Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

12 ideias para melhorar os cuidados de saúde no consultório

12 ideias para melhorar os cuidados de saúde no consultório

A experiência do paciente é algo ainda muito recente, contudo, que está relacionado à sua percepção em relação aos aspectos vivenciados durante o cuidado. Essa experiência acaba refletindo de forma ampla na qualidade de atendimento, visto que está relacionada à assistência. Por isso, adotar ideias para melhorar os cuidados de saúde é uma alternativa que ajuda a aumentar a satisfação do cliente e seu envolvimento no próprio cuidado.

Ações como essa contribuem também para melhorar a imagem da clínica médica e atrair novos pacientes.

A seguir, você poderá conhecer as 12 dicas que reunimos neste post com ideias para melhorar os cuidados de saúde dos pacientes. Acompanhe!

Descubra 12 ideias para melhorar os cuidados de saúde no consultório

Descubra 12 ideias para melhorar os cuidados de saúde no consultório

São diversos os pontos que estão relacionados com a assistência do paciente e podem refletir na sua experiência. Para ajudá-lo com este assunto, veja as 12 ideias para melhorar os cuidados de saúde na clínica ou consultório, aumentando a satisfação dos pacientes.

1. Invista na recepção do seu consultório

A primeira entre as ideias para melhorar os cuidados de saúde de seu paciente é investir em uma recepção aconchegante. Afinal, esse é o primeiro espaço com o qual o paciente terá contato, sendo o local onde a experiência será iniciada.

Por esse motivo, é importante que a clínica médica tenha uma recepção que cause boa impressão, impactando sobre o restante. Contar com uma recepção limpa, organizada, confortável e que ofereça tratamento humanizado é uma forma de deixar o paciente satisfeito.

Isso ajuda a mantê-lo relaxado antes do atendimento e, consequentemente, contribuindo para que o paciente sinta-se acolhido, confiante e capaz de entender as informações passadas pelo médico. Entre as maneiras de tornar a recepção agradável, estão:

  • escolher uma secretária ou recepcionista que ofereça atendimento humanizado;
  • treinar a equipe para tratar os pacientes com paciência e respeito;
  • dispor de entretenimento para o tempo de espera, como televisão, livros, revistas, música;
  • dispor de água, café e outros;
  • colocar móveis que ofereçam conforto, sempre respeitando a funcionalidade do espaço para livre circulação.

2. Conheça as necessidades do público-alvo

Conhecer as necessidades dos pacientes é outra entre as ideias para melhorar os cuidados de saúde em sua clínica ou consultório. Existem diversas formas de garantir que isso aconteça, desde conversas informais no fim da consulta até por meio de redes sociais.

Conhecer a necessidade do público-alvo tem como objetivo entender seus gostos, necessidades e comportamentos, visto que é possível oferecer soluções de acordo com o perfil dos pacientes. Contudo, essa tarefa demanda tempo. Saber a idade, sexo, localização, estado civil e comportamento são algumas questões que devem ser respondidas para contribuir.

3. Diminua o tempo na sala de espera

Uma das principais reclamações dos pacientes em relação ao atendimento médico em consultórios e clínicas é o longo tempo de espera. A pontualidade tem grande peso na experiência dos clientes, pois reflete o comprometimento e dedicação do profissional. Por isso, diminuir o tempo do paciente em espera é uma das ideias para melhorar os cuidados de saúde.

Grandes atrasos que acontecem com certa frequência, passam a imagem de descaso e falta de compromisso com o tempo gasto pelo paciente na recepção. Além disso, conta também para a demora no atendimento ao telefone, assim como para as respostas de e-mails da clínica. Entre as estratégias que podem ajudar na otimização do tempo de espera, estão:

  • manter a agenda organizada, utilizando a digital de preferência;
  • usar softwares para gestão, permitindo o agendamento online das consultas;
  • determinar o tempo médio para atendimento em casa consulta;
  • informar ao paciente o tempo médio de espera antes da consulta;
  • manter a recepção organizada, facilitando o acesso a documentos e dados.

