Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

13 dicas para tornar sua prática médica melhor

13 dicas para tornar sua prática médica melhor

Após anos na graduação e preparação em diferentes especialidades, o médico precisa encarar o desafio de praticar o que aprendeu. A falta de experiência pode ser um problema, no entanto, dicas para tornar sua prática médica melhor podem ajudá-lo nisso.

Muito comuns em profissionais que estão construindo sua carreira, o medo e a insegurança muitas vezes impedem que o médico tome decisões rápidas e certas, ação fundamental para garantir um bom atendimento.

Como forma de ajudar na superação destes desafios, desenvolvemos este post com 13 dicas para tornar sua prática médica melhor e ter mais confiança em seu trabalho. Acompanhe!

13 dicas para tornar sua prática médica melhor

13 dicas para tornar sua prática médica melhor

Seja para médicos iniciando a carreira ou profissionais já com experiência no mercado, algumas dicas podem contribuir para melhorar a prática médica, levando qualidade ao atendimento, satisfação ao paciente e evitando erros. Confira os principais, a seguir.

1. Mantenha-se atualizado

A primeira entre as dicas para tornar sua prática médica melhor é manter-se em constante atualização. Este é um dos pré-requisitos para médicos, não só no início da carreira, mas também para os mais experientes. São diversas as formas de adquirir conhecimentos em diferentes áreas, como a participação em congressos, seminários e realização de cursos. 

Além de aumentar a capacitação do profissional, são excelentes alternativas para estreitar relacionamento com outros profissionais, aumentando o networking médico. Para aqueles que não conseguem dispor de algum tempo se ausentando da clínica ou consultório, existem opções de cursos online que contribuem para a atualização do profissional entre seus atendimentos.

2. Invista na educação continuada

Além da atualização, a educação continuada também está entre as importantes dicas para tornar sua prática médica melhor. Afinal, ela contribui também ao aumentar a autoconfiança durante as consultas médicas, visto que o aprendizado é o principal aliado para o exercício da profissão.

O médico deve entender que, aumentando seu conhecimento, melhor será sua preparação para exercer a medicina. Isso porque, é constante o surgimento de novos protocolos, diretrizes, tratamentos e informações relevantes para o diagnóstico, intervenções e procedimentos.

Dessa forma, o médico deve manter-se constantemente informado, investindo na educação continuada por meio de cursos de extensão, pós-graduação, e outras formações voltadas para a capacitação da prática profissional. Garantindo assim o aumento de sua confiança durante a prática médica.

3. Acompanhe revistas e periódicos especializados

Outra forma de manter-se atualizado é por meio do acompanhamento de revistas e periódicos especializados. Ficar por dentro de publicações especializadas, como artigos e revistas científicas, contribui para o crescimento do profissional, mantendo atualizado em relação às pesquisas mais recentes. Portanto, é fundamental separar algumas horas da semana para a leitura de periódicos que podem impactar de forma positiva o exercício da medicina, melhorando a prática médica do profissional.

4. Participe de grupos de discussão na área 

O networking e bom relacionamento com colegas de profissão também é uma das dicas para tornar sua prática médica melhor. A proximidade com profissionais que tenham a mesma rotina, interesses e desafios contribui para a carreira de ambos. 

Busque participar de grupos, sejam presenciais ou online, para a troca de conhecimentos, experiências e também para o debate de casos clínicos, fazendo dessa relação uma importante forma de aprimoramento do seu trabalho. 

5. Tenha um bom relacionamento com os pacientes

A linguagem do médico deve ser diferente em cada contexto, considerando os locais e públicos envolvidos. Por isso, o profissional deve utilizar linguagem simples e objetiva com o paciente, explicando termos técnicos e permitindo a compreensão de forma facilitada.

Além da comunicação, o médico deve exercitar outras práticas para garantir um bom relacionamento com o paciente, permitindo que ele se sinta seguro, acolhido e tranquilo durante a consulta. Entre as dicas para tornar sua prática médica melhor, alguns pontos podem contribuir para o bom relacionamento entre médico e paciente.

 Atendimento humanizado

Colocar-se no lugar do paciente é uma forma essencial de criar espaço para a confiança entre o profissional e o indivíduo que está sendo atendido. Além disso, para tornar o atendimento humanizado, é importante que o médico foque no paciente de forma holística, considerando também sua vida cotidiana, com perguntas voltadas sobre seu dia a dia, trabalho e família.

Pontualidade

A pontualidade é uma maneira de garantir a satisfação e bom relacionamento com os pacientes. Por isso, é importante esforçar-se para evitar atrasos, demonstrando sua preocupação e reforçando a importância do paciente. Ainda que previstos possam acontecer, não devem se tornar rotineiros. 

Espaço para fala

Nenhuma pessoa gosta de conversar com outra que não esteja prestando atenção. O médico deve ouvir o paciente e mostrar que está atento, respeitando suas queixas, dúvidas e demonstrando preocupação com a situação. Assim, é possível construir um relacionamento estreito, ganhando a confiança do paciente, fazendo dessa uma entre as importantes dicas para tornar sua prática médica melhor.

Clareza e objetividade

Visto que muitos termos médicos não são de fácil compreensão para os pacientes, o profissional deve ter clareza e objetividade para que o paciente possa compreender todas as informações. Ele deve sair da consulta sem dúvidas a respeito de seu tratamento, exames solicitados ou qualquer procedimento.

