Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

software de prontuário eletrônico

O que é software de prontuário eletrônico e como ele funciona?

O trabalho cotidiano de sua prática médica em seu consultório pode se tornar tão intenso, que aqueles minutos extras contabilizados, geralmente excedem o que já se encontra agendado. Assim, ficam tarefas importantes sempre pendentes, e que às vezes, pode ser difícil observar que podem existir opções de economia de trabalho. Opções que você ainda não conseguiu orçamentar e investigar. Desta forma, neste texto você saberá o que é software de prontuário eletrônico, tão útil para o seu dia-a-dia, que não pensará duas vezes antes de investir!

O mundo tecnológico na medicina

Hoje, estamos observando muitas melhorias significativas no setor da saúde devido à adoção dos sistemas de softwares médicos. São sistemas eletrônicos de registro de saúde que otimizam um grande número de processos clínicos e de gerenciamento. Há médicos que afirmam que a grande maioria dos provedores de saúde em todo o mundo passarão a utilizar algum sistema eletrônico.

A tecnologia da informação (TI) na área da saúde vem mudando a forma como os dados são documentados, armazenados, obtidos e captados, visualizados, recuperados, compartilhados e gerenciados. Os registros eletrônicos facilitam a vida do profissional médico de várias formas, como veremos a seguir. Através dele, vem a transmissão rápida e extremamente precisa de todos os dados do paciente, padronizando assim, procedimentos médicos, na tomada de decisões e permitindo a prevenção de erros médicos em tempo real.

O uso de TI no setor da saúde vem sendo associado a melhorias de indicadores de segurança e de qualidade, bem como na otimização de custos. Apesar de ainda existir resistência à sua implementação por uma pequena parte dos profissionais médicos, que ainda preferem o uso de arquivos em papel, as críticas aos softwares médicos são importantes para a própria melhoria destes.

Apesar destas críticas, em todo o mundo, mais e mais hospitais e consultórios médicos vem adotando os softwares de prontuário eletrônico, incluindo: unidades de terapia intensiva (UTIs), emergências de hospitais, clínicas particulares, etc. Alguns softwares interagem com os médicos que prescrevem, alertando para interações medicamentosas ou bloqueando formas de administração incorretas, enquanto outros ajudam no controle de estoque ou facilitam a comunicação com laboratórios de análises clínicas. São muitas as funções de um software médico.

Existem grandes razões para o investimento deste porte, mas agora vamos saber o que é software de prontuário eletrônico. Vamos considerar o que é software de prontuário eletrônico e como ele pode agilizar o tratamento do seu paciente.

software de prontuário eletrônico

Definição: o que é software de prontuário eletrônico

Agora, no entanto, você e sua equipe estão percebendo que sua clínica precisa mudar a forma como gerenciam os procedimentos, informatizando os registros dos pacientes e ajudando sua equipe a processar todos os detalhes com mais eficiência.

Praticamente, um registro eletrônico de saúde ou o software de prontuário eletrônico é um sistema que permite aos profissionais médicos inserir rapidamente informações sobre novos pacientes, criando um registro digital que eles podem atualizar a cada novo encontro. Os registros indicam detalhes, incluindo histórico familiar, motivo da queixa inicial, diagnóstico e tratamento, prescrição de medicamentos, exames laboratoriais e outros detalhes vitais necessários para fornecer assistência a cada paciente.

Na verdade, os prontuários médicos eletrônicos são sistemas que reúnem aspectos administrativos e clínicos de um consultório médico. Pode-se dizer que, o que é software de prontuário eletrônico, no sentido de funcionalidade, é uma ferramenta capaz de registrar dados de pacientes relacionados à sua saúde, porém em tempo real. Com ele, todas as informações de um paciente estarão disponíveis instantaneamente e com segurança, diferentemente de um registro em papel. Esses sistemas fornecem uma perspectiva mais ampla do tratamento de um paciente e melhoram muito a qualidade do atendimento.

Mas, para uma melhor compreensão de o que é software de prontuário eletrônico, no que ele consiste, vamos abordar suas principais características.

Quais são os benefícios de um software médico?

Informações clínicas devem ser armazenadas em forma de dados para serem usados para tomada de decisões de tratamento, como diagnósticos, alergias, resultados de exames laboratoriais, medicamentos, etc. Tudo isso em formato eletrônico.

1. Acessibilidade

O gerenciamento de resultados permite que os médicos acessem e gerenciem rapidamente os resultados dos testes. Esses recursos fornecem processamento eletrônico de relatórios, prontuários e prescrições que ajudam muito na redução de erros médicos, por exemplo, até na caligrafia ilegível de determinadas receitas.

Esse é um recurso de apoio também para o paciente porque lhe garante acesso aos registros de saúde e os ajuda a realizar o monitoramento em casa. Essa comunicação eletrônica conecta os médicos em ambientes de atendimento, laboratórios e hospitais.

