de incentivar o seu uso na prática clínica. Mas o que significa a proliferação da medicina online para o futuro na saúde? Há efeitos positivos e outros que consideram negativos dessa mudança.

Para os pacientes, muitas dessas mudanças são positivas, traduzindo-se em melhor acesso aos médicos, melhor comunicação com os prestadores de serviços médicos, maior personalização dos cuidados para atender às necessidades do indivíduo e menores despesas. No entanto, nem todo problema de saúde pode ser resolvido apenas e exclusivamente por um “médico virtual”. O atendimento médico online jamais substituirá totalmente o tratamento cara a cara. E justamente por isso, é que as tecnologias vem para adequar essas necessidades.

Como o agendamento de consulta online ajuda no consultório?

Os benefícios de um sistema de agendamento de consulta online

Os aplicativos de agendamento de consulta online são ferramentas que permitem que os pacientes reservem, de forma conveniente e segura, seus compromissos e reservas online por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, tal como um computador, smartphone ou tablet.

Além do agendamento de consulta online, esses sistemas também vêm preparados com outras vantagens e recursos como email, automatização de mensagens de texto ou lembretes, em que o sistema envia para os pacientes em datas específicas antes da sua consulta agendada. Além disso, permite a gravação e manutenção dos registros médicos, facilitando e agilizando o acesso aos dados de uma consulta específica.

A flexibilidade de um software médico de agendamento de consulta online é tão grande que permite que ele seja utilizado para uma variedade de serviços para todo tipo de clínica, consultório ou estabelecimento médico.

1. Economia

A economia de tempo experimentada por um aplicativo médico pode se traduzir em economia, já que ambos, profissionais e pacientes, também se traduzem em despesas e receitas, respectivamente. Como os recursos da equipe médica podem agora ser direcionados para outras tarefas, com um sistema de agendamento de consulta online em mãos, pode-se eliminar a necessidade de um colaborador especificamente para essa função.

2. Acessibilidade 24 horas

Agendar compromissos pelo telefone geralmente requer que uma pessoa entre em contato durante o horário tradicional de expediente, já que poucas clínicas oferecem atendimento 24 horas. E isso pode ser um inconveniente para a maioria dos pacientes, pois eles também estão trabalhando naquele momento. Além disso, muitos pacientes preferem agendar seus compromissos online por seus dispositivos móveis do que por telefone.

Assim, um sistema de agendamento de consulta online que garanta a marcação de 24 horas, não apenas durante horário de expediente, é excelente.

O agendamento de consulta online, benéfico para todos

O número crescente de práticas médicas em todo o mundo se comprova com os sistemas de agendamento de consultas online. São hospitais, clínicas, grupos terapêuticos, consultórios, pois há uma necessidade maior em razão das novas formas de interação entre as pessoas. 

Reservas, agendamentos, re-agendamentos, cancelamentos, lembretes e várias outras funcionalidades agora podem ser facilmente manipuladas de forma online com mais eficiência do que antes e sem todo aquele alarde associado aos sistemas tradicionais de agendamento. Os médicos e outros profissionais de saúde podem escolher o que se adapta melhor para eles a partir das diferentes opções disponíveis, com base em suas práticas e procedimentos oferecidos.

Como o agendamento de consulta online ajuda no consultório?

Dos métodos tradicionais de agendamento de consultas

A antiga prática de gerenciamento manual hoje pode ser considerado incômodo, demorado e falível, talvez até ineficiente. É como se comparássemos a antiga máquina de contabilidade com a calculadora. Essas são práticas que funcionaram através do tempo, mas o tempo sempre muda. 

Embora a documentação em papel tenha dado lugar ao agendamento de compromissos digitais, mesmo o gerenciamento feito por pessoas ainda é necessário, pois nada é totalmente automático. Assim, para acompanhar novos agendamentos de consulta online, como remarcações, cancelamentos, etc, sempre será feito por um profissional. A vantagem é em qualquer horário e de forma muito mais veloz. 

Com o antigo sistema, o agendamento de papel significa uma grande quantidade de chamadas telefônicas para garantir que vários pacientes não estejam sendo reservados para o mesmo horário. Isso acaba sobrecarregando os procedimentos em termos manuais que sempre deve se estar atento a esse tipo de gerenciamento manual de compromissos. Essa forma compromete muito a eficiência operacional da clínica. 

Com o método de reserva tradicional, o paciente ligava sempre durante aquele horário de expediente para marcar uma consulta. Mas, com os sistemas de agendamento online, os pacientes visualizam as disponibilidades e conseguem agendá-los, independentemente do consultório estar ocupado ou não, após o expediente.

Isso faz com que seja muito conveniente, já que eles podem reservar sem pressa, escolhendo livremente, sem a pressão de um cronograma, de acordo com sua programação e conveniência. 

Mas é claro também, que erros são propensos de acontecer e algumas informações podem ser ignoradas, mesmo quando em um sistema online, já que estamos lidando com pessoas, de qualquer forma. Mas quando o sistema não é atualizado, ou melhor, não é informatizado, as confusões estão fadadas a ocorrer. E isso prejudica muito a eficiência, o norte, e a confiabilidade da prática clínica. Ele pode impedir que a clínica funcione em seu potencial máximo. Um balcão de atendimento desorganizado pode significar pacientes infelizes.

Os sistemas de agendamento de consultas online não são apenas ferramentas que economizam tempo, mas também atendem e proporcionam uma operacionalidade, promovendo relações construídas com seus pacientes.

Os benefícios associados a esses serviços de agendamento de consulta online são muitos e muitas vezes interconectados. Por esta motivo, vimos as razões pelas quais você deve considerar fazer o agendamento de consulta online como seu próximo investimento.

Obtendo novos pacientes

Trabalhar com o agendamento de consulta online torna mais rápido e fácil para os pacientes, especialmente os novos. Na verdade, muito dos pacientes que utilizam a ferramenta de agendamento de consulta online são novos pacientes.

Aumento da satisfação do paciente 

Existem duas queixas comuns dos pacientes: os longos tempos de espera no telefone e o tempo necessário para marcar uma consulta. Com o agendamento de consulta online se resolve esses problemas e melhora a experiência do paciente. Pois não é de se admirar que os pacientes se sintam frustrados e até procurem em outro lugar por um melhor atendimento. Com o agendamento de consulta online, o paciente pode ter acesso de acordo com sua conveniência e escolher um dia e uma hora que funcionem em questão de segundos.

Reduzindo tarefas manuais

Quanto mais o profissional promove a tecnologia com os pacientes, mais eles irão usá-la. Como resultado, veremos menos chamadas telefônicas na prática ao longo do tempo. Isso economizará muito tempo. E esse tempo pode ser realocado para outras tarefas geradoras de receita, como acompanhamento de grupos de pacientes ou gerenciamento de formas de reputação online, etc.

Facilidade e acessibilidade

As pessoas já estão se acostumando com o universo online, seja em casa ou no trabalho. Não demorará muito até que os pacientes procurem uma clínica que ofereça todo seu serviço informatizado, e de agendamento de consulta online, para se satisfazer, e contornar o inconveniente da frustração de reservas telefônicas.

A acessibilidade aos serviços de saúde online ajuda os pacientes a ficarem melhor conectados e os faz sentir mais controlados em relação a seu tempo. E o mesmo é verdadeiro para os médicos. Apenas trata-se de uma progressão natural para o online.

Saiba que lembretes podem ser enviados automaticamente através de sistemas de agendamento de consulta online. Uma quantidade significativa de telefonemas de pacientes agendados, que podem querer saber quando será a próxima consulta, também pode ser reduzida ou mesmo evitada. Desta forma, a agenda do médico será sempre completa e atualizada.

Gerenciamento de dados

O gerenciamento de pacientes é feito de forma mais fácil e eficiente com os sistemas online de software médico. Alguns sistemas de agendamento de consulta online também têm gerenciamento de registros e prontuários de saúde como parte do serviço. A clínica pode criar um único ponto a partir do qual as informações do paciente podem ser salvas, atualizadas, gerenciadas e analisadas.

Todas essas informações do paciente registradas regularmente, juntamente com um histórico de exames e exames médicos relacionados, podem ser usadas para a tomada de decisões consideradas importantes para o médico. Isso pode reduzir a documentação em massa e arquivos físicos, reduzindo o tempo de acesso.

Desta forma, entradas de dados redundantes sobre o mesmo paciente também podem ser evitadas. Além disso, os registros eletrônicos do paciente podem ser atualizados a cada consulta, disponibilizando informações dele em um único local. Isso é importante quando um paciente está consultando dois profissionais diferentes na mesma clínica.

Emarketing

As informações do paciente podem ser usadas para o agendamento de consulta online, pois incluem endereços de email e números de telefone. Para isso, na forma de melhor desenvolver a prática do marketing digital da clínica, com dados em mãos coletados, pode-se oferecer pacotes de saúde, exames gratuitos, campanhas de conscientização, etc. 

Isso pode trazer mais visitas e agendamentos de pacientes ou trazer novos pacientes. Novos serviços nos quais os pacientes podem se interessar também podem ser facilmente anunciados. As informações fornecidas ao agendar compromissos online podem ser confiáveis, pois serão atualizadas.

Os pacientes que retornam também são bons para atualizarem seus endereços de email e números de telefone para novos agendamentos e outros serviços ofertados. Assim, as informações de contato serão atualizadas no banco de dados online, ao invés de ter tudo em papel. 

Amplificando a produtividade

Concentração mais na qualidade do atendimento com o software de agendamento de consulta online do antes. Isso não tem preço. Existem notificações internas de email ou SMS que ajudam a lembrar e monitorar seus pacientes sobre o próximo compromisso, poupando-lhe o custo do não comparecimento.

Acesso em qualquer lugar

É possível acessar o calendário de consultas e informações de contato do paciente de qualquer dispositivo conectado, dentro ou fora da clínica ou hospital. O banco de dados torna prontamente disponíveis as informações de contato do paciente, para que o profissional possa agendar acompanhamentos em apenas alguns cliques.

Funções da agenda

Ainda é possível estar sempre em sincronia, por dentro da agenda com alertas no aplicativo para compromissos novos e reprogramados, entregues diretamente no dispositivo móvel. Também é possível gerenciar até mais de um calendários da equipe médica, agendar compromissos dentro e fora da clínica, entre outras funções.

Como o agendamento de consulta online ajuda no consultório?

Por que não ter agendamento online pode ser prejudicial?

Os médicos e toda a equipe profissional podem estar perdendo visitas de pacientes existentes ou novos, apenas por não estar permitindo que eles agendem consultas online. As pessoas parecem mostrar preferência por utilizar a Internet ou por aplicativos móveis nos dias de hoje. É lógico que eles querem agendar compromissos de seu médico também.

Assim, esse fator de conveniência, bem como a popularidade de websites, smartphones e aplicativos, que permitem fazer muitas coisas com a facilidade ao tocar na tela, deve ser visto como positivo para a clínica.

Um sistema online automatizado e gerenciável pode reduzir o pessoal da clínica ao necessário, de forma a administrar o balcão de compromissos e agendamento. Na verdade, não falamos de demissões, mas de redirecionamento da equipe existente para outras funções importantes.

Economize o papel! Isso é ainda mais relevante no mundo de hoje, pois reduz o impacto no meio ambiente. Além disso, papel significa literalmente pastas, armários, prateleiras, que exigem limpeza e manutenção. Arquivos menores, diários e registros eletrônicos, calendários, são fáceis de rastrear e monitorar.

Além de tornar o gerenciamento diário mais eficiente com o eletrônico e digital, o uso de papel caiu nos últimos anos com a maior disponibilidade de dispositivos portáteis. Uma lista de pacientes assegurada por meio de consultas confirmadas através de sistemas de agendamento online ajuda a traçar um plano definido para o atendimento.

Recursos médicos podem, portanto, ser usados ​​de forma otimizada. Uma vez que as consultas sejam confirmadas e agendadas, os serviços oferecidos pelo pessoal médico podem ser coordenados entre todos. Isso pode impedir que os horários entrem em conflito uns com os outros. Isso também pode reduzir o tempo de espera dos pacientes.

Todas as visitas à clínica podem ser encurtadas, por exemplo, em exames laboratoriais a serem feitos com antecedência. Médicos, técnicos e equipe de apoio podem, assim, trabalhar em conjunto para oferecer a melhor experiência ao paciente.

Dê um passo à frente

Os profissionais da saúde estão recorrendo à tecnologia para se atualizar e melhorar a qualidade de seus serviços. Os sistemas de agendamento de consulta online são definitivamente um passo à frente para os novos profissionais de serviços médicos.

Acaba-se com o incômodo de gerenciar compromissos, tornando o fluxo de trabalho menos confuso. Essas são algumas das muitas vantagens em adotar um sistema de agendamento de consulta online em sua clínica.

Como você escolhe o melhor provedor de agendamento de consulta online?

Além dos profissionais de cada serviço, há benefícios que quase todos os serviços médicos online compartilham. Em geral fornecem as formas de acesso 24 horas por dia, mesmo em feriados. Ao oferecer serviços transparentes, eles também capacitam os pacientes a assumirem suas responsabilidades com a saúde.

A maioria dos serviços médicos online hoje leva a segurança e a privacidade a sério, para que se garanta as informações médicas e do pagamento dos pacientes em segurança.

O software médico Meu Consultório já está disponível no mercado, oferecendo um sistema diferenciado e exclusivo para o segmento da saúde. Se você tem uma clínica médica ou um consultório, então você precisa conhecer todos os benefícios deste software para a gestão da sua clínica médica.

Então, entendeu o que fazer para otimizar bem as funções de sua clínica? Entre em nosso blog e conheça nosso produto!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *