Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como manter relacionamento com pacientes?

Como manter relacionamento com pacientes?

Manter relacionamento com pacientes pode parecer algo simples. Contudo, para que isso aconteça é necessário que o médico siga algumas estratégias, afinal, a adesão ao tratamento, o aumento da satisfação e a fidelização do paciente dependem de um bom relacionamento.

Ao receber um atendimento personalizado e humanizado não só durante a consulta, mas em todo o atendimento, o paciente se sente seguro, confiante e confortável em relação aos serviços prestados na clínica ou consultório.

Essa sensação é de extrema importância para sua recuperação e o sucesso do tratamento indicado. Além disso, contribui para que o paciente indique o profissional para amigos, familiares e conhecidos. Por isso, a boa relação com pacientes deve envolver toda a equipe. A seguir, você vai conhecer a importância de garantir essa ligação, assim como as principais dicas para manter relacionamento com pacientes!

Importância de manter relacionamento com pacientes

Importância de manter relacionamento com pacientes

Em qualquer área de trabalho, o cliente sempre deseja o melhor atendimento. Essa realidade não pode ser ignorada também em clínicas e consultórios médicos. Isso porque, com um mercado cada vez mais competitivo na saúde, o profissional deve estar sempre à frente.

Dessa forma, saber como manter relacionamento com pacientes é um dos principais passos para melhorar a satisfação em relação ao atendimento, garantir a adesão ao tratamento necessário, e conquistar a fidelização.

Para que isso seja possível, algumas estratégias são usadas como forma de aproximar o consultório dos pacientes, acompanhando seu percurso e oferecendo conforto, cuidado e qualidade no atendimento médico.

Benefícios de uma boa relação com o paciente

Uma boa relação entre o consultório e os pacientes apresenta diversos benefícios para seu negócio. Além disso, colabora para que o médico mantenha uma boa reputação da sua clínica. O paciente satisfeito se identifica com a equipe médica, motivo que permite que o profissional acompanhe o paciente desde o início, do diagnóstico até o pós-tratamento.

Entre os benefícios de manter relacionamento com pacientes estão o aumento da confiança e credibilidade, trazendo excelentes resultados para sua terapia. Assim, o médico pode observar o paciente de forma holística, acompanhando sua evolução a cada visita, sem interrupções.

 Outra vantagem é que, ao ser referência na área, o paciente fidelizado leva sua reputação para terceiros, contribuindo para a atração de novos pacientes para o consultório. Isso proporciona ao médico que seus pacientes ajudem a construir sua reputação cada dia mais.

Dicas para manter relacionamento com pacientes

Oferecer atendimento de qualidade, com tratamento cordial, respeitoso e atencioso ajuda o médico a manter relacionamento com pacientes. Nesse contexto, utilizar algumas estratégias para garantir o olhar humanizado sobre os pacientes é fundamental. Acompanhe.

Conheça seu paciente

Conhecer as necessidades dos pacientes antes de atendê-los já é uma realidade. Isso pode ser feito por meio da tecnologia e também da intermediação do profissional da equipe atuante na recepção. Para que funcione, o paciente deve preencher uma ficha de anamnese com seus dados pessoais e relacionados à saúde, sejam eles crônicos ou transitórios. 

Dessa maneira, o médico pode conhecer seu paciente antes mesmo dele entrar na sala de consulta, agilizando o atendimento, otimizando seus tempo e tranquilizando o paciente a respeito das informações relacionadas à sua saúde. Essa é uma excelente forma de manter relacionamento com pacientes.

Evite atrasos no atendimento

Manter a agenda médica organizada está entre as melhores formas de aumentar a satisfação e, consequentemente, manter relacionamento com pacientes. Afinal, essa é uma maneira de realizar a gestão do tempo de atendimento, evitando conflitos de horários, atrasos, e inconvenientes. 

Um sistema de gestão é essencial para que o contato com os pacientes seja rápido e descomplicado, a fim de confirmar as consultas, marcá-las com os intervalos necessários e evitar atrasos, realizando um atendimento que possa aumentar a satisfação do paciente.

