Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

13 dicas para fidelizar pacientes no consultório

13 dicas para fidelizar pacientes no consultório

Para manter seu consultório funcionando, a fidelização dos pacientes é um dos principais fatores. Essa estratégia contribui para que o médico tenha uma boa reputação no mercado, ajudando a captar novos pacientes por um menor custo. Contudo, para que isso aconteça, é importante seguir algumas dicas para fidelizar pacientes em seu consultório.

Por isso, investir em planejamento, estratégia e comunicação é fundamental. A seguir, conheça a importância da fidelização e confira as 13 dicas para fidelizar pacientes, contribuindo para o sucesso de sua clínica ou consultório!

O que é a fidelização de pacientes?

O que é a fidelização de pacientes?

A fidelização dos pacientes é tornar seu retorno frequente, ou seja, manter aquele paciente fixo nas consultas e tratamentos. Ainda que seja um conceito popular e tenha extrema importância para clínicas e consultórios, nem sempre a fidelização recebe a devida atenção dos médicos. Atualmente, o paciente fidelizado é aquele que busca sempre seu consultório, além de recomendá-lo para outros.

Aplicar algumas dicas para fidelizar pacientes apresenta diversos benefícios, visto que cada paciente se torna mais lucrativo ao se dispor a pagar um valor justo pelo serviço de qualidade oferecido. Os pacientes fidelizados ainda são mais receptivos ao oferecimento de novos serviços. Afinal, existe uma relação de confiança que foi construída com o médico de sua preferência.

Qual a importância de fidelizar pacientes no seu consultório médico?

Qual a importância de fidelizar pacientes no seu consultório médico?

O avanço da tecnologia mudou os hábitos de consumo na sociedade. Dessa forma, além de mais exigentes com a qualidade dos serviços oferecidos, as pessoas esperam receber atenção no atendimento. 

Dessa maneira, é fundamental que o médico se preocupe com a experiência do paciente, desde o momento em que ele agenda sua consulta, até o pós-atendimento. Assim, aplicar as dicas para fidelizar pacientes durante essa jornada, é a principal forma de garantir a satisfação dos pacientes.

13 dicas para fidelizar pacientes

13 dicas para fidelizar pacientes

A fidelização contribui não só para o consultório médico, mas também para a saúde do paciente. Isso porque, ao confiar no profissional, o paciente vai garantir a continuidade de seu tratamento de acordo com as orientações do médico. Por isso, confira 13 dicas para fidelizar pacientes e melhorar o atendimento à saúde de cada um deles.

1. Humanizar o atendimento

A primeira entre as dicas para fidelizar pacientes é a humanização das interações entre paciente e equipe. Oferecer um atendimento humanizado é um diferencial bastante valorizado no mercado, sobretudo, na área da saúde, em que se lida com pessoas de diferentes perfis, com diferentes perspectivas e fragilidades.

Nesse sentido, humanizar o atendimento é aprimorar a relação do negócio com o paciente, buscando sempre entender e valorizar o lado humano de cada um deles. Para tanto, é preciso oferecer um ambiente acolhedor, uma comunicação alinhada ao perfil do usuário e serviços que o coloquem como prioridade.

2. Diminuir o tempo de espera

Quem deseja oferecer um atendimento de qualidade sabe bem que reduzir o tempo de espera do paciente será uma necessidade. Afinal, ninguém gosta de esperar para ter sua demanda atendida.

Por isso, é fundamental investir na organização do consultório e estabelecer uma agenda precisa e compatível com a sua capacidade de atendimento, evitando sobrecarga de trabalho, atrasos e até cancelamentos de atendimentos.

Para isso, substituir a velha agenda manual por uma alternativa informatizada é uma excelente estratégia, já que esse tipo de recurso permite uma melhor organização dos horários, além de facilitar a remarcação de consultas e o encaixe de pacientes em horários vagos de forma muito mais prática.

3. Otimizar o agendamento de consultas

Outra entre as dicas para fidelizar pacientes está relacionada a aplicativos de agendamento de consulta online são ferramentas que permitem que os pacientes reservem, de forma conveniente e segura, seus compromissos e reservas online por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, tal como um computador, smartphone ou tablet.

Além do agendamento de consulta online, esses sistemas também vêm preparados com outras vantagens e recursos como e-mail, automatização de mensagens de texto ou lembretes, em que o sistema envia para os pacientes em datas específicas antes da sua consulta agendada.