4. Ofereça opções de agendamento facilitado

Um dos diferenciais para qualquer clínica ou consultório médico é o agendamento facilitado. Essa alternativa apresenta grande influência na experiência do paciente, por isso é outra entre as ideias para melhorar os cuidados de saúde.

A busca por jeitos práticos para realizar os agendamentos de consultas é cada vez mais comum entre os pacientes, otimizando seu tempo no dia a dia. Contar com uma ferramenta de agendamento online é a melhor maneira de garantir a otimização no momento do agendamento.

Por meio delas é possível que o paciente e a clínica tenham um canal em comum, dispensando a necessidade de ligações para a recepção e longos períodos de espera pelo telefone. Uma ferramenta de agenda online permite que o paciente escolha o melhor dia e horário para sua consulta, apenas com acesso à internet e visita ao site ou aplicativo.

Da mesma forma, é mais fácil desmarcar ou remarcar uma consulta sempre que necessário. Essa ação contribui para a diminuição do absenteísmo, liberando horário para outro paciente comparecer ao consultório.

Outra funcionalidade é o envio automático de mensagens com lembretes de consultas, exames e procedimentos nos dias que antecedem a data, reduzindo atrasos e faltas, e melhorando os cuidados de saúde.

5. Tire dúvidas e seja resolutivo

A falta de resolutividade das equipes é outro grande problema que ocorre em clínicas e consultórios, prejudicando a experiência e os cuidados com o paciente. Muitas vezes, respostas vagas quando o paciente deseja solucionar alguma dúvida gera insatisfação, reduzindo o retorno à clínica.

Como uma das ideias para melhorar os cuidados em saúde, em relação a isso, a equipe deve estar preparada para responder às dúvidas de forma resolutiva e respeitosa. Dessa forma, é necessário que a recepcionista tenha informações suficientes em relação aos atendimentos realizados, assim como outras questões necessárias para resolver questionamentos, como:

  • dias e horários de atendimento da clínica;
  • especialidades atendidas no ambiente;
  • documentação necessária para realizar exames e procedimentos;
  • convênios aceitos;
  • preparação necessário para o exame e procedimentos;
  • valor das consultas e procedimentos.

Outra boa ideia é criar protocolos padrões para lidar com as situações mais comuns da clínica. Assim, quando a própria recepcionista não puder ajudar, deverá informar ao paciente quem é a pessoa mais indicada para resolver tal questão.

6. Realize treinamento da equipe

Para que o item acima seja bem executado, assim como outras medidas, o treinamento da equipe é fundamental. Isso porque, a falta de preparo da equipe é um fator que gera impacto negativo no atendimento ao paciente.

É essencial que o médico responsável certifique-se de treinar sua equipe, assegurando um trabalho ético e adequado. Da mesma forma, os colaboradores devem sempre passar por novos treinamentos, garantindo a qualidade ao oferecer uma boa experiência ao paciente.

7. Utilize prontuário eletrônico

Outra entre as ideias para melhorar os cuidados de saúde ao paciente é a utilização de prontuários eletrônicos. Afinal, a segurança de dados é uma das necessidade que preocupa grande parte das instituições.

A utilização do prontuário médico torna o atendimento mais rápido, eficaz e seguro. Atualmente, médicos costumam trabalhar com diversas informações e, essa alternativa contribui para melhorar e otimizar a busca por dados cadastrais e demais informações.

8. Adote canais de comunicação eficazes

Investir na experiência e cuidado com o paciente significa também melhorar a comunicação entre ele e a clínica.

Por isso, é preciso pensar em maneiras de se comunicar com o paciente de maneira eficaz e facilitada. Algumas opções são o uso de chats em sites do próprio consultório. Assim, quando tiver uma dúvida, basta enviar uma mensagem.

Outra ideia são os celulares corporativos, economizando tempo ao investir em telefones que recebem mensagens instantâneas. De forma geral, é preciso entender as necessidades do público. Isso torna ainda mais fácil saber como é possível ajudá-lo. Contudo, os canais de comunicação devem ser adequados e eficazes. Ou seja, é preciso certificar-se de que o paciente será respondido com rapidez e excelência.