Tenha um atendimento humanizado

Colocar-se no lugar do paciente é uma forma essencial de criar espaço para a confiança entre o profissional e o indivíduo que está sendo atendido. Além disso, para tornar o atendimento humanizado, é importante que o médico foque no paciente de forma holística, considerando também sua vida cotidiana, com perguntas voltadas sobre seu dia a dia, trabalho e família.

Manter relacionamento com pacientes não envolve somente o aspecto físico e operacional da clínica. Isso porque, para a satisfação plena do paciente, a relação direta entre ele e os profissionais é fundamental para melhorar o acolhimento e reputação da clínica.

Dessa maneira, é preciso superar as expectativas que o paciente carrega consigo. Uma forma de fazer com que isso aconteça é por meio do tratamento atencioso, e humanizado. Esse tipo de cuidado pode fazer do tratamento mais eficiente, além de contribuir para a divulgação do consultório.

Em um consultório ou clínica, o médico deve dar exemplo em sua equipe. Por isso, é fundamental que o profissional tenha educação, paciência e cortesia durante o atendimento de seus pacientes, mostrando a sua equipe que essa prática deve ser executada por todos, sem exceção.

Entre as práticas que costumam ser admiradas pelos pacientes, buscar o mesmo na recepção e conduzi-lo pessoalmente até a sala de consulta é uma delas, mostrando preocupação e atenção integral àquele indivíduo no momento.

Garanta a escuta do paciente

Nenhuma pessoa gosta de conversar com outra que não esteja prestando atenção. O médico deve ouvir o paciente e mostrar que está atento, respeitando suas queixas, dúvidas e demonstrando preocupação com a situação. Assim, é possível construir um relacionamento estreito, ganhando a confiança do paciente, fazendo dessa uma entre as importantes dicas para tornar sua prática médica melhor.

Tenha conversas claras e objetivas

A linguagem do médico deve ser diferente em cada contexto, considerando os locais e públicos envolvidos. Por isso, para manter relacionamento com pacientes, o profissional deve utilizar linguagem simples e objetiva com o paciente, explicando termos técnicos e permitindo a compreensão de forma facilitada.

Além da comunicação, o médico deve exercitar outras práticas para garantir um bom relacionamento com o paciente, permitindo que ele se sinta seguro, acolhido e tranquilo durante a consulta. Entre as dicas para tornar sua prática médica melhor, alguns pontos podem contribuir para o bom relacionamento entre médico e paciente.

Visto que muitos termos médicos não são de fácil compreensão para os pacientes, o profissional deve ter clareza e objetividade para que o paciente possa compreender todas as informações. Ele deve sair da consulta sem dúvidas a respeito de seu tratamento, exames solicitados ou qualquer procedimento.

Tire todas as dúvidas

A falta de resolutividade das equipes é outro grande problema que ocorre em clínicas e consultórios, prejudicando a experiência e os cuidados com o paciente. Muitas vezes, respostas vagas quando o paciente deseja solucionar alguma dúvida gera insatisfação, reduzindo o retorno à clínica.

Como uma das ideias para melhorar os cuidados em saúde, em relação a isso, a equipe deve estar preparada para responder às dúvidas de forma resolutiva e respeitosa. Dessa forma, é necessário que a recepcionista tenha informações suficientes em relação aos atendimentos realizados, assim como outras questões necessárias para resolver questionamentos, como:

  • dias e horários de atendimento da clínica;
  • especialidades atendidas no ambiente;
  • documentação necessária para realizar exames e procedimentos;
  • convênios aceitos;
  • preparação necessário para o exame e procedimentos;
  • valor das consultas e procedimentos.

Outra boa ideia é criar protocolos padrões para lidar com as situações mais comuns da clínica. Assim, quando a própria recepcionista não puder ajudar, deverá informar ao paciente quem é a pessoa mais indicada para resolver tal questão.

