Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

6 motivos para ver seu consultório médico como uma empresa

6 motivos para ver seu consultório médico como uma empresa

Hoje vamos trabalhar com um tema muito importante para o profissional médico: como você deve encarar seu consultório médico como um verdadeiro empreendimento. Mais especificamente, sobre como você deve proceder em seu consultório médico oferecendo um serviço de atendimento a seus pacientes de forma a sempre receber ótimos feedbacks! Acompanhe-nos!

Enxergar o seu consultório médico como um negócio rentável é um dos principais bloqueios que empreendedores têm como desafio. E esse é um dos componentes mais vitais e importantes para o bom funcionamento e crescimento de um negócio. Não tenha dúvida disso!

E mais ainda mais se tratando de um consultório médico! Nós mostraremos neste post sobre os grandes desafios para quem abre clínicas e consultórios médicos, dentro de um mercado de trabalho, que apesar de saturado, ainda existem muitas oportunidades de sucesso.

Desafios de um consultório médico

Você sabia que mais de 60% dos clientes e consumidores acabam sempre trocando de empresas por causa de um atendimento ruim? Pois é, em função disso, é que daremos algumas recomendações a nível de mercado, do por quê esse número continua sendo alto.

Para que se possa evitar isso, vamos abordar neste conteúdo a questão do tratamento humanizado e de que forma um atendimento de qualidade e em constante melhoria pode e consegue, cativar e fidelizar mais clientes.

Não falamos apenas em negócios mais genéricos, mas principalmente para profissionais que trabalham diretamente no setor da saúde, como hospitais, clínicas e consultório médico. Trataremos a seguir sobre as melhores políticas que podem ser adotadas e a forma de como o atendimento deve ser feito no consultório médico para gerar melhores resultados, tanto para seus pacientes quanto para seus colaboradores.

Inaugurar seu próprio consultório médico é uma forma de levar a prática aprendida em muitos anos de graduação e especialização para seu destino natural: o bom empreendimento de sucesso. No entanto, nem tudo é um mar de rosas, não é? Também existem fórmulas complexas e desafiadoras no setor da saúde. Isso envolve conhecimento, vontade de garantir um bom funcionamento do negócio e investimento em tecnologias úteis.

Para garantir esse sucesso, é muito importante que o profissional tenha um plano decidido desde o começo para que possa conservar as funções do consultório médico sempre de acordo com os seus objetivos iniciais.

Por trás do que se vê, o colaborador deve saber que é necessário ter responsabilidade, organização e otimização de todos os processos para que tudo funcione adequadamente. Por esta razão que você irá encontrar mais do que apenas dicas, mas atitudes e ações que ajudarão a tornar possíveis em seu consultório médico a boa prática.

Saiba que o fato de se preparar para criar uma equipe médica e de funcionários, estabelecer um plano de trabalho, investir em ferramentas modernas e equipamentos, já é um grande passo dado e é um grande empreendimento. Portanto, mesmo que você não reconheça a importância de ter aberto um negócio, você já fez o bastante no sentido de profissionalizar-se!

Continue conosco e veja 5 dicas de como trazer fidelidade ao seu paciente que seu consultório médico precisa:

1. Administração e Gerência

Dificuldades em consultórios médicos, são muitas, isso é verdade. Mas uma boa administração ligada à gerência, principalmente em relação às questões burocráticas e financeiras. Esses são alguns dos principais desafios encontrados por profissionais da área da saúde que decidem empreender na abertura de um consultório médico.

Além disso, existem sempre os chamados “desafios diários”, de como evitar fraudes e manter sempre sua equipe motivada para atender pacientes e colaboradores. Quando se tem uma má gerência, os gastos de desperdícios podem responder, às vezes, em 30% das despesas totais do consultório médico. Muitas vezes, essa taxa refere-se à quantidade de exames complementares prescritos de forma equivocada, além de gastos desnecessários.

6 motivos para ver seu consultório médico como uma empresa

2. Reconhecimento

O profissional deve sempre se lembrar: “por que resolveu abrir seu próprio consultório médico”. Essa pergunta deve ser entendida a partir do risco inicial. Compreender como as despesas iniciais e as dificuldades encontradas em abrir seu próprio consultório médico podem ajudar no planejamento futuro do negócio.

3. Sempre existem riscos

Durante um tempo, as grandes corporações, como os sistemas hospitalares, representavam a maior fatia dos serviços de saúde, sem falar da grande influência da indústria que se concentrava em poucas mãos. No entanto, com a descentralização e o fenômeno das especializações médicas, muitos pequenos, médios profissionais optaram em abrir seu próprio consultório médico.

Se antes, para alguns destes profissionais, se juntar a essas corporações parecia ser a saída para sobreviver no mercado de trabalho, hoje a realidade mudou drasticamente. A lógica anterior dizia respeito de questionar por quê investir e correr o risco de abrir um consultório médico, se é possível trabalhar em uma equipe já formada de algum hospital ou clínica.

Como afirmamos, riscos sempre existem, tanto para quem se enquadra dentro de um conglomerado corporativo quanto para quem toca à frente seu próprio consultório médico. Mas se formos compreender que quando as iniciativas privadas dão o pontapé inicial, significa que haverá mais concorrência, e por consequência, mais oportunidades de lucrar e de angariar mais pacientes. Outro elemento importante sobre a abrangência da atividade médica, é que garante que se possa alcançar uma maior expansão do acesso à saúde em áreas que antes não existiam.

4. Maior autonomia

Maior autonomia também significa que quanto mais existam provedores de assistência médica, maior terão liberdade para determinarem seus próprios fluxos de serviços. Outra questão é sobre a relação tradicional entre empregado x empregador, que se torna cada vez mais fluida em um contexto menor.

Se em uma mega corporação hospitalar não existe essa capacidade de autonomia sobre seu próprio trabalho, aqui trata-se de um grande atrativo para os empreendedores que decidem por abrir seu consultório médico particular. Com certeza, todo o profissionalismo e dedicação que surge com a prática e funcionamento detalhado de seu negócio é incomparável a um grande sistema hospitalar. 

5. Investimento como responsabilidade 

É inegável que todo empreendimento, ainda mais se tratando de área médica, necessita constantemente de investimentos. Os primeiros passos para isso são dados na própria gerência. De nada adianta se a prática médica existe no papel, e no consultório as coisas não andam. Portanto, para poder enxergar o seu consultório médico como um espaço onde se pode efetuar diversas integrações entre as especialidades médicas e dar um retorno social, é preciso ter responsabilidade.

Na verdade, não há uma fórmula mágica ou universal para perceber a potencialidade de sua prática dentro de um consultório médico. Alguns optam por contratar consultores de gerência para encontrar essa fórmula perfeita. No entanto, com um bom planejamento inicial, é possível destacar certas práticas médicas que podem ser refeitas antes que se tornem em armadilhas.

Para um bom investimento interno, uma pesquisa deve ser bem realizada juntamente para cada detalhe e decisão a ser tomada. Porém, sem planejamento, o sucesso se torna apenas uma questão de tempo, que pode demorar a acontecer. 

6. Chegando até os clientes

Antigamente, um consultório médico poderia sobreviver apenas com as boas indicações de pacientes. Mas hoje, com a disseminação das redes sociais, os novos critérios de escolha no mercado, o marketing digital e outras ferramentas, tornam essa prática cada vez mais obsoleta. As indicações continuam sendo muito positivas, mas contar apenas com elas para a visibilidade do negócio é arriscar perder o fluxo de novos pacientes.

Desta forma, o profissional deve garantir que esse fluxo seja constante através das novas ferramentas de atração de pacientes. Não focar nesse tipo de atração e ter um atendimento não qualificado significa estar fadado a desaparecer no mercado.

Lembre-se, o atendimento é o cartão de visita de todo negócio, sendo eficaz ele pode aumentar os níveis de fidelização de pacientes. 

6 motivos para ver seu consultório médico como uma empresa

Pronto para os desafios?

Agora sim! Você está pronto para começar a perceber o seu consultório médico em um grande potencial de sucesso. Ao abrir as portas comece a avaliar o desempenho de todas as práticas que são feitas internamente, desde o atendimento inicial ao paciente, a forma de coleta de dados, prontuários, prescrições, tratamento até o feedback final.

Parabéns! Se você conseguiu focar a atenção nestas dicas, já conquistou o conhecimento suficiente para entender que riscos acontecem a todos, pois trata-se apenas de perseverança e saber onde pisar no terreno.

Sistemas de gerenciamento de saúde

Os sistemas eletrônicos de gerenciamento para um consultório médico fazem parte da revolução digital que chegou em todos os cantos, no mercado de trabalho e na sociedade em geral. As ferramentas de gerenciamento hoje em dia se tornam cada vez mais universais e a maioria dos profissionais médicos podem administrar seu negócio sem os riscos de antes.

Com eles, é possível:

  • digitalizar registros;
  • agilizar a comunicação;
  • criar agendas de altas prioridades;
  • registrar histórico de pacientes;
  • controlar planilhas financeiras;
  • estabelecer comunicações internas de equipe e com os pacientes;
  • prontuários e prescrições eletrônicas; etc.

Hoje, para o moderno consultório médico, o provedor de serviços de saúde, com um software tudo pode ser incluído em um sistema integrado e compartilhável com outros profissionais e colaboradores. Na verdade ele serve como um sistema completo da mesma forma como os antigos terminais de grandes corporações hospitalares, só que com rápido e fácil usabilidade.

Os sistemas eletrônicos de gerenciamento de um consultório médico tornam eficazes todas as práticas que se voltam para a profissionalização do trabalho. Seja para os registros e históricos de seus pacientes, nas comunicações com outros provedores, pedidos de laboratório e prescrição, etc.

O profissional que faz uso em seu consultório médico de um sistema de gerenciamento saberá que sua clínica funcionará melhor do que a antiga e tradicional prática de arquivos e processos em papel. 

O seu sistema de gerenciamento torna-se a força vital da sua prática para o seu consultório médico. A organização e eficiência de sua prática depende do acompanhamento de todas as suas partes. A sua equipe não apenas utilizará o sistema de gerenciamento para faturar folhas, mas garantir potencialmente pacientes para seu consultório médico.

Claro, você sempre pode terceirizar seu gerenciamento para outras empresas. No entanto, você ainda precisará de um sistema de gerenciamento prático. O problema é que sua equipe não será mais responsável por supervisionar os processos. A sua equipe deve permanecer responsável por responder a práticas que lidem com clientes. 

Todo consultório médico possui processos claros e que, se bem organizados, atenderão melhor seus pacientes e ainda se tornará mais competitivo lá fora. Assim, os processos burocráticos do consultório médico sob controle é, de certa forma, descomplicar toda a base de rotina diária, ganhando tempo e diminuindo riscos desnecessários. É desafiador, de fato. Mas, afinal, um consultório médico não está baseado apenas em servir bem em seus atendimentos, mas na boa prática feita todos os dias.

No momento em que se afirma em gerenciamento de consultório médico, na verdade, se afirma também em ações para torná-lo sempre melhor, e isso deve ser refletido em todos os setores. Com a necessidade da tecnologia e a rapidez com que as inovações tomam o mercado de assalto, é impossível ficará para trás. Com a expansão do mercado de clínicas também se expandiu, os critérios de pacientes cada vez mais exigentes.

Por esta razão, apenas eficiência nos serviços não é algo mais suficiente, mas a gerência correta em todos os setores que atendam e se voltem para tudo o que o paciente necessitar. Esta é uma das principais chaves do sucesso de seu consultório médico.

Para ter uma ideia mais básica, algumas práticas que fazem desaparecer os pacientes de seu consultório médico, e que segundo eles, tornam seus serviços “menos profissionais”:

  • Ter um atendimento inicial a desejar;
  • Não fazer uso de softwares médicos;
  • Não ter uma planilha de organização;
  • Não ter metas claras;
  • Mesclar gestões de setores;
  • Evitar os meios digitais de comunicação; etc.

Com estes pontos citado acima é possível entender os motivos que levam o seu consultório médico a não alcançar os objetivos necessários para encarar o desafio de ser uma empresa. Isso faz com que seu consultório médico perda sempre potenciais pacientes.

Na verdade, como já foi dito, um consultório médico nada mais é do que qualquer outro negócio. Isso depende da percepção de quem o leva à frente na gestão. Também significa que é preciso sempre estar atento em tudo, nos diversos setores, desde o atendimento até os questionários de satisfação dos pacientes.

A ideia é encontrar formas de se diferenciar no mercado, através da boa prática, para continuar em constante crescimento.

Todos que estão trabalhando no consultório médico fazem parte da imagem, e portanto, como a área médica está muito relacionada com a imagem, os profissionais que atuam devem corresponder a isso. A forma de apresentação física do ambiente, as propostas criativas de comunicação com os pacientes, o bom atendimento, a pontualidade, tudo isso gera pontos positivos para a imagem de profissionalismo.

Enfim, são muitas as ações assertivas que podem melhorar a imagem de seu negócio, mesmo com um simples consultório médico. São tarefas que devem ser realizadas no cotidiano do consultório médico. Sem uma equipe capacitada para atender desta forma, será muito difícil esperar bons resultados.

Agora que você já tem conhecimento sobre o que precisa para tornar seu consultório médico um local profissional de trabalho, comece agora a otimizar os processos e garantir a sua eficiência! Quando se otimiza a gestão de saúde, toda a consequência é positiva.

O consultório médico que se volta para o aproveitamento da tecnologia inevitavelmente conseguirá manter o seu gerenciamento com novas possibilidades, para seus colaboradores e pacientes.

Adote agora um software de gestão e independente do tamanho do seu consultório médico! Crie um novo conceito, faça seu diferencial! Descubra os maiores desafios ao enfrentar novas práticas médicas usando essas dicas.

O que achou deste post sobre como ver o seu consultório médico de forma profissional? Comente em nosso blog e conheça o nosso App Meu Consultório!

Um comentário para “1”

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.