Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como construir uma boa reputação na área médica?

Como construir uma boa reputação na área médica?

O gerenciamento bem-sucedido da reputação de um médico começa com a compreensão sobre o comportamento das pessoas com potencial de buscar o seu atendimento.

Mais de dois terços dos pacientes, 69%, pesquisam sobre consultórios e médicos online antes de marcar uma consulta ou procedimento, de acordo com a BrightLocal. Portanto, você pode ser o melhor médico da cidade, mas se sua reputação não for boa, você terá problemas para atrair pacientes.

O gerenciamento da reputação dos médicos envolve muitos fatores diferentes. A seguir, falaremos sobre os componentes que trabalham juntos para criar uma boa posição.

Por isso, se você quer saber mais sobre como construir uma boa reputação na área médica, confira o conteúdo que preparamos para você!

O que é ser um bom médico?

O que é ser um bom médico?

Imagine que ao acordar pela manhã você encontra uma lâmpada mágica ao lado da sua cama, e o gênio diz que só resta um desejo. Você decide então que o seu único desejo é ser o melhor médico. Mas que tipo de pessoas seria essa?

Muitas vezes nos fazemos essa pergunta – sendo um médico que acabou de iniciar sua carreira ou mesmo um profissional ativo que se aproxima do seu auge. Às vezes, perguntamos a outras pessoas também.

Apesar dos pontos de vista díspares, as listas de critérios para ser um ótimo médico são surpreendentemente semelhantes. Todos queremos médicos que:

  • Respeitem as pessoas, saudáveis ​​ou doentes, independentemente de quem elas são;
  • Apoiem os pacientes e seus entes queridos quando e onde forem necessários;
  • Promovam a saúde e o tratamento de doenças;
  • Aproveitem o poder das tecnologias da informação e comunicação para apoiar as pessoas com as melhores informações disponíveis, respeitando seus valores e preferências individuais;
  • Sempre façam perguntas corteses, deixem as pessoas falarem e as ouça atentamente;
  • Ofereçam aconselhamento imparcial, permitam que as pessoas participem ativamente de todas as decisões relacionadas à sua saúde e cuidados de saúde, avaliem cada situação cuidadosamente e ajude em qualquer situação;
  • Usem a evidência como uma ferramenta, não como um determinante da prática e humildemente, aceitem a morte como uma parte importante da vida, ajudando as pessoas a tomarem as melhores providências possíveis quando a morte estiver próxima;
  • Trabalhem em cooperação com outros membros da equipe de saúde;
  • Sejam defensores proativos de seus pacientes, mentores de outros profissionais de saúde e prontos para aprender com os outros, independentemente de idade, função ou status.

Finalmente, todos queremos que os médicos tenham uma vida equilibrada e cuidem de si e de suas famílias, bem como de outras pessoas.

Em suma, queremos que os médicos sejam felizes e saudáveis, atenciosos e competentes e bons companheiros de viagem para as pessoas nesta jornada que chamamos de vida.

Infelizmente, não temos uma lâmpada mágica e não há gênio algum. Por isso, devemos usar nossas próprias habilidades e esforços para sermos os bons médicos que queremos e precisamos. É uma incrível responsabilidade. Por isso, acompanhe a seguir algumas dicas sobre como construir uma boa reputação na área médica.

8 dicas sobre como construir uma boa reputação na área médica

8 dicas sobre como construir uma boa reputação na área médica

1. Dê valor as revisões dos seus pacientes

A maioria dos pacientes, 86%, tem o costume de ler os comentários sobre os médicos e consultórios locais antes de agendar uma consulta. No entanto, mais da metade, 57%, entrará em contato apenas com instituições e profissionais que conquistarem quatro ou mais estrelas.

Claramente, as avaliações dos pacientes são extremamente importantes. Se eles já não são parte de sua estratégia de gestão de reputação, é hora de começar a se concentrar em obter pacientes satisfeitos para escreverem comentários positivos sobre a sua prática.


2. Mantenha e atualize o site do seu consultório médico

Quase dois terços dos pequenos consultórios, 64%, têm um site, de acordo com a Clutch. Se você não possui um site, ou o site que você possui não é ótimo, isso pode prejudicar sua reputação online.

Um site médico profissional aumenta a sua credibilidade. Também envolve e informa possíveis pacientes, os incentivando a agendar uma consulta. Sem isso, eles podem nem saber que sua prática existe.


