Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

6 dicas para aumentar os lucros da prática médica

6 dicas para aumentar os lucros da prática médica

A prática médica envolve um lado social e humanizado. No entanto, para aumentar os lucros da prática médica, o profissional deve também entender sobre gestão.

Afinal, para melhorar o atendimento, muitas vezes é necessário investir em treinamentos, infraestrutura e equipamentos que permitam elevar a qualidade do serviço prestado.

Dessa maneira, o médico garante o atendimento adequado, com preços justos e boa lucratividade. Contudo, muitos profissionais não sabem como melhorar os ganhos relacionados ao seu trabalho.

Por este motivo, separamos na leitura de hoje 6 dicas sobre como aumentar os lucros na pratica médica. Confira!

6 dicas para aumentar os lucros da prática médica

6 dicas para aumentar os lucros da prática médica

Um dos principais desafios para o médico empreendedor é definir as ações que vão contribuir para aumentar o lucro da prática médica, afinal, o mercado de trabalho é muito competitivo. A seguir, confira as principais dicas que podem contribuir para que você melhore os lucros em seu negócio.

1. Elabore um plano financeiro

O planejamento é fundamental para entender quais são os itens indispensáveis à sustentabilidade do seu negócio. A partir disso, é possível definir objetivos e metas para aumentar os lucros da prática médica. Um dos caminhos mais seguros é estabelecer o planejamento financeiro direcionando a gestão da prática médica para decisões eficazes relacionadas aos investimentos.

Ao desenvolver um plano de custos, o médico deve se esforçar para seguir o compromisso que envolve toda a equipe. Para que as metas sejam alcançadas, é importante exigir cooperação dos funcionários, gestores e sócios.

Portanto, se você ainda não tem um planejamento financeiro, comece logo a desenvolver um, analisando onde devem ser aplicadas as estratégias para aumentar os lucros da prática médica. 

2. Priorize a redução de custos

Outro aspecto muito importante para aumentar os lucros da prática médica é manter a priorização da redução de custos. É importante avaliar os últimos investimentos para entender se o percentual de retorno atingiu sua expectativa.

O médico pode pensar que muitas vezes não é possível reduzir as despesas da rotina. Contudo, o uso de estratégias associadas a um bom planejamento financeiro possibilita encontrar algumas formas de otimizar os gastos básicos.

3. Otimize a agenda

Realizar uma gestão adequada implica em um sistema automático para confirmação de consultas, que seja capaz de gerar o mínimo de custo mantendo a produtividade e evitando horários ociosos por atrasos, esquecimentos ou não comparecimento dos pacientes.

Além disso, manter a agenda organizada e otimizada permite ao profissional atender um número maior de pacientes, evitando que a sala de espera fique cheia e colaborando para aumentar o nível de satisfação.

4. Construa um bom relacionamento com os pacientes

Fidelizar os pacientes é mais simples que captar novos pacientes. Além de flexibilizar a redução dos custos com marketing, a medida ainda permite uma interação mais dinâmica entre médico e paciente, mantendo-os engajados com a clínica ou consultório.

São diferentes fatores que influenciam a decisão do indivíduo para que ele volte ou não ao ambiente. Muitos médicos se enganam ao pensar que a qualidade da consulta é suficiente para reter e fidelizar esses pacientes.

Antes de avaliar a qualidade da consulta, o paciente passou por outros setores na clínica que também o influenciam tanto quanto o trabalho do médico. O atendimento em canais de agendamento, ambiente do consultório e o tratamento recebido na recepção são critérios essenciais que contribuem para aumentar os lucros da prática médica.

Adotar alternativas como a confirmação de consultas via SMS é outra forma excelente de garantir um bom relacionamento, contribuindo com o controle da agenda e evitando problemas devido ao absenteísmo.

5. Fique atento aos feedbacks 

Algumas decisões simples podem fazer a diferença para maior proximidade entre médico, paciente e a clínica e consultório. Uma delas é contatar os pacientes periodicamente, principalmente em datas especiais ou comemorativas.

É preciso deixar claro a valorização do paciente fazendo-o perceber que é parte importante do processo que envolve a gestão do consultório e, por isso, deve sempre ser lembrado. Além disso, outra medida importante é realizar pesquisas de satisfação para compreender a opinião dos pacientes sobre os serviços, analisando quais setores precisam de melhorias.

Assim como indicam as falhas, o feedback contribui para o direcionamento da gestão de estratégias mais apropriadas na fidelização. Melhorar a eficiência dos canais de comunicação também é uma maneira de influenciar positivamente o processo de coleta de informações, indicando soluções concretas relacionadas à qualidade dos serviços prestados.

6. Invista em marketing

Por fim, outra dica que permite aumentar os lucros da prática médica é investir em marketing médico. Ter um adequado planejamento de marketing permite divulgar com eficácia as competências e serviços oferecidos pelos profissionais em seu negócio. 

Realizar essa ação de maneira estratégica, e dentro dos limites éticos, é um fator importante para colocar o negócio em evidência no mercado de trabalho. Por isso, o profissional deve apresentar seus diferenciais e pontos fortes para ter reconhecimento do seu trabalho em excelência. Isso é fundamental para garantir a credibilidade necessária para a fidelização dos pacientes, além de ter seus serviços divulgados por eles.

No entanto, temos que destacar que a publicidade médica não pode seguir as vertentes utilizadas em outras práticas comerciais. Na área da saúde, alguns critérios diferenciados devem ser respeitados, seguindo os princípios éticos.

Você pôde acompanhar no conteúdo de hoje como é possível aumentar os lucros da prática médica e ainda melhorar o atendimento ao paciente, elevando a qualidade do relacionamento, reduzindo custos, otimizando a agenda e investindo em outros fatores que são de extrema importância.

Gostou das nossas dicas sobre como aumentar os lucros da prática médica? Então, não perca tempo: veja também como melhorar o atendimento médico!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.