2. Tomada de decisões

Além disso, um sistema eletrônico pode conter alguns recursos extras, como suporte à decisão médica, com lembretes e alertas, que melhoram a conformidade de uma boa prática clínica. Assim, um recurso como o relatório, produz dados sobre evidências clínicas importantes.

Os sistemas formalizaram o processo dando aos médicos a capacidade de usar esses dados para melhor prever diagnósticos, auxiliar na manutenção da saúde e permitir uma experiência do paciente mais otimizada do que antes, que era tudo escrito.

3. Praticidade

A consulta com o médico inclui o preenchimento de uma quantidade de papelada, explicando os sintomas repetidamente e, finalmente, obtendo uma receita, que à primeira vista, pode ser complicada de entender. Para entender o que é software de prontuário eletrônico e sua diferença, está na sua praticidade, pois ele torna tudo isso mais fácil. 

4. Redução de erros médicos

Há ainda muitas mortes relacionadas a erros médicos todos os anos. O acesso aos dados de forma eletrônica conduz a um atendimento mais personalizado, e ajuda a resolver problemas de saúde preventivamente. Com o software é possível significativamente diagnosticar de forma adequada.

5. Visibilidade

Os prontuários eletrônicos contêm informações cruciais sobre a saúde do paciente, incluindo gráficos abrangentes que indicam alterações no peso, no nível de colesterol, na pressão arterial e assim por diante.

6. Segurança

Os sistemas eletrônicos trabalham em todo o processo de tratamento e eliminam consideravelmente os requisitos antigos de entrada de dados. Agora, em vez de confiar somente no que os pacientes contam, o software fornece aos médicos acesso rápido aos registros recentes de seu tratamento. Além disso, o profissional pode fazer uso de backups constantes de todos os registros. 

7. Melhoria no atendimento

Usando um software, o médico pode dedicar mais tempo ao atendimento ao paciente, em vez de anotar tudo o que o paciente disser sobre seus sintomas, deixar agendadas consultas, desmarcar, reprogramar e melhorar a eficiência do tempo durante o atendimento. Um sistema eletrônico fornece acesso confiável para completar as informações de saúde do paciente, permitindo que os médicos diagnostiquem com mais precisão e eficiência.

Um dos grandes benefícios do registro eletrônico é esse aumento da qualidade do atendimento. Assim, os sistemas ajudam a fornecer um tratamento de melhor qualidade devido a informações precisas sobre os resultados de laboratório que podem ser compartilhadas. Outro ponto no atendimento é sobre a prescrição, onde pacientes podem receber prescrições em formato digital e evitar caligrafia indecifráveis.

8. Flexibilidade e bom tratamento

É possível fazer um diagnóstico assistido por computador, por exemplo, apenas usando algoritmos de software, o diagnóstico auxiliado melhora a detecção e caracterização de anormalidades, como nódulos pulmonares e lesões.

Os médicos geralmente tomam decisões de tratamento confiando em sua experiência prática, onde eles tomam decisões com base em informações parciais. Mas para fechar algumas lacunas de conhecimento e oferecer um tratamento de qualidade ao paciente, ele pode aproveitar essas vantagens dos sistemas eletrônicos.

9. Fluxo de trabalho

Um sistema eletrônico é uma ferramenta indispensável por que se implementado corretamente, ele pode agilizar os fluxos de trabalho melhorando todo o atendimento ao paciente. É visível como o prestador de serviços de saúde que usa a solução de software médico aumenta a sua velocidade de processamento de documentação em dobro.

Além disso, pode-se economizar tempo naquela antiga papelada. Essa é outra das vantagens cruciais do software médico, que permite aos médicos evitar de perder muito tempo no preenchimento de papéis. A abordagem sem papel não apenas reduz a quantidade de tempo necessária da equipe médica, mas também elimina todos os custos de transcrição.

Também tem a melhoria das operações diárias, pois a maioria dos médicos padronizou as rotinas diárias de tratamento. E para evitar essas tarefas repetitivas, as soluções de prontuário eletrônico fornecem modelos úteis que permitem que a equipe médica crie notas mais rápido do que poderiam fazer manualmente.

10. Financeiro

Se você está acompanhando os resultados dos pacientes, verificando quantos não comparecimentos recebeu em uma determinada semana ou mês, pode ser de grande valia para o seu controle financeiro. Ou se está interessado em saber quais pacientes pagam mais lentamente do que outros, pode criar rapidamente documentos personalizados sobre esses tópicos e muito mais, graças aos seus recursos de relatórios configuráveis.

software de prontuário eletrônico

Conhecendo bem o que é software de prontuário eletrônico

Como é que isso funciona? O que é software de prontuário eletrônico e que pode fazer para você?

Os sistemas modernos de software médico coletam e analisam com eficiência informações vitais que permitem prever se um paciente está pronto para receber alta ou precisa consultar especialistas. Toda a análise de dados ajuda a equipe médica a interpretar muitas informações e fornece uma análise das situações de pacientes individuais. Portanto, não é de surpreender que os pacientes, inclusive os idosos, estejam prontos para que seus dados sejam coletados para obter uma assistência médica de melhor qualidade e maior eficácia.

Hoje, é possível automatizar toda a comunicação. O software médico permite que os profissionais se comuniquem uns com os outros e mesmo em locais distantes. Graças à essa robusta coordenação de cuidados, os médicos podem eliminar tratamentos desnecessários e eliminar um fardo da equipe médica, melhorando a produtividade.

A maioria dos pacientes tem muita informação em mãos sobre tratamentos médicos. E usando registros físicos antigos, é difícil encontrar um histórico completo de atendimento médico. Com o software, no entanto, os profissionais médicos podem encontrar facilmente arquivos abrangentes que contenham todos os dados sobre o tratamento de um paciente.

Há muitas coisas a serem consideradas antes de selecionar um sistema de software médico. Naturalmente, o custo, a facilidade de uso, como a solução será hospedada, seja na nuvem ou no local, são as principais considerações. Mas também há prioridades cruciais como processo de implementação e suporte de treinamento, intercomunicação com outros sistemas e fluxo de trabalho específico da sua prática clínica.

Os softwares médicos costumam ser altamente personalizáveis, e o que funciona para uma equipe médica não necessariamente funciona para outra. Por isto, é essencial obter uma demonstração completa de cada solução antes de decidir em qual comprar. 

O software de prontuário médico eletrônico, de qualquer forma, é essencial para os profissionais de serviços de saúde. E o mais importante: a escolha errada pode resultar em interrupção significativa das operações do dia-a-dia, bem como dificuldades contínuas durante todo o curso do uso do sistema.

Já a escolha certa, no entanto, pode tornar sua prática mais eficiente e ajudá-lo a proporcionar uma melhor qualidade de atendimento a seus pacientes, não apenas em seu próprio local, mas em todo a assistência médica. 

Os softwares médicos têm crescido em popularidade nos últimos anos, porque eles são mais práticos de usar do que os registros em papel, sem dúvidas. Suas práticas de controle e acesso aos dados do paciente são feitos com maior segurança. Qualquer profissional médico que esteja em dúvida sobre a implementação de um software médico pode averiguar na literatura existente em provedores e desenvolvedores.

Assim, fica mais fácil de trabalhar com o software em sua própria prática, tornando-se mais familiarizado com os vários recursos que ele oferece. Os relatórios de rotina que sua equipe precisa gerar para reuniões de equipe serão muito mais fáceis quando você implementar um programa.

Economize agora mesmo tempo de seus pacientes enviando prescrições eletrônicas através do software médico antes mesmo de sair de casa. O prontuário eletrônico é rápido e reduz os erros cometidos quando os profissionais ou outros prestadores tentarem ler a caligrafia confusa de um médico.

Outro benefício a ter em mente é o potencial de integração com outros aplicativos. Você pode conectar seu software médico a outros programas ajudando a acelerar o ciclo de produção. As práticas médicas que continuam a tentar sobreviver com um sistema antigo, baseado em papel, que lidam com registros de pacientes, não poderão funcionar tão eficientemente no futuro digital.

Apoie-se em um sistema digital que cuida dos registros dos pacientes, colocando você em vantagem competitiva com práticas médicas modernas e computadorizadas. O prontuário eletrônico de saúde simplifica muitos de seus processos principais, desde o início de novos prontuários de pacientes até a atualização dos registros durante o tratamento.

Automatize e agilize o fluxo de trabalho de seu consultório! Com o software médico, sua clínica e equipe poderão ajudar a construir um futuro mais saudável para a medicina. O mundo da medicina foi radicalmente transformado pela tecnologia digital, com smartphones, tablets e dispositivos habilitados para a web, já transformaram a vida diária e a forma como os profissionais se comunicam. Com os softwares, as informações estão disponíveis quando e onde forem necessárias.

Você já conhece o App Meu Consultório? O App Meu Consultório gerencia funções como agendamento de consultas, faturamento, processamento de solicitações e outras tarefas administrativas para todas as práticas médicas. Além disso, o App Meu Consultório é mais abrangente que os demais porque integra funções clínicas, operacionais e financeiras de uma prática médica. 

O software médico do App Meu Consultório é uma ótima forma de reduzir o risco de erros médicos, melhorando a assistência médica e economizando dinheiro, porque automatiza as tarefas básicas.

Para saber mais sobre as mais recentes tecnologias de assistência médica, leia mais sobre as vantagens de adquirir um software médico e entenda mais o que é software de prontuário eletrônico em nosso blog!Para obter mais informações sobre o App Meu Consultório e implementar o sistema em sua clínica, clique aqui para fazer um comentário no nosso blog!

Um comentário para “1”

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.