Além disso, permite a gravação e manutenção dos registros médicos, facilitando e agilizando o acesso aos dados de uma consulta específica. A flexibilidade de um software médico de agendamento de consulta online é tão grande que permite que ele seja utilizado para uma variedade de serviços para todo tipo de clínica, consultório ou estabelecimento médico.

4. Facilitar o acesso ao consultório

Quando a localização e a acessibilidade dentro das instalações médicas são fontes de frustração para os pacientes, o fluxo de pacientes é afetado. Se as vagas de estacionamento forem difíceis de encontrar, os pacientes podem se atrasar para as consultas, afetando assim o fluxo rápido do paciente. E, se eles simplesmente não aparecem porque não conseguem encontrar estacionamento, isso afeta a receita.

Por isso, outra entre as dicas para fidelizar pacientes é se certificar de que as placas no estacionamento, saguão e demais instalações do consultório sejam fáceis de entender para que os pacientes possam encontrar o prédio, o andar e o consultório correto. Se você está considerando um novo local, escolha um consultório com amplo espaço para que pacientes idosos, feridos ou com limitações físicas possam ser deixados na entrada.

5. Proporcionar atendimento diferenciado

Ao procurar um estabelecimento médico, o paciente certamente deseja ser bem atendido e ter uma experiência totalmente agradável. Na condição de profissional da medicina, você deve estar preparado para corresponder às expectativas do usuário, oferecendo não só um atendimento, mas um ambiente adequado e um serviço de qualidade.

A experiência do paciente será determinante para a sua satisfação. Então, não há dúvidas de que você deve se preocupar com cada detalhe da interação, investindo nos diferenciais certos para conquistar a confiança e o respeito do usuário. Alguns fatores entre as dicas para fidelizar pacientes que contribuem para uma experiência agradável, são:

  • ambiente limpo e organizado;
  • nível tecnológico do consultório;
  • atenção e preocupação com a demanda do paciente;
  • rigidez com prazos e horários;
  • acompanhamento pós-atendimento.

6. Treinar e capacitar a equipe

O treinamento adequado garante que o atendimento no consultório médico irá oferecer serviços de qualidade propícios para que o paciente se fidelize e retorne. A equipe e os médicos devem conversar sem ruídos de comunicação para manterem uma padronização no atendimento.

7. Cuidar do ambiente, visual e conforto

Ainda que o atendimento seja otimizado, é natural que os pacientes tenham que aguardar por alguns instantes. Por isso, outra entre as dicas para fidelizar pacientes é cuidar da higienização, da aparência e do conforto das salas de espera.

Para que o momento de espera seja agradável, invista em revistas, televisão ou música ambiente. Além disso, é importante disponibilizar água, café e bolachas. Por fim, manter o ambiente em temperatura aconchegante aumenta a satisfação dos pacientes.

8. Ter uma boa comunicação

A boa comunicação com o paciente desponta como uma das principais ferramentas de satisfação e fidelização. Logo, é preciso que você esteja atento a esse fator, otimizando ao máximo as interações com os destinatários dos serviços do consultório.

Nesse contexto, além do atendimento humanizado, é preciso estabelecer um vínculo comunicativo eficiente, privilegiando o entendimento de tudo que é importante para o paciente. Ou seja, é preciso ser claro e objetivo nas consultas, evitando termos e jargões técnicos da medicina e que podem gerar qualquer dúvida.

Assim, é preciso adaptar a linguagem, estar mais próximo do paciente e estar disposto a esclarecer qualquer ponto que ele não tenha entendido. Isso certamente reforça a confiança do usuário para com o consultório e cria um vínculo mais duradouro.

9. Manter canais de comunicação abertos e ativos

É comum que consultórios e clínicas tenham linhas telefônicas sempre ocupadas. Esse fato faz com que pacientes tenham dificuldade para realizar o agendamento de atendimentos e retornos. Por isso, facilitar o contato é muito importante para manter a satisfação do paciente.

Outra das dicas para fidelizar pacientes é disponibilizar outros canais de comunicação, como Whatsapp e chat em site próprio. Contudo, para que essa estratégia dê certo é preciso garantir que esses meios tenham a atenção merecida. 

10. Ser resolutivo

A falta de resolutividade das equipes é outro grande problema que ocorre em clínicas e consultórios, prejudicando a experiência, satisfação e fidelização do paciente. Muitas vezes, respostas vagas quando o paciente deseja solucionar alguma dúvida gera insatisfação, reduzindo o retorno à clínica.

Como uma das ideias para melhorar os cuidados em saúde, em relação a isso, a equipe deve estar preparada para responder às dúvidas de forma resolutiva e respeitosa. Dessa forma, outra das dicas para fidelizar pacientes mostra como é necessário que a recepcionista tenha informações suficientes em relação aos atendimentos realizados, assim como outras questões necessárias para resolver questionamentos, como:

  • dias e horários de atendimento da clínica;
  • especialidades atendidas no ambiente;
  • documentação necessária para realizar exames e procedimentos;
  • convênios aceitos;
  • preparação necessário para o exame e procedimentos;
  • valor das consultas e procedimentos.

Outra boa ideia é criar protocolos padrões para lidar com as situações mais comuns da clínica. Assim, quando a própria recepcionista não puder ajudar, deverá informar ao paciente quem é a pessoa mais indicada para resolver tal questão.

11. Garantir o pós-atendimento

Um atendimento de qualidade é aquele que acompanha o paciente em diferentes níveis de relacionamento. Assim, não basta se preocupar com o paciente somente antes e durante as interações. É fundamental também investir no pós-atendimento, reforçando a sua relação com o empreendimento.

Além de demonstrar toda a preocupação da empresa com os seus pacientes, o pós-atendimento é uma estratégia bastante efetiva para avaliar a qualidade dos serviços e atendimento prestados. Por exemplo, é possível desenvolver pesquisas de satisfação, questionando os usuários sobre os pontos fortes e as fragilidades do consultório.

12. Utilizar a tecnologia a seu favor

Entre as dicas para fidelizar pacientes, uma das mais importantes é destacar o papel da tecnologia no aperfeiçoamento do atendimento. Com ele, inúmeras otimizações podem ser citadas como pontos que contribuem para o aumento da eficiência operacional do consultório.

Atualmente, a tecnologia desempenha uma função estratégica nesse tipo de negócio, automatizando expedientes e melhorando a forma como se lida com dados, documentos e informações essenciais às operações.

Um software de automação, por exemplo, pode melhorar significativamente o agendamento de consultas ao informatizar essa tarefa. Com isso, os colaboradores têm mais controle e visibilidade sobre a agenda do consultório, podendo marcar, desmarcar e remarcar procedimentos de acordo com as possibilidades e necessidades dos usuários. Além disso, um software é a ferramenta ideal para modernizar a rotina do negócio, compatibilizando-o com outras soluções e vantagens inovadoras, tais como:

Aumentar eficiência no atendimento do seu consultório não é nenhuma tarefa complexa. Pelo contrário, é uma medida gradual, fruto de mudanças na cultura da empresa e de investimentos nas soluções certas.

13. Realizar pesquisas de satisfação 

Para melhorar os cuidados com a saúde do paciente, buscar a opinião do próprio paciente é uma das mais importantes. Afinal, ele é a melhor pessoa para definir qual fator apresenta maior influência positiva sobre sua experiência em um consultório ou clínica.

Dessa forma, entre as principais dicas para fidelizar pacientes estão as pesquisas de satisfação. Saber a opinião é um passo importante para coletar informações que poderão servir como base de estratégias para melhorar os cuidados e atendimentos. As pesquisas podem ser feitas de forma presencial ou online, de acordo com a realidade das clínicas.

As presenciais permitem obter maior precisão da amostra dos pacientes e suas motivações. Contudo, é preciso lembrar de sempre manter o anonimato, garantindo que o paciente possa sentir-se à vontade para expressar suas percepções.

O médico deve incluir questões relacionadas à qualidade do atendimento, relação com outros profissionais da equipe, recepção do consultório, qualidade dos equipamentos e materiais, facilidade de acesso, e mais. Essas respostas poderão servir como guia para os próximos passos da clínica, focando nas necessidades e solucionando falhas apresentadas.

Você acompanhou no conteúdo de hoje 13 dicas para fidelizar pacientes em seu consultório ou clínica médica. Lembre-se que, para que isso aconteça, é fundamental aumentar a satisfação de cada um deles, com atendimento humanizado e de qualidade.

Gostou das nossas dicas sobre a fidelização dos pacientes? Então, não perca tempo: veja também como melhorar o atendimento médico!

Um comentário para “1”

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.