Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

7 dicas para conquistar a redução de custos no consultório

7 dicas para conquistar a redução de custos no consultório

Administrar a prática médica é uma arte. Para crescer de maneira lucrativa, saudável e responsável, é necessário pensar na redução de custos no consultório. Há várias maneiras em que isso pode ser feito. Veremos a seguir, como o profissional de saúde pode fazer a redução de custos no consultório.

Otimizando os processos em seu consultório

Muitos setores podem ser beneficiados com a melhoria dos processos para a redução de custos no consultório. Com a otimização adequada, os médicos podem encontrar mais tempo livre para compromissos e outras atividades geradoras de receita. O resultado final: economia de custos e novos ganhos.

É surpreendente ver quantos consultórios ainda não exploram novas oportunidades para a redução de custos. Isso significa que a renda médica, provavelmente, está abaixo de onde poderia estar. O gerenciamento de custos pode ser muito mais fácil do que você imagina e os seus resultados podem ser significativos.

As oportunidades de redução de custos no consultório se enquadram em algumas categorias principais e as abordagens descritas abaixo deixam mais claras práticas que podem ser otimizadas. Todo consultório, grande ou pequeno, pode se beneficiar com a redução de custos. Para uma prática médica ideal, reduzir algumas dessas despesas diárias significa otimizar processos e transformar gastos em ganhos. 

Abaixo, saiba como realizar a redução de custos no consultório de forma eficaz com algumas dicas.

Dicas de como praticar a redução de custos no consultório

Dicas de como praticar a redução de custos no consultório

Estar ciente do excesso de gastos e procurar ativamente formas de ser mais eficiente pode melhorar a qualidade de sua prática médica. Tente implementar as sugestões a seguir para aumentar seu orçamento, principalmente com a redução de custos no consultório.

O custo de administrar a prática médica deve se encontrar com formas de diminuir as despesas do consultório. Sabe-se que de acordo com pesquisas, o aumento dos custos operacionais está entre as principais restrições de negócios para clínicas e consultórios médicos de todos os tipos.

1. Cuidado com o tempo de atendimento

Comece economizando alguns destes custos. Quando o atendimento não é terminado no horário estipulado, acaba acontecendo uma desordem no quadro geral de horários. A fim de evitar que haja este desequilíbrio na agenda, antecipe uma possível reforma na marcação entre um atendimento e outro. Ajuste os agendamentos e revise os contratos para obter uma compensação adicional, se for o caso.

Permita que os pacientes também possam agendar consultas por meio de um portal online ou software médico. Gerencie a redução de custos no consultório diminuindo o tempo de telefone, implantando sistemas de gerenciamento online que organize sua agenda e antecipe informações pessoais do paciente, além de registro histórico. Desta forma, você poderá oferecer um atendimento mais ágil e satisfatório. 

2. Considere terceirizar atividades

Se você faz um pouco de tudo e não tem tempo para nada, considere menos horas de trabalho por semana para poder se dedicar com qualidade ao que realmente importa. Contrate funcionários ou até mesmo estagiários para complementar tarefas básicas, por exemplo.

3. Faça análise dos custos

Examinar demonstrações financeiras em uma base comparativa permitirá que identifique e investigue itens que podem estar fora da linha. Se possível, trabalhe com um software médico que o ajudará a organizar, administrar e ter mais controle sobre a rotina de seu consultório.

4. Otimize o seu espaço físico 

Pense no espaço físico e no quanto ele representa em seu orçamento, boa parte pode ser substituído pelo o ambiente virtual, contribuindo para a redução de custos em seu consultório. Qualquer quantidade de papéis e arquivos, hoje, são facilmente transferidos para o ambiente virtual, tendo suas funções otimizadas por softwares específicos de gerenciamento.

5. Aposte nas mídias online

As mídias online são formas de publicidade indispensáveis nos dias de hoje. Por meio delas, o profissional pode compartilhar sobre a rotina de seu consultório, notícias relacionadas à saúde e promover seu trabalho com uma boa relação entre custo e benefício. 

6. Conscientize-se sobre os controles internos

Após se organizar, certifique-se que as economias fiquem dentro de seu planejamento. Um dos maiores problemas que afetam clínicas e consultórios médicos é a burocracia financeira em diversas etapas de seu processo administrativo. Para evitar este tipo de complicação, invista em um sistema de gerenciamento automatizado.

7. Ferramentas e dispositivos

Novos dispositivos também podem ser facilmente integrados à maioria dos sistemas de registros eletrônicos de saúde (EHR), o que significa que o profissional pode escolher qual melhor se adapta às suas necessidades. Invista em uma economia acertada de redução de custos no seu consultório atualizando a tecnologia envolvida. Ou seja, para que possa reduzir os custos operacionais e tornar o seu negócio mais lucrativo é importante considerar este passo. Certifique-se de implantar a tecnologia mais recente para usufruir de novos incentivos.

Você também pode ler nosso artigo sobre recursos essenciais de registros médicos, para entender mais sobre os recursos ​​necessários para sua prática médica.

Quando os pacientes agendam as suas próprias consultas, eles têm mais chances de retorno, já que trata-se de um processo que oferece mais autonomia ao consumidor em relação ao método tradicional que acontece por meio de ligações telefônicas, nem sempre bem-sucedidas. Por isso, avalie sobre a possibilidade de oferecer o agendamento online aos seus pacientes.

O corte de custos deve ser pensado estrategicamente sobre onde os processos podem ser realizados com mais eficiência e como a prática médica pode proporcionar uma experiência de qualidade. Reduzir as despesas com a prática médica geralmente exige que elas possam romper velhos hábitos.

A tecnologia é uma área em que as clínicas e consultórios que querem ser bem-sucedidas precisam se inserir. Por isso, identifique e analise alternativas. 

Tomando decisões

Tomando decisões

Depois de organizar todas as informações, a melhor decisão deve estar aparente. Possibilite a comparação das expectativas com a realidade, melhorando a qualidade das análises seguintes. A prática médica que influencie na redução de custos no consultório deverá ser aplicada com clareza.

Essas foram apenas algumas idéias que podem gerar economias atrativas para o seu consultório. Não se apegue aos hábitos quando opções mais eficientes e menos dispendiosas estão disponíveis. A administração da área médica está mudando e as práticas, mesmo quando bem-sucedidas, precisam acompanhar. Resultados gerados em sistemas de gerenciamento podem fornecer aos médicos e gestores de consultórios informações que poderão ser usadas sabiamente.

Assim, para começar, é importante que possa ver os requisitos para a redução de custos no consultório. Não faz sentido investir em recursos que não são úteis para a sua clínica. 

Hoje, por exemplo, sabemos que os registros eletrônicos ajudam a melhorar o gerenciamento da prática médica, favorecendo a economia de custos. Podemos dizer que eles beneficiam na redução de custos no consultório de várias maneiras:

  • Custos reduzidos no armazenamento e arquivo de dados;
  • Recursos de codificação automatizada;
  • Erros médicos reduzidos através de um melhor acesso aos dados do paciente e alertas de prevenção de erros;
  • Economia de tempo com gerenciamento centralizado;
  • Comunicação aprimorada com outros profissionais e laboratórios;
  • Fácil acesso às informações do paciente em qualquer lugar;
  • Rastreamento de mensagens eletrônicas para outros médicos, hospitais e laboratórios;
  • Verificações automatizadas de formulários eletrônicos;
  • Automatização de toda a documentação clínica;
  • Capacidade aprimorada ao atender requisitos importantes, como alertas de notificações para os médicos;
  • Redução do tempo e recursos necessários para a entrada de cobranças;
  • Redução nos dias de atraso nas cobranças.

Softwares médicos criam práticas mais eficientes através do gerenciamento aprimorado por meio de sistemas eletrônicos de agendamento e outras funcionalidades. Com as crescentes mudanças tecnológicas, o número de consultórios médicos que investem em explorar oportunidades para diminuir a redução de custos vem aumentando. As despesas com consultórios médicos merecem mais atenção e despesas operacionais são substanciais sobre os custos. Por isso, invista em ferramentas que ajudem a aprimorar a sua rotina.

O Meu Consultório é a sua solução para a gestão de consultórios e clínicas. Com ele você têm inúmeras vantagens, incluindo o controle administrativo e financeiro para toda a sua operação. Além disso, as práticas médicas atuais dedicam muito tempo, recursos e dinheiro para impulsionar o bom atendimento aos clientes e o investimento em um software de qualidade certamente facilitará a fidelização de pacientes.  Então, agora que você já sabe o que fazer para otimizar as funções de sua clínica e reduzir custos no consultório, entre em nosso blog, confira outros conteúdos e comente!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.