Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como oferecer atendimento psicológico online?

Como oferecer atendimento psicológico online?

Hoje, com apenas um clique você pode oferecer aos seus pacientes acesso instantâneo a terapia! Muitas ferramentas e tecnologias levam a psicoterapia do consultório do psicólogo para qualquer local onde o paciente esteja conectado à internet.

Usar a internet pode ser conveniente para muitas pessoas que se sentem confortáveis para buscar ajuda. Mas antes de se inscrever, fazer login e começar a bater papo, há pontos a serem considerados sobre o atendimento psicológico online.

Os psicólogos geralmente se referem a qualquer terapia fornecida por ferramentas ou dispositivos de telecomunicações como telepsicologia, mas você também pode ouvir como atendimento psicológico online, terapia pela internet, terapia por telefone, terapia por texto ou terapia online. Sempre que estiver interagindo com um paciente por meio de um site, telefone ou aplicativo móvel, você está participando de serviços de telepsicologia.

A tecnologia pode contribuir para uma evolução na forma como as pessoas recebem psicoterapia ou trabalham com um psicólogo. Os pesquisadores estão demonstrando grande interesse por telepsicologia e telessaúde, avaliando como funciona, especialmente em comparação com sessões de psicoterapia presenciais em consultório. Mas, assim como a tecnologia, as pesquisas ainda são novas e há muitas coisas que a ciência ainda não sabe.

Existem alguns pontos a serem considerados antes de oferecer atendimento psicológico online. Por isso, se você quer saber mais sobre como oferecer atendimento psicológico online, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Por que as pessoas se interessam pelo atendimento psicológico online?

Por que as pessoas se interessam pelo atendimento psicológico online?

O atendimento psicológico online é muito promissor e oferece benefícios em comparação à psicoterapia presencial. Confira alguns exemplos a seguir!

Pode ser mais conveniente

Para o paciente, o atendimento psicológico online pode significar menos tempo longe do escritório, do seu dia de trabalho ou menos preocupação com o trânsito. Não há necessidade de transitar para se encontrar com seu psicólogo. Faça login em um site e a sessão pode acontecer onde o paciente se sentir confortável.

Em comparação com a terapia presencial, pode ser mais barata

A sessão online pode parecer significativamente menor do que as visitas ao consultório. Se você não está interessado em oferecer atendimentos por meio de planos de saúde para psicoterapia, isso pode ser uma vantagem. Mais sobre planos de saúde e terapia online são discutidos na próxima seção.

O atendimento psicológico online é mais confortável para muitas pessoas

Especialmente adultos mais jovens ou aqueles que usam tecnologia com frequência. Mais pessoas estão usando e-mail, webinars e mensagens de texto para se comunicar, e pode parecer mais confortável ou mais fácil do que conversar com alguém pessoalmente, especialmente ao revelar informações pessoais ou privadas. 

Fornece acesso a quem não consegue chegar a um consultório

Em algumas comunidades remotas, o consultório psicológico mais próximo pode estar a horas de carro. Algumas pessoas com doenças crônicas ou deficiências podem não conseguir dirigir ou sair de casa com facilidade. Nessas situações, o atendimento psicológico online pode ser a única opção de ajuda.

O que você precisa considerar sobre o atendimento psicológico online

O que você precisa considerar sobre o atendimento psicológico online

Apesar dos benefícios potenciais, os psicólogos alertam que o atendimento psicológico online pode não ser a melhor opção para todos ou para todas as situações que precisam de suporte profissional, ou seja, cada caso deve ser avaliado isoladamente.

Como você sabe, todos os psicólogos devem ser licenciados. As leis de licenciamento protegem o paciente, garantindo que apenas aqueles profissionais que são treinados e qualificados para a prática recebam uma licença.Ele também garante que o paciente tenha acesso se houver problemas com seu tratamento. Antes de oferecer atendimento psicológico online, mostre aos pacientes com quem eles estão trabalhando, se ele ou ela tem acesso a sua licença, onde é mantida e o número da licença.

Outro importante ponto a ser considerado é se o site ou aplicativo é seguro, ou seja, as informações trocadas permanecerão confidenciais? A psicoterapia funciona em parte porque os psicólogos garantem que os pacientes tenham um espaço seguro e privado para compartilhar histórias, pensamentos ou emoções profundamente pessoais e às vezes difíceis. O que acontece e é dito em um consultório de terapia permanece lá, com exceção de algumas situações. O site ou aplicativo que você usa deve, no mínimo, ser compatível com as leis de proteção de dados sensíveis.

Mais psicólogos estão explorando sites e aplicativos online, assim como mais pacientes estão interessados ​​em usá-los. Algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar quando usadas em conjunto com a terapia em consultório.

Aproveite para descobrir como utilizar e-mail e whatsapp para se comunicar com os pacientes!

Benefícios do atendimento psicológico online para pacientes e terapeutas

Benefícios do atendimento psicológico online para pacientes e terapeutas

Houve um crescimento dos atendimento psicológico online, ou seja, aumentou o número profissionais que oferecem terapia por videoconferência.

A facilidade e conveniência de agendar uma consulta de terapia online e falar com um terapeuta da privacidade de sua própria casa – ou onde quer que ele esteja – é um grande atrativo para os pacientes, muitos dos quais estão procurando terapia pela primeira vez na vida.

A tendência de naturalizar os cuidados com a saúde mental, especialmente entre as gerações que estão tão acostumadas a interagir com as pessoas que usam a tecnologia, elimina muitas barreiras.

O tratamento de saúde mental observado em atendimento psicológico online é equivalente ao atendimento face a face em vários ambientes e uma alternativa aceitável. Embora muitas das pesquisas testem apenas o uso de videoconferência como modalidade de telessaúde, alguns estudos, incluindo dois publicados em 2013, também mostraram que a terapia de mensagens assíncronas pode ser tão eficaz quanto a terapia pessoal.

Ainda mais encorajador é que, quando as intervenções digitais são experiências positivas e eficazes para os pacientes, eles podem procurar terapia cara a cara.

Pode ser realmente um bom primeiro passo no tratamento para alguém que precisa de terapia mais intensiva. Os profissionais de saúde mental também podem colher benefícios ao ingressar em atendimentos psicológico online. Além de otimizar a renda com novos pacientes, o fornecimento de terapia online pode ajudá-los a manter um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Cuidados ao oferecer atendimento psicológico online

Cuidados ao oferecer atendimento psicológico online

Obviamente, o atendimento psicológico online não é para todos os pacientes ou profissionais. Os clientes com doenças mentais ou vícios mais graves provavelmente precisam de mais tratamento do que a terapia digital pode fornecer. E alguns médicos podem achar difícil certas modalidades de telessaúde.

Muitas pessoas podem não se sentir à vontade para falar livremente por meios tecnológicos ou simplesmente podem parar de responder, e o profissional sentir que não há tempo suficiente para realmente construir um relacionamento. O que acaba sendo mais difícil do que se pode imaginar.

Além disso, algumas empresas de terapia online não têm diretrizes claras para lidar com situações de risco, como um paciente que pode parecer suicida em suas respostas de mensagens.

Enquanto alguns aplicativos relatam que usam o endereço de um membro para determinar sua localização exata e enviar a polícia se um terapeuta está preocupado com a segurança de um paciente, muitas vezes é mais difícil determinar o nível de risco de um paciente por meio de um aplicativo de mensagens do que enfrentar em uma sala de terapia.

Os psicólogos também precisam fazer a devida diligência quando se trata de garantir que sua decisão de contratar um software de terapia online não entre em conflito com as leis de licenciamento e outras leis éticas práticas. Além disso, as plataformas que permitem que os pacientes se conectem anonimamente com os terapeutas podem criar questões legais e éticas para os psicólogos.

Os psicólogos interessados ​​em ingressar nos atendimentos psicológico online devem investigar essas questões e também descobrir exatamente onde os pacientes estão localizados e como se sentem em relação a modalidade, se estiverem prestando serviços de terapia.

Os softwares para atendimento psicológico online precisam considerar o conhecimento e competência dos profissionais de saúde mental no centro de seu processo de otimização tecnológica. Os psicólogos têm uma operação muito diferente dos demais profissionais de saúde e entender as responsabilidades que eles têm para com os pacientes é fundamental para o desenvolvimento de uma ferramenta segura e eficaz.

Agora que você já saber mais sobre como oferecer atendimento psicológico online, que tal entender um pouco mais sobre como implementar um software sem mudar a rotina do consultório?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.