6. Utilize a tecnologia

Atualmente, existem diversos aplicativos e plataformas que podem ser utilizadas de forma a contribuir com o aumento de conhecimento para o médico. O profissional pode ter acesso à uma biblioteca completa, informações detalhadas sobre procedimentos cirúrgicos, exames diagnósticos, medicamentos e patologias de forma rápida e prática. Com acesso que pode ser realizado por meio de um smartphone, computador ou tablet.

Além disso, a tecnologia permite que o médico tenha outras facilidades, como o uso de aplicativos para ajudar a realizar a gestão do consultório e também para contribuir com o agendamento de consultas, organizar prontuários e outras ações que melhoram a experiência dos pacientes.

7. Invista em infraestrutura

Investir em infraestrutura também está entre as dicas para tornar sua prática médica melhor. Uma boa infraestrutura é essencial para qualquer negócio, incluindo aquelas na área da saúde. A clínica ou consultório médico deve estar sempre limpa e organizada, a começar pela fachada. 

Ela deve ser elegante, bem cuidada, e passar os valores do profissional. A recepção e sala de espera também devem receber atenção especial, afinal, os pacientes passam muito tempo nesse ambiente. Invista em maneiras de deixá-la acolhedora, com ar-condicionado, cadeiras confortáveis, televisão, bebedouro e área para café. Por fim, o próprio consultório deve demonstrar ao paciente a assepsia exigida, com mobílias adequadas e cores que passem confiança e conforto.

8. Frequente congressos e eventos relacionados à sua área

Entre as dicas para tornar sua prática médica melhor, não poderia faltar a indicação sobre eventos relacionados à área de atuação. Realizados durante todo o ano, congressos, simpósios e workshops no Brasil e exterior são eventos que oferecem conhecimento aprofundado e específico ao profissional.

Com novidades a respeito de tratamentos, procedimentos, tecnologias, pesquisas e muito mais, o médico amplia suas competência na prática médica. Além disso, tais eventos são uma excelente oportunidade para networking, conhecendo outros profissionais e aprendendo mais com a experiência de cada um.

9. Tenha de uma vida pessoal equilibrada

Tão importante quanto as outras dicas para tornar sua prática médica melhor, ter uma vida equilibrada é fundamental para que o profissional possa lidar com os longos períodos de trabalho.  Assim, o médico pode ter maior atenção ao exercer seu trabalho, evitando erros que podem custar a integridade de um paciente e também sua própria carreira.

10. Organize sua rotina

Atrasos constantes são vistos pelos pacientes com desrespeito e falta de organização. Por esse motivo, ter uma rotina de atendimento organizada é muito importante para garantir a satisfação no consultório ou clínica. Para isso, o médico pode contar com alternativas que ajudem na organização da agenda, otimizando seus horários e contribuindo para que o paciente seja bem atendido.

11. Mantenha o olhar holístico

Com a correria do dia a dia, é natural que profissionais acabam perdendo um pouco da sensibilidade em relação ao sofrimento dos pacientes. Afinal, a frequência com a qual o médico precisa lidar com situações difíceis impossibilita seu envolvimento maior com casos como esses.

Contudo, conservar uma postura respeitosa em relação ao sofrimento, seja ele físico ou psíquico, do paciente é fundamental, por isso é também uma das dicas para tornar sua prática médica melhor. O profissional deve considerar não só o que vê em sua frente, mas também outros fatores que podem potencializar o quadro do paciente. Por isso, a empatia diante dessas situações é essencial.

12. Mantenha um bom relacionamento com a equipe

A equipe de trabalho traz o enriquecimento à profissão que não é possível se obter em livros. Além do convívio durante longas jornadas, as equipes multidisciplinares apresentam grande aspecto positivo, compartilhando experiências e diferentes olhares sob o cuidado. Dessa maneira, o médico deve manter um bom relacionamento com os outros profissionais.

13. Tenha diferentes canais de atendimento

Atualmente, as ligações telefônicas se tornaram obsoletas para algumas pessoas, canal que já foi a principal forma de agendamento de consultas médicas. Diante dessa nova realidade, uma das mais importantes dicas para tornar sua prática médica melhor é garantir a variedade de canais de atendimento ao paciente em seu consultório.

A diversidade permite que o profissional atenda às diferentes necessidades dos pacientes, e assegura assim a satisfação, rapidez e praticidade no atendimento, além de aproximar a relação entre o paciente e sua clínica. 

Ofereça alternativas como serviços de chat no site do consultório, atendimento via WhatsApp, e-mail e redes sociais. Além disso, uma grande facilidade para os pacientes é o agendamento de consulta por meio de plataformas e aplicativos. Isso permite que o próprio paciente escolha o horário e dia mais adequado para sua visita ao médico, evitando o absenteísmo e, consequentemente, atrasos e longas filas de espera.

Na leitura de hoje você pôde conferir 13 dicas para tornar sua prática médica melhor. A partir delas, o médico pode melhorar sua qualificação, entender as necessidades do seu público e investir em formas de melhorar o atendimento, garantindo assim a satisfação de seus pacientes e o bem-estar.

Gostou destas dicas? Então, veja também como organizar sua agenda médica!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.