3. Mantenha os seus perfis completos 

Conforme dissemos anteriormente, a maioria das pessoas tem o hábito de ler os comentários no Google. Portanto, é importante usar o Google Meu Negócio para aumentar sua reputação entre pacientes que usam o mecanismo de pesquisa para encontrar serviços de saúde.

Obviamente, o Google não é o único diretório online em que você e a sua clínica precisam estar listados, porém, é o principal. É importante enfatizar que não basta criá-los, ou seja, os seus perfis nesses sites precisam estar completos e conter informações precisas sobre a sua prática.

4. Dê atenção aos seus perfis públicos em mídias sociais

Aproximadamente sete em cada dez pessoas usam pelo menos um site de mídia social, de acordo com o Pew Research Center. Além de usarem sites sociais para manter contato com amigos e familiares, eles também desejam se conectar com empresas.

Os pacientes encontrarão qualquer perfil público de mídia social que você tenha pessoalmente, bem como os mantidos para sua prática. Portanto, é importante garantir que você compartilhe conteúdo regularmente e mantenha sempre uma presença profissional, ou seja, nenhuma postagem sobre política ou religião por exemplo.

5. Compartilhe artigos ou pesquisas que você publicou

Escrever um artigo sobre um assunto pertinente ao seu campo – ou ser citado em um – apresenta você como um especialista do setor. Isso é ótimo para o gerenciamento da sua reputação como médico, pois gera confiança.

Se os pacientes encontrarem artigos com o seu nome sobre assuntos de saúde importantes para eles, eles ficarão impressionados. Isso fará com que se sintam confiantes em colocar a saúde em suas mãos.


6. Mantenha perfis atualizados em plataformas médicas

A escolha de um novo médico é um trabalho árduo, portanto, os pacientes valorizam muito os “melhores médicos” locais de acordo com as plataformas médicas.

Ganhar um lugar em uma dessas listas pode aumentar sua visibilidade e fazer você parecer mais credível. Por isso, crie e mantenha atualizados os seus perfis em plataformas médicas.

O gerenciamento da reputação dos médicos tem como objetivo fazer com que os pacientes se sintam confortáveis ​​com seus cuidados, desta forma, ser destacado como um dos principais fornecedores é uma grande vitória. Se você estiver incluído em qualquer uma dessas listas, promova-a no seu site e nas páginas de mídias sociais.

7. Construa relacionamentos com médicos de outras áreas

Se mantenha em contato com médicos de outras especialidades. Recomende e encaminhe os pacientes à eles e, certamente, esses médicos retribuirão a indicação quando houver oportunidade.

Explore maneiras pelas quais você pode se envolver com programas hospitalares e organizações locais em áreas pelas quais tem interesse.

Talvez você possa oferecer sua experiência e disponibilizar algum tempo como voluntário para tratar pacientes em um abrigo para sem-teto ou para vítimas de violência doméstica, por exemplo. Ofereça-se para servir em conselhos locais ou para ajudar na captação de recursos relacionados à saúde.

Ao retribuir à comunidade, você desenvolverá relacionamentos com pessoas que poderão, eventualmente, encaminhar seus amigos e familiares para sua prática. Esse tipo de propagação boca a boca pode ser inestimável para os seus negócios.


8. Utilize um software para a gestão de sua prática médica

Um software médico é uma incrível ferramenta de gerenciamento que colabora muito para o desenvolvimento da reputação dos profissionais da área.

Atender os requisitos que são considerados relevantes para a sua base de pacientes mostra a sua experiência, a sua preocupação com a saúde deles e com o cumprimento dos compromissos, posiciona você como um médico atualizado e organizado e ainda ajuda a aumentar a inserção sobre sua prática nos resultados de pesquisa.

A confiança é uma grande parte do gerenciamento da reputação dos médicos e um software médico ajuda a criar credibilidade com os seus pacientes. Obter pacientes satisfeitos e leais irá melhorar a sua reputação e, finalmente, trará mais pacientes para sua sala de espera.

Construir e manter uma reputação positiva é um trabalho árduo. Muitos fatores diferentes entram no gerenciamento da reputação do médico, portanto, você precisa dedicar um tempo sério à causa.

Certamente requer dedicação, mas uma reputação positiva terá um efeito positivo na aquisição e retenção de pacientes. Se você estiver disposto a se dedicar será recompensado por seus esforços.

Agora que você já sabe saber mais sobre como construir uma boa reputação na área médica, que tal entender um pouco mais sobre como escolher o melhor sistema para a prática da telemedicina?

Um comentário para “1”

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.