Invista no pós-atendimento de qualidade

Tão importante quanto o pré-atendimento, e a consulta em si, é o pós-atendimento para manter relacionamento com pacientes. Por isso, entre as ideias para melhorar os cuidados de saúde, não se pode negligenciar este momento. Mantenha contato com o paciente nutrindo o relacionamento por meio de lembretes para novas consultas, retornos, pesquisas de satisfação e felicitações.

Aumente os canais de comunicação

Atualmente, as ligações telefônicas se tornaram obsoletas para algumas pessoas, canal que já foi a principal forma de agendamento de consultas médicas. Diante dessa nova realidade, para manter relacionamento com pacientes, uma das mais importantes dicas é garantir a variedade de canais de atendimento ao paciente em seu consultório.

A diversidade permite que o profissional atenda às diferentes necessidades dos pacientes, e assegura assim a satisfação, rapidez e praticidade no atendimento, além de aproximar a relação entre o paciente e sua clínica. 

Ofereça alternativas como serviços de chat no site do consultório, atendimento via WhatsApp, e-mail e redes sociais. Além disso, uma grande facilidade para os pacientes é o agendamento de consulta por meio de plataformas e aplicativos. Isso permite que o próprio paciente escolha o horário e dia mais adequado para sua visita ao médico, evitando o absenteísmo e, consequentemente, atrasos e longas filas de espera.

Ferramentas digitais para relacionamento com paciente

Algumas ferramentas podem ajudar a melhorar o relacionamento entre o consultório médico e o paciente. Entre elas, estão opções como o site médico, blogs e redes sociais. Contudo, é preciso ter cuidado, respeitando sempre as limitações de práticas e divulgações emitidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Site médico

O site médico é uma ferramenta muito acessada atualmente, principalmente por pacientes que buscam um profissional pela primeira vez. Por isso, ter uma página na internet não é suficiente para manter relacionamento com pacientes. É preciso que o site médico apresente opções para agendar consultas.

Blog médico

O blog médico é outra ferramenta muito utilizada para aproximar o médico do paciente, ganhando ainda mais força durante o período de pandemia, ao levar conhecimento e informação para as pessoas que o acessam.

Além de dar visibilidade ao trabalho do profissional, o blog médico é uma oportunidade de converter visitantes em pacientes, por meio dos conteúdos informativos. Contudo, essa estratégia é utilizada a médio e longo prazo, desde que bem trabalhada no meio digital.

Com postagens educativas e informações relacionadas à formação do profissional, o visitante passa a conferir conteúdos confiáveis, criando uma relação com o médico. Com a conversão do visitante, o blog também ajuda a manter relacionamento com pacientes.

Redes sociais

As redes sociais também são ferramentas que auxiliam o médico no relacionamento com seus pacientes. Cada vez mais as pesquisas mostram que as pessoas acreditam e utilizam as redes sociais para buscar serviços, e isso não é diferente na área de saúde. Ao ser bem trabalhada, a rede social do consultório pode ser um excelente espaço para divulgação de conteúdos, aproximando o paciente cada vez mais.

Conte com um software médico

Atualmente, existem diversos aplicativos e plataformas que podem ser utilizadas de forma a contribuir com o relacionamento entre médico e paciente, assim como entre médicos e as informações relacionadas aos pacientes.

O profissional pode ter acesso à uma biblioteca completa, informações detalhadas sobre procedimentos cirúrgicos, exames diagnósticos, medicamentos e patologias de forma rápida e prática. Com acesso que pode ser realizado por meio de um smartphone, computador ou tablet.

Além disso, a tecnologia permite que o médico tenha outras facilidades, como o uso de aplicativos para ajudar a realizar a gestão do consultório e também para contribuir com o agendamento de consultas, organizar prontuários e outras ações que melhoram a experiência dos pacientes.

Na leitura de hoje, você pôde conhecer a importância de manter relacionamento com pacientes. Além disso, acompanhou as principais dicas que servem como estratégias para estreitar e garantir que a relação contribua para o tratamento, satisfação e fidelização do paciente.

Gostou destas informações? Então, veja também como garantir a confidencialidade do paciente!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *