Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Quais são as melhores práticas para sua recepção?

Quais são as melhores práticas para sua recepção?

Assim como em todos os segmentos, é natural encontrar profissionais ávidos por melhorias em sua formação na área da saúde. Entre as ações mais observadas, vemos médicos e outros profissionais em busca de melhores práticas para sua recepção, de modo a oferecer o melhor atendimento e experiência para seus pacientes.

Ainda que seja um ambiente simples, tem papel fundamental, acolhendo o paciente e contribuindo para sua satisfação após a consulta.

Pela importância que representa em uma clínica, vamos apresentar na leitura a seguir, as 15 melhores práticas para sua recepção médica. Acompanhe!

15 melhores práticas para sua recepção

15 melhores práticas para sua recepção

O atendimento médico eficiente e de alta qualidade não envolve somente o contato com o médico. O tratamento recebido desde o primeiro contato, com a facilidade para o agendamento de consulta, e a recepção do paciente em um ambiente com estrutura adequada, são tão importantes quanto a qualidade do profissional, sua pontualidade e os recursos disponibilizados para o atendimento. Por isso, para elevar a satisfação de seus pacientes, confira as melhores práticas para sua recepção de clínica ou consultório.

1. Priorize a infraestrutura

Entre as melhores práticas para sua recepção, priorizar a infraestrutura é fundamental em qualquer especialidade. Por ser um ambiente relacionado à saúde, a clínica ou consultório deve contar com uma recepção limpa e organizada, de modo a transmitir segurança e conforto ao paciente.

A fachada deve estar em bom estado, transmitindo boa imagem do local com jardins conservados e limpos. A sala de espera deve ter atenção especial, com móveis confortáveis e em bom estado, com a pintura em dia e opções de distração, como veremos mais à frente. Além disso, é necessário dispor de banheiros e área para café.

2. Utilize uma decoração estimulante

É comum que consultórios mantenham o ar neutro. Afinal, isso facilita o trabalho de limpeza. Contudo, entre as melhores práticas para sua recepção, utilizar uma decoração estimulante contribui para inovar e agradar os pacientes. Por isso, escolha formas decorativas humanizadas, que estimulem a mente do paciente enquanto ele aguarda sua consulta. 

3. Mantenha o ambiente sempre higienizado

É fundamental que a recepção de clínicas e consultórios estejam sempre limpas, mantendo a aparência de higienização. Além da limpeza constante, é preciso ter atenção em mobília quebrada, pintura descascando, manchas de mofo e ar-condicionado pingando. Tudo isso pode ser visto como desleixo do profissional, causando desconforto nos pacientes.

4. Ofereça conforto

Além da higiene, oferecer conforto é outro exemplo entre as melhores práticas para sua recepção. Muitas vezes, o paciente poderá passar mais tempo que o desejado nas salas de espera. Portanto, é importante que ele possa aguardar sentado, em sofás e poltronas confortáveis, em um ambiente aconchegante aproveitando alguma forma de entretenimento. 

5. Priorize a iluminação

Como uma medida de conforto, a iluminação adequada pode fazer diferença para o bem-estar do paciente no local. Assegure-se de equilibrar a luminosidade quente e fria, aproveitando a luz natural do ambiente e controlando sua entrada por meio de cortinas e persianas.

Essa é uma alternativa para criar um ambiente agradável não só para os pacientes, mas também para os acompanhantes e equipe que atua na recepção. Por isso, evite somente a luz branca e use sua criatividade sem medo.

6. Invista na climatização

Investir em climatização é outra das melhores práticas para sua recepção. Afinal, clínicas e consultórios devem manter o ambiente climatizado para evitar a proliferação de bactérias e fungos, assim como garantir o bom funcionamento de alguns equipamentos. Portanto, a climatização não deve se restringir somente a sala de consulta, incluindo também a recepção, de modo a manter o espaço acolhedor e aconchegante para os pacientes.

7. Prefira boas opções de entretenimento

Outra forma de proporcionar conforto ao paciente enquanto ele aguarda sua consulta é oferecer boas opções de entretenimento na recepção. Deixe à disposição jornais, revistas, livros, programas de TV que sejam saudáveis para todas as idades, e também a internet.

Além disso, outras formas de entretenimento podem ser disponibilizadas de acordo com a especialidade do profissional. Por exemplo, em uma clínica pediátrica, é essencial oferecer um espaço recreativo, com brinquedos e atividades para o público infantil.

8. Treine sua equipe

Entre as melhores práticas para sua recepção, o treinamento da equipe é uma que deve ser destacada. Esse é um passo muito importante para que o atendimento ao paciente seja adequado e eficiente. Por isso, o médico deve definir políticas e valores do consultório, treinando sua equipe de acordo com essas diretrizes. Da mesma forma, cursos periódicos devem ser realizados, a fim de melhorar a qualidade do atendimento e corrigir possíveis erros que estejam ocorrendo na clínica.

9. Use a tecnologia a seu favor

Anos atrás, as consultas eram agendadas somente por telefone. Contudo, com o avanço tecnológico, o paciente pode aproveitar facilidades como o agendamento realizado por meio de aplicativos, que permitem a escolha do dia e horário mais adequado de acordo com sua rotina. 

Essa também é uma maneira de melhorar a prática para a recepção, evitando o grande número de absenteísmo, atrasos, e pacientes esperando longos períodos para serem atendidos. Da mesma forma, essa otimização contribui para a economia de tempo e recursos do profissional. 

10. Conheça as necessidades do seu paciente

Conhecer as necessidades dos pacientes antes de atendê-los já é uma realidade. Por meio da tecnologia e também da intermediação do profissional da equipe atuante na recepção. Para que isso funcione, o paciente deve preencher uma ficha de anamnese com seus dados pessoais e relacionados à saúde, sejam eles crônicos ou transitórios. 

Dessa maneira, o médico pode conhecer seu paciente antes mesmo dele entrar na sala de consulta, agilizando o atendimento, otimizando seus tempo e tranquilizando o paciente a respeito das informações relacionadas à sua saúde.

11. Padronize os processos

A padronização dos processos faz parte das melhores práticas para sua recepção devido à seus benefícios. Com a padronização, os processos devem obedecer uma sequência lógica e constante, com rotinas que sejam bem definidas que possam reduzir as chances de erros ou negligência em procedimentos realizados.

Assim, é possível evitar que pacientes abandonem a clínica por insegurança devido à desorganização no atendimento. Além da padronização, o treinamento da equipe é fundamental para lidar com os processos.

12. Humanize o atendimento

As melhores práticas para sua recepção não envolvem somente o aspecto físico e operacional da clínica. Isso porque, para a satisfação plena do paciente, a relação direta entre ele e os profissionais é fundamental para melhorar o acolhimento e reputação da clínica.

Dessa maneira, é preciso superar as expectativas que o paciente carrega consigo. Uma forma de fazer com que isso aconteça é por meio do tratamento atencioso, e humanizado. Esse tipo de cuidado pode fazer do tratamento mais eficiente, além de contribuir para a divulgação do consultório.

Em um consultório ou clínica, o médico deve dar exemplo em sua equipe. Por isso, é fundamental que o profissional tenha educação, paciência e cortesia durante o atendimento de seus pacientes, mostrando a sua equipe que essa prática deve ser executada por todos, sem exceção.

Entre as práticas que costumam ser admiradas pelos pacientes, buscar o mesmo na recepção e conduzi-lo pessoalmente até a sala de consulta é uma delas, mostrando preocupação e atenção integral àquele indivíduo no momento.

13. Aposte no pós-atendimento

Tão importante quanto o pré-atendimento, e a consulta em si, é o pós-atendimento. Por isso, não negligencie este momento. Mantenha contato com o paciente nutrindo o relacionamento por meio de lembretes para novas consultas, retornos, pesquisas de satisfação e felicitações.

14. Organize sua agenda e evite atrasos

Manter a agenda médica organizada está entre as melhores práticas para sua recepção. Afinal, essa é uma maneira de realizar a gestão do tempo de atendimento, evitando conflitos de horários, atrasos, e inconvenientes. 

Um sistema de gestão é essencial para que o contato com os pacientes seja rápido e descomplicado, a fim de confirmar as consultas, marcá-las com os intervalos necessários e evitar atrasos, realizando um atendimento que possa aumentar a satisfação do paciente.

15. Invista no atendimento de excelência

Por fim, investir em um atendimento de excelência é uma maneira de levar o melhor ao seu paciente. Com ferramentas disponíveis no mercado, o médico pode organizar seu fluxo de trabalho, melhorando o desempenho de seu consultório ou clínica. 

Por meio de análises, é possível identificar erros que devem ser corrigidos e medir a satisfação de pacientes e funcionários. Essas alternativas garantem a melhora no atendimento, a começar pelo agendamento de consultar de forma fácil e prática, estreitando a relação entre médico e paciente.

Após conhecer as melhores práticas para sua recepção, é o momento de colocá-las em prática. Dessa forma, o médico pode oferecer um atendimento de qualidade ao paciente, elevando sua satisfação e contribuindo para o sucesso de sua clínica ou consultório.

Quer continuar se informando sobre este assunto? Então, veja também como agilizar a recepção do consultório médico!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *