Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como melhorar o atendimento médico?

Como melhorar o atendimento médico?

Sabemos que o diferencial entre a maioria das clínicas e consultórios médicos envolve a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes.

Em geral, eles devem fornecer um excelente suporte aos pacientes para não correr o risco de perdê-los.

Além do conhecimento técnico, a boa comunicação é uma das chaves para o sucesso no fornecimento de um atendimento de primeira linha, especialmente no setor de saúde.

Por isso, se você quer saber mais sobre como melhorar o atendimento médico, confira o conteúdo que preparamos a seguir!

Por que melhorar o atendimento médico é tão importante?

Por que melhorar o atendimento médico é tão importante?

A saúde é um serviço, e as pessoas que precisam dele desejam receber o melhor atendimento possível. Inclui desde a consulta com o médico até a interação com a recepção e a equipe de cobrança.

Para entender um pouco melhor sobre a importância de melhorar o atendimento médico, confira as vantagens a seguir!

Define as expectativas sobre a qualidade do atendimento médico

O consultório médico define o padrão de serviço no momento em que o paciente entra pela porta.

Alguns consultórios médicos têm várias mesas e os pacientes podem ficar confusos sobre aonde ir. Se a equipe do consultório não ajudar o paciente a navegar pelo consultório, ele pode ficar frustrado e o padrão de atendimento ser definido como baixo ainda na recepção.

Por outro lado, se o paciente for recebido na porta e gentilmente instruído sobre aonde ir, a barra de atendimento certamente será elevada.

Imagine que o paciente frustrado tenha que esperar 30 minutos antes de ver o médico que o atenderá. Será difícil para o médico melhorar a situação e há uma boa chance de o paciente escolher outro prestador de serviço.

O paciente feliz contará aos amigos como foi a consulta e como todos os profissionais envolvidos foram ótimos. A qualidade do serviço mostra ao paciente o quanto o médico se preocupa com ele.

Os prestadores de cuidados de saúde devem trabalhar na construção de relacionamentos de longo prazo, em vez de apenas tratar cada paciente como uma transação monetária.

Fideliza os pacientes e aumenta o número de indicações

Em qualquer setor, as referências boca a boca tendem a ser o melhor tipo de propaganda. Pacientes felizes contam aos amigos sobre os lugares que visitam com frequência, incluindo os consultórios médicos.

Esses pacientes satisfeitos tornam-se clientes fiéis que confiam em seus médicos e em outros profissionais de saúde do consultório ou clínica médica.

Os problemas surgem quando o atendimento ao paciente é ineficaz

Quando os prestadores de cuidados de saúde têm um serviço de atendimento ao paciente ineficiente, muitas vezes têm problemas para seguir regras e regulamentos, trabalhar também com as empresas de planos de saúde e faturamento.

Esses problemas de comportamento afetam os clientes e afetam o atendimento ao paciente. Isso pode afetar também os resultados financeiros do consultório.

Não importa o setor, o atendimento ao paciente é importante. Mas, na área da saúde, todo o sistema deve estar centrado no atendimento ao cliente. A satisfação e a fidelidade do paciente só acontecem quando os consultórios médicos se concentram em fornecer um serviço sólido ao cliente.

Como melhorar o atendimento médico?

Como melhorar o atendimento médico?

Melhorar o atendimento ao paciente, na maioria dos casos,  não é algo que pode ser feito da noite para o dia. Envolve uma abordagem cuidadosa que constrói relacionamentos entre os profissionais de saúde, sua equipe e os pacientes.

Veja a seguir algumas dicas sobre como melhorar o atendimento médico em sua clínica ou consultório!

Garanta uma comunicação eficaz entre pacientes e funcionários

Os profissionais de saúde e sua equipe devem ser capazes de explicar claramente o que acontece durante uma consulta.

Todos eles devem ser capazes de responder a perguntas ou pedir ao profissional de saúde que os ajude com questões relacionadas à medicina. É importante que todos os funcionários do consultório médico façam contato visual e falem em um tom de voz que seja fácil de entender.

A comunicação eficaz no setor de saúde também inclui tratar os pacientes com respeito e cortesia. É importante que as explicações sejam dadas em termos de fácil compreensão. Os profissionais de marketing e administradores de consultórios também devem se envolver para garantir que os pacientes recebam cuidados de qualidade. 

Ouça atentamente as reclamações e preocupações do paciente

O atendimento ao paciente também envolve ouvir as suas preocupações e reclamações. Toda empresa tem clientes, clientes ou pacientes, que são quase impossíveis de agradar.

Mas, isso significa que você deve aprender com os problemas deles, em vez de ignorá-los. O feedback oferece aos funcionários a oportunidade de aprender e se tornar melhor.

No setor de saúde, a empatia é uma ferramenta importante para os médicos e demais funcionários. Em todas as situações, os funcionários devem responder aos pacientes somente depois de ouvi-los com compaixão.

As respostas devem mostrar que eles se preocupam de maneira profissional e empática. Os funcionários precisarão treinar para que possam fazer isso de forma consistente.

Contrate os funcionários certos

Os funcionários da área de saúde fazem muito mais do que atender telefones e cumprimentar os pacientes.

Muitos deles precisam ajudar os médicos com habilidades específicas e devem estar bem informados sobre os regulamentos e leis vigentes. Se eles não puderem seguir esses regulamentos, os prestadores de cuidados de saúde e seus consultórios podem ser multados por cada violação.

Alguns consultórios exigem que certos empregos sejam preenchidos por funcionários certificados, como funcionários administrativos e enfermeiros. Portanto, os funcionários devem ter as habilidades que os consultórios médicos precisam.

Além das habilidades específicas necessárias, eles também precisam gostar do trabalho e ter uma personalidade que faça com que os pacientes tenham a confiança de que estão recebendo cuidados de primeira qualidade.

O funcionário errado pode tornar o ambiente de trabalho desconfortável para os outros funcionários e, mais importante, para os pacientes também.

Faça o acompanhamento dos pacientes

Os profissionais de saúde não devem parar de cuidar dos pacientes depois que eles saem pela porta.

O atendimento de acompanhamento, por meio de ligações, mensagens de texto ou interação com o sistema, pode ajudar a melhorar a experiência de atendimento ao cliente para o paciente. Também oferece ao consultório a oportunidade de obter feedback útil.

Se você está tendo problemas para acompanhar as ligações, considere a possibilidade de contratar um software para a gestão de consultórios que o ajudará no atendimento médico!

Adquira um sistema para a gestão de consultórios médicos

A maioria dos prestadores de saúde está usando prontuários eletrônicos, bem como sistemas de atendimento ao paciente, para ajudar a agilizar todas as etapas, desde a marcação de consultas até o faturamento.

Com esses sistemas automatizados, pacientes e médicos podem se comunicar por meio de seus computadores e também dos smartphones.

Ao escolher um sistema, é importante garantir que eles verifiquem cada vez que um paciente vier para uma consulta – endereços, números de telefone, e-mails e informações sobre o plano de saúde precisam ser verificados e atualizados conforme necessário.

Os sistemas podem ser configurados para lembrar os pacientes de seus compromissos futuros e para enviar lembretes quando for a hora de marcar outro.

Os sistemas também podem pedir aos pacientes que deixem comentários, para que o médico e a equipe saibam como foi toda a experiência, desde o momento em que o paciente marcou a consulta até o momento em que saiu do consultório.

Depois que o feedback for fornecido, é importante que os médicos e a equipe do consultório revisem as opiniões, sejam elas boas ou ruins.

Os funcionários precisam de feedback positivo, para que saibam o que estão fazendo bem e eles precisam de feedback negativo e construtivo para ajudar a corrigir os pontos fracos. 

Agora que você já sabe mais sobre como melhorar o atendimento médico, que tal entender um pouco mais sobre como implementar um software sem mudar a rotina do consultório?

Um comentário para “1”

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.