9. Mantenha uma comunicação efetiva

A comunicação com uma pessoa depende de mensagens claras e elaboradas, que possam facilitar a interpretação e implicar uma resposta de modo a manter o diálogo. No entanto, para serviços de saúde, esse processo pode ser complexo.

Entre as ideias para melhorar os cuidados de saúde com o paciente, a comunicação efetiva não poderia ficar de fora. Fundamental em consultórios e clínicas, essa comunicação deve partir da análise do discurso do paciente, com trechos de fala que sejam compostos por expressões locais, conceitos incorretos e outros fatores que podem impedir a compreensão dos fatos.

Portanto, é fundamental que o médico esteja aberto para escutar as queixas do paciente, descobrindo o real significado de certas expressões e avaliando seu nível de conhecimento, a fim de esclarecer todas suas dúvidas em relação à sua saúde.

10. Busque a opinião do paciente

Entre as ideias para melhorar os cuidados de saúde do paciente, buscar a opinião do próprio paciente é uma das mais importantes. Afinal, ele é a melhor pessoa para definir qual fator apresenta maior influência positiva sobre sua experiência em um consultório ou clínica.

Dessa forma, a pesquisa de opinião é um passo importante para coletar informações que poderão servir como base de estratégias para melhorar os cuidados e atendimentos. As pesquisas podem ser feitas de forma presencial ou online, de acordo com a realidade das clínicas.

As presenciais permitem obter maior precisão da amostra dos pacientes e suas motivações. Contudo, é preciso lembrar de sempre manter o anonimato, garantindo que o paciente possa sentir-se à vontade para expressar suas percepções.

O médico deve incluir questões relacionadas à qualidade do atendimento, relação com outros profissionais da equipe, recepção do consultório, qualidade dos equipamentos e materiais, facilidade de acesso, e mais. Essas respostas poderão servir como guia para os próximos passos da clínica, focando nas necessidades e solucionando falhas apresentadas.

11. Tenha um atendimento humanizado

As ideias para melhorar os cuidados de saúde com o paciente envolvem não envolvem somente o aspecto físico e operacional da clínica. Isso porque, para a satisfação plena do paciente, a relação direta entre ele e os profissionais é fundamental para melhorar o acolhimento e reputação da clínica.

Dessa maneira, é preciso superar as expectativas que o paciente carrega consigo. Uma forma de fazer com que isso aconteça é por meio do tratamento atencioso, e humanizado. Esse tipo de cuidado pode fazer do tratamento mais eficiente, além de contribuir para a divulgação do consultório.

Em um consultório ou clínica, o médico deve dar exemplo em sua equipe. Por isso, é fundamental que o profissional tenha educação, paciência e cortesia durante o atendimento de seus pacientes, mostrando a sua equipe que essa prática deve ser executada por todos, sem exceção.

Entre as práticas que costumam ser admiradas pelos pacientes, buscar o mesmo na recepção e conduzi-lo pessoalmente até a sala de consulta é uma delas, mostrando preocupação e atenção integral àquele indivíduo no momento.

12. Garanta o pós-atendimento 

Tão importante quanto o pré-atendimento, e a consulta em si, é o pós-atendimento. Por isso, entre as ideias para melhorar os cuidados de saúde, não se pode negligenciar este momento. Mantenha contato com o paciente nutrindo o relacionamento por meio de lembretes para novas consultas, retornos, pesquisas de satisfação e felicitações.

Na leitura de hoje, você pôde conferir 12 ideias para melhorar os cuidados de saúde na clínica ou no consultório. Estas são alternativas que vão contribuir para garantir o aumento da satisfação de seus pacientes, melhorando sua adesão ao tratamento, confiança no atendimento e fidelização.

Agora que você já conferiu como melhorar os cuidados de saúde, que tal entender um pouco mais sobre como escolher uma ferramenta para consultório médico?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *