13 dicas para tornar sua prática médica melhor

13 dicas para tornar sua prática médica melhor

Após anos na graduação e preparação em diferentes especialidades, o médico precisa encarar o desafio de praticar o que aprendeu. A falta de experiência pode ser um problema, no entanto, dicas para tornar sua prática médica melhor podem ajudá-lo nisso.

Muito comuns em profissionais que estão construindo sua carreira, o medo e a insegurança muitas vezes impedem que o médico tome decisões rápidas e certas, ação fundamental para garantir um bom atendimento.

Como forma de ajudar na superação destes desafios, desenvolvemos este post com 13 dicas para tornar sua prática médica melhor e ter mais confiança em seu trabalho. Acompanhe!

13 dicas para tornar sua prática médica melhor

13 dicas para tornar sua prática médica melhor

Seja para médicos iniciando a carreira ou profissionais já com experiência no mercado, algumas dicas podem contribuir para melhorar a prática médica, levando qualidade ao atendimento, satisfação ao paciente e evitando erros. Confira os principais, a seguir.

1. Mantenha-se atualizado

A primeira entre as dicas para tornar sua prática médica melhor é manter-se em constante atualização. Este é um dos pré-requisitos para médicos, não só no início da carreira, mas também para os mais experientes. São diversas as formas de adquirir conhecimentos em diferentes áreas, como a participação em congressos, seminários e realização de cursos. 

Além de aumentar a capacitação do profissional, são excelentes alternativas para estreitar relacionamento com outros profissionais, aumentando o networking médico. Para aqueles que não conseguem dispor de algum tempo se ausentando da clínica ou consultório, existem opções de cursos online que contribuem para a atualização do profissional entre seus atendimentos.

2. Invista na educação continuada

Além da atualização, a educação continuada também está entre as importantes dicas para tornar sua prática médica melhor. Afinal, ela contribui também ao aumentar a autoconfiança durante as consultas médicas, visto que o aprendizado é o principal aliado para o exercício da profissão.

O médico deve entender que, aumentando seu conhecimento, melhor será sua preparação para exercer a medicina. Isso porque, é constante o surgimento de novos protocolos, diretrizes, tratamentos e informações relevantes para o diagnóstico, intervenções e procedimentos.

Dessa forma, o médico deve manter-se constantemente informado, investindo na educação continuada por meio de cursos de extensão, pós-graduação, e outras formações voltadas para a capacitação da prática profissional. Garantindo assim o aumento de sua confiança durante a prática médica.

3. Acompanhe revistas e periódicos especializados

Outra forma de manter-se atualizado é por meio do acompanhamento de revistas e periódicos especializados. Ficar por dentro de publicações especializadas, como artigos e revistas científicas, contribui para o crescimento do profissional, mantendo atualizado em relação às pesquisas mais recentes. Portanto, é fundamental separar algumas horas da semana para a leitura de periódicos que podem impactar de forma positiva o exercício da medicina, melhorando a prática médica do profissional.

4. Participe de grupos de discussão na área 

O networking e bom relacionamento com colegas de profissão também é uma das dicas para tornar sua prática médica melhor. A proximidade com profissionais que tenham a mesma rotina, interesses e desafios contribui para a carreira de ambos. 

Busque participar de grupos, sejam presenciais ou online, para a troca de conhecimentos, experiências e também para o debate de casos clínicos, fazendo dessa relação uma importante forma de aprimoramento do seu trabalho. 

5. Tenha um bom relacionamento com os pacientes

A linguagem do médico deve ser diferente em cada contexto, considerando os locais e públicos envolvidos. Por isso, o profissional deve utilizar linguagem simples e objetiva com o paciente, explicando termos técnicos e permitindo a compreensão de forma facilitada.

Além da comunicação, o médico deve exercitar outras práticas para garantir um bom relacionamento com o paciente, permitindo que ele se sinta seguro, acolhido e tranquilo durante a consulta. Entre as dicas para tornar sua prática médica melhor, alguns pontos podem contribuir para o bom relacionamento entre médico e paciente.

 Atendimento humanizado

Colocar-se no lugar do paciente é uma forma essencial de criar espaço para a confiança entre o profissional e o indivíduo que está sendo atendido. Além disso, para tornar o atendimento humanizado, é importante que o médico foque no paciente de forma holística, considerando também sua vida cotidiana, com perguntas voltadas sobre seu dia a dia, trabalho e família.

Pontualidade

A pontualidade é uma maneira de garantir a satisfação e bom relacionamento com os pacientes. Por isso, é importante esforçar-se para evitar atrasos, demonstrando sua preocupação e reforçando a importância do paciente. Ainda que previstos possam acontecer, não devem se tornar rotineiros. 

Espaço para fala

Nenhuma pessoa gosta de conversar com outra que não esteja prestando atenção. O médico deve ouvir o paciente e mostrar que está atento, respeitando suas queixas, dúvidas e demonstrando preocupação com a situação. Assim, é possível construir um relacionamento estreito, ganhando a confiança do paciente, fazendo dessa uma entre as importantes dicas para tornar sua prática médica melhor.

Clareza e objetividade

Visto que muitos termos médicos não são de fácil compreensão para os pacientes, o profissional deve ter clareza e objetividade para que o paciente possa compreender todas as informações. Ele deve sair da consulta sem dúvidas a respeito de seu tratamento, exames solicitados ou qualquer procedimento.

6. Utilize a tecnologia

Atualmente, existem diversos aplicativos e plataformas que podem ser utilizadas de forma a contribuir com o aumento de conhecimento para o médico. O profissional pode ter acesso à uma biblioteca completa, informações detalhadas sobre procedimentos cirúrgicos, exames diagnósticos, medicamentos e patologias de forma rápida e prática. Com acesso que pode ser realizado por meio de um smartphone, computador ou tablet.

Além disso, a tecnologia permite que o médico tenha outras facilidades, como o uso de aplicativos para ajudar a realizar a gestão do consultório e também para contribuir com o agendamento de consultas, organizar prontuários e outras ações que melhoram a experiência dos pacientes.

7. Invista em infraestrutura

Investir em infraestrutura também está entre as dicas para tornar sua prática médica melhor. Uma boa infraestrutura é essencial para qualquer negócio, incluindo aquelas na área da saúde. A clínica ou consultório médico deve estar sempre limpa e organizada, a começar pela fachada. 

Ela deve ser elegante, bem cuidada, e passar os valores do profissional. A recepção e sala de espera também devem receber atenção especial, afinal, os pacientes passam muito tempo nesse ambiente. Invista em maneiras de deixá-la acolhedora, com ar-condicionado, cadeiras confortáveis, televisão, bebedouro e área para café. Por fim, o próprio consultório deve demonstrar ao paciente a assepsia exigida, com mobílias adequadas e cores que passem confiança e conforto.

8. Frequente congressos e eventos relacionados à sua área

Entre as dicas para tornar sua prática médica melhor, não poderia faltar a indicação sobre eventos relacionados à área de atuação. Realizados durante todo o ano, congressos, simpósios e workshops no Brasil e exterior são eventos que oferecem conhecimento aprofundado e específico ao profissional.

Com novidades a respeito de tratamentos, procedimentos, tecnologias, pesquisas e muito mais, o médico amplia suas competência na prática médica. Além disso, tais eventos são uma excelente oportunidade para networking, conhecendo outros profissionais e aprendendo mais com a experiência de cada um.

9. Tenha de uma vida pessoal equilibrada

Tão importante quanto as outras dicas para tornar sua prática médica melhor, ter uma vida equilibrada é fundamental para que o profissional possa lidar com os longos períodos de trabalho.  Assim, o médico pode ter maior atenção ao exercer seu trabalho, evitando erros que podem custar a integridade de um paciente e também sua própria carreira.

10. Organize sua rotina

Atrasos constantes são vistos pelos pacientes com desrespeito e falta de organização. Por esse motivo, ter uma rotina de atendimento organizada é muito importante para garantir a satisfação no consultório ou clínica. Para isso, o médico pode contar com alternativas que ajudem na organização da agenda, otimizando seus horários e contribuindo para que o paciente seja bem atendido.

11. Mantenha o olhar holístico

Com a correria do dia a dia, é natural que profissionais acabam perdendo um pouco da sensibilidade em relação ao sofrimento dos pacientes. Afinal, a frequência com a qual o médico precisa lidar com situações difíceis impossibilita seu envolvimento maior com casos como esses.

Contudo, conservar uma postura respeitosa em relação ao sofrimento, seja ele físico ou psíquico, do paciente é fundamental, por isso é também uma das dicas para tornar sua prática médica melhor. O profissional deve considerar não só o que vê em sua frente, mas também outros fatores que podem potencializar o quadro do paciente. Por isso, a empatia diante dessas situações é essencial.

12. Mantenha um bom relacionamento com a equipe

A equipe de trabalho traz o enriquecimento à profissão que não é possível se obter em livros. Além do convívio durante longas jornadas, as equipes multidisciplinares apresentam grande aspecto positivo, compartilhando experiências e diferentes olhares sob o cuidado. Dessa maneira, o médico deve manter um bom relacionamento com os outros profissionais.

13. Tenha diferentes canais de atendimento

Atualmente, as ligações telefônicas se tornaram obsoletas para algumas pessoas, canal que já foi a principal forma de agendamento de consultas médicas. Diante dessa nova realidade, uma das mais importantes dicas para tornar sua prática médica melhor é garantir a variedade de canais de atendimento ao paciente em seu consultório.

A diversidade permite que o profissional atenda às diferentes necessidades dos pacientes, e assegura assim a satisfação, rapidez e praticidade no atendimento, além de aproximar a relação entre o paciente e sua clínica. 

Ofereça alternativas como serviços de chat no site do consultório, atendimento via WhatsApp, e-mail e redes sociais. Além disso, uma grande facilidade para os pacientes é o agendamento de consulta por meio de plataformas e aplicativos. Isso permite que o próprio paciente escolha o horário e dia mais adequado para sua visita ao médico, evitando o absenteísmo e, consequentemente, atrasos e longas filas de espera.

Na leitura de hoje você pôde conferir 13 dicas para tornar sua prática médica melhor. A partir delas, o médico pode melhorar sua qualificação, entender as necessidades do seu público e investir em formas de melhorar o atendimento, garantindo assim a satisfação de seus pacientes e o bem-estar.

Gostou destas dicas? Então, veja também como organizar sua agenda médica!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *