Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente: 7 vantagens

Acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente: 7 vantagens

Nos últimos anos, o uso de sistemas de automação médica que permitem o acesso móvel ao prontuário eletrônico disparou e hoje essas ferramentas se mostram essenciais para qualquer organização de saúde, independentemente do tamanho ou especialidade médica.

Há várias vantagens e benefícios no uso prontuário eletrônico do paciente, como a automatização de tarefas e a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados.

A ferramenta permite, por exemplo, que médicos e outros profissionais da saúde troquem informações entre si remotamente e em tempo real, garantindo que todos os responsáveis pelos cuidados médicos contem com um arquivo preciso e completo sempre ao alcance das mãos.

Isso quer dizer que com o auxílio da ferramenta é possível consultar laudos ou exames médicos e enviar uma segunda-via da receita médica ao paciente rapidamente, com apenas alguns cliques, facilitando e agilizando o dia a dia do profissional da área médica assim como do paciente. 

Nos últimos anos, o acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente vem se consolidando, o que permite a médicos e demais profissionais da saúde manterem um registro atualizado de dados e exames dos pacientes, contribuindo para um diagnóstico mais rápido e preciso.

Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post vamos explicar melhor todas as vantagens do acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente para a sua rotina de trabalho. Vamos lá? Acompanhe!

O que é o prontuário eletrônico do paciente?

O que é o prontuário eletrônico do paciente?

O prontuário eletrônico do paciente – PEP – é uma ferramenta utilizada em clínicas e consultórios médicos para o armazenamento e registro das informações sobre o estado de saúde dos pacientes. 

Essa tecnologia elimina erros de digitação ou legibilidade, agiliza procedimentos e otimiza o atendimento prestado aos pacientes pelos profissionais da recepção e pelos profissionais responsáveis pelos cuidados primários com a saúde.

O prontuário eletrônico é uma ferramenta segura, o que vai de encontro a crescente preocupação dos usuários que buscam por clínicas e consultórios médicos que foquem na proteção dos dados sensíveis dos seus pacientes.

De fato, segundo uma pesquisa recente, 70% dos pacientes que buscaram por cuidados médicos nos últimos anos acredita que o prontuário eletrônico é uma ferramenta segura que permite o maior controle das informações e um melhor acompanhamento da sua saúde.

No Brasil, uma pesquisa publicada pela Accenture apontou que o prontuário eletrônico diminui o tempo do atendimento e torna possível uma análise mais completa da saúde dos pacientes. Além disso, a ferramenta permite anotações mais precisas e completas sobre os usuários. 

7 Vantagens do acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente

7 Vantagens do acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente

1. Melhora a qualidade do atendimento

Como dito acima, o acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente proporciona um atendimento de qualidade – a ferramenta permite, por exemplo, que médicos e outros profissionais da área da saúde tenham acesso ao histórico do paciente, ao resultado dos exames laboratoriais e analisem o progresso do tratamento com apenas alguns cliques. 

Além disso, ao utilizar o prontuário eletrônico, profissionais de diferentes especialidades podem compartilhar anotações, trocar informações e analisar o resultado de exames de forma conjunta, o que colabora para a melhoria do atendimento realizado.

Vale ressaltar que a equipe de enfermagem e outros profissionais responsáveis pelo atendimento,  como fisioterapeutas também têm acesso móvel ao prontuário eletrônico, o permite analisar todos os procedimentