Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como escolher uma plataforma para terapia online?

Como escolher uma plataforma para terapia online?

Como escolher uma plataforma para terapia online? Embora a vida como a conhecemos esteja um pouco diferente após a pandemia causada pelo novo coronavírus, entendemos que a terapia e os cuidados com a saúde mental precisam continuar.

Estamos aqui para ajudá-lo a saber como fornecer tratamentos da mais alta qualidade possível de forma online, consideramos cuidadosamente quais serviços podem ser prestados remotamente e o que é melhor feito pessoalmente.

Desde o início dos pedidos de estadia em casa, a terapia online tem sido bem recebida por pacientes e terapeutas e continuará sendo o principal modelo de tratamento por enquanto, para a maioria dos casos. Mas, você sabe como oferecer terapia online e como escolher uma plataforma adequada para as suas sessões?

Se você quer saber mais sobre como escolher uma plataforma para terapia online, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

O que considerar ao escolher uma plataforma de terapia online?

O que considerar ao escolher uma plataforma de terapia online?

A terapia online, também conhecida como teleterapia, parece ser um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos. Mas o que torna uma plataforma segura? Que tipo de licença é necessária para que os terapeutas oferecem terapia online?

Confira a seguir alguns pontos que você deve ter em mente ao cogitar oferecer terapia online aos seus pacientes!

Mostre que você é um terapeuta é licenciado

Os pacientes buscam os profissionais licenciados para se sentirem mais seguros, por isso, é tão importante evidenciar esta informação.

Terapeutas e psicoterapeutas não são palavras legalmente protegidas na maioria dos estados, o que significa que qualquer pessoa pode alegar ser terapeuta e oferecer serviços que podem parecer terapia. Para o paciente, nem sempre é fácil saber se está recebendo psicoterapia baseada em evidências.

Todos os psicólogos e outros profissionais de saúde devem ser licenciados e as leis de licenciamento protegem o paciente, garantindo que apenas aqueles que são treinados e qualificados para a prática recebam uma licença.

Ele também garante que o paciente tenha acesso às informações se houver problemas com seu tratamento. Antes de se inscrever em qualquer serviço pela internet, o paciente pesquisa para saber com quem está trabalhando, se ele ou ela tem uma licença, onde essa licença é mantida e o número da licença. 

Utilize uma plataforma segura para terapia online

A psicoterapia funciona em parte porque os psicólogos garantem que os pacientes tenham um espaço seguro e privado para compartilhar histórias, pensamentos ou emoções profundamente pessoais e às vezes difíceis.

O que acontece e é dito em um consultório de terapia permanece lá, com exceção de algumas situações. O site ou aplicativo que você usa deve, no mínimo, ser compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, LGPD, e ter a capacidade de verificar sua identidade e a identidade de seu paciente.

Utilize uma plataforma que lhe permita fazer otas de sessão e armazenamento seguro de documentos. Simplifique seu próprio fluxo de trabalho, armazenando e gerenciando eletronicamente todas as informações de saúde de seus pacientes. Mantenha notas de sessão detalhadas, ou seja, avaliações iniciais, planos de tratamento, notas de progresso, em seu portal seguro.

Você também deve poder criar formulários de admissão sem papel para que os pacientes possam ter toda a sua papelada preenchida com antecedência, dando a você mais tempo durante a consulta inicial. Em seguida, armazene com segurança todos os seus documentos online com total conformidade às normas por meio de seu software de gerenciamento de prática.

Aposte na automação para ter mais eficiência

O software de gerenciamento de prática também desempenha um papel importante na agilização de muitas tarefas que, de outra forma, desacelerariam suas operações diárias.

As entradas de pacientes, por exemplo, aliviam muito a carga da recepção, permitindo que os pacientes agendem sessões, façam pagamentos e preencham formulários de admissão de forma online.

Lembretes de compromissos automatizados também mostraram reduzir o número de não comparecimentos em até 60%, enquanto economizam tempo e dinheiro em comparação com os métodos tradicionais.

E algumas soluções de gerenciamento de prática até incluem verificação de elegibilidade de plano de saúde para ajudar a garantir que um paciente tenha cobertura para seus serviços antes mesmo de solicitar uma consulta.

Faturamento e análise financeira

Muitas soluções de gerenciamento de terapia online podem ajudá-lo a enviar cobranças aos pagadores de maneira oportuna e apropriada.

Em conjunto com uma equipe atenciosa, o software de gerenciamento pode aumentar o número de chamados que são aceitas na primeira vez que são enviadas. Este tipo de software também pode ser usado para responder a quaisquer rejeições ou negações que você receber.

Algumas soluções de gerenciamento de até fornecerão uma análise financeira, oferecendo a você um detalhamento de todas as receitas para que você possa determinar quais tipos de pacientes ou serviços mostram a maior esperança de crescimento financeiro para sua prática.

Aproveite para saber como cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados em consultas remotas!

Como começar a oferecer terapia online?

Como começar a oferecer terapia online?

Você está pensando em oferecer terapia online, também chamada de teleterapia, para seus pacientes? Então você deve estar se afogando em uma tonelada de perguntas, como:

  • A teleterapia ou a terapia online são uma boa ideia?
  • É legalmente possível oferecer serviços de terapia online?
  • Você pode oferecer um serviço de terapia online além de seu consultório particular tradicional?
  • Se você oferece terapia online, como você começa?
  • Como você encontra pacientes para terapia online?
  • Quais ferramentas você precisa para oferecer terapia online?

Se você está procurando as respostas para qualquer uma dessas perguntas, você veio ao lugar certo. Vamos discutir as coisas mais importantes a considerar sobre a terapia online, incluindo se é a escolha certa para você e como exatamente começar. Vamos lá!

Você pode oferecer terapia online?

Se você é psicólogo, a resposta curta é sim. Como terapeuta licenciado, você pode oferecer serviços de terapia online. No entanto, lembre-se de que para isso é fundamental garantir a segurança dos dados sensíveis dos pacientes.

Por que os pacientes se interessam pela terapia online?

Então, vamos dar uma olhada em por que alguns de seus pacientes vão adorar a ideia da terapia online:

A teleterapia ajuda o paciente relutante a evitar o estigma de receber terapia
O estigma da terapia ainda é uma questão. Seus pacientes podem se sentir desconfortáveis ​​com a ideia de ir ao seu consultório para fazer terapia. E se eles forem vistos por amigos ou entes queridos saindo ou entrando em seu consultório para fazer terapia?

Pode ser mais barato para seus pacientes
Isso é uma vantagem e uma desvantagem, francamente. Mas para seus pacientes, é definitivamente um benefício que você pode anunciar ao promover sua terapia online.

Você ainda pode manter o atendimento presencial
A terapia online pode ser feita além de sua posição clínica normal, porque você pode escolher seu próprio horário.

É mais conveniente para seus pacientes
Quando seu consultório está vazio do outro lado da cidade, é mais fácil abrir um laptop e se comunicar com a magia da internet. Alguns de seus pacientes também podem estar presos em casa e a terapia online é a única opção para encontrá-lo.

A terapia online reduz possíveis não comparecimentos ou cancelamentos
Existem menos desculpas para cancelar uma sessão de terapia quando um paciente pode comparecer de onde quer que esteja. Além disso, reduz a probabilidade de os pacientes cancelarem por se sentirem mal.

Você pode atuar independente do local físico
Você não está vinculado ao consultório. Se você optar por oferecer apenas terapia online, você não precisa se preocupar com despesas gerais tradicionais, como aluguel e contas de serviços públicos.

As pessoas ficam naturalmente mais relaxadas “em casa”
Às vezes, ir para um consultório, não importa o quão relaxado, pode aumentar os níveis de ansiedade do paciente e inibir a terapia.

Você tem horários flexíveis
Com a terapia online, é mais fácil oferecer sessões no fim de semana, antes ou depois do expediente ou à noite.

Sem limitações de terapia
Você pode fornecer qualquer tipo de terapia licenciada online.

A terapia online é ideal para você?

A terapia online é possivelmente o futuro da saúde mental. De fazer compras na mercearia a assistir filmes, as pessoas estão se tornando mais confortáveis ​​em viver suas vidas na internet. É tão conveniente.

É certo para você depende de uma série de fatores, mas o mais importante é se seus pacientes o exigem ou não. Como mencionamos acima, nem todo mundo gosta da natureza um tanto estéril da comunicação online. Alguns pacientes, especialmente se forem mais velhos, podem preferir a familiaridade de visitá-lo no consultório.

No entanto, se você está atendendo a um cliente experiente em tecnologia, de qualquer idade, que gosta da conveniência e outras vantagens da terapia online, pode ser simplesmente perfeito.

Para determinar se é a opção certa para você, ofereça o serviço e veja. Se seus pacientes responderem bem à ideia, isso é fantástico. No entanto, se seus pacientes não gostarem, não force.

Como divulgar sobre a terapia online?

Agora vem a parte emocionante: contar ao mundo que você oferece serviços de terapia online. Como você faz isso?

Aqui estão algumas ideias que você pode implementar imediatamente:
Coloque um aviso na sua recepção
Se você tem um consultório particular de tijolo e argamassa, comece por aí. Adicione sinais nas áreas que seus pacientes provavelmente notarão. Isso também inclui na porta de sua sala, em algum lugar perto de seu horário de funcionamento.

Envie um aviso por e-mail
Se você tiver uma lista de e-mail, e aqui está o motivo pelo qual precisa de uma, avise-os sobre as boas notícias. Em seu e-mail, liste os benefícios de suas sessões de terapia online, como conveniência, anonimato e talvez os custos mais baixos. Você pode até decidir criar um link para uma página de destino em seu site com uma descrição completa dos benefícios.

Adicione sobre a terapia online em sua assinatura de e-mail
Avise a todos para quem você envia e-mails, sem insistir, que você está oferecendo serviços de terapia online agora. Às vezes, adicionar “terapia online” sob o seu nome pode ser suficiente.

Adicione sobre a terapia online em seus cartões de visita
Anuncie seu novo serviço em seus cartões de visita também.

Faça um anúncio pago nas redes sociais
Crie uma campanha publicitária no Facebook e segmente as pessoas com maior probabilidade de se inscrever em seus serviços de terapia online.

Adicione sobre a terapia online em seu site
Adicione sua terapia online à sua lista de serviços.

Agora que você já sabe mais sobre como escolher uma plataforma para terapia online, que tal entender um pouco mais sobre como implementar um software sem mudar a rotina do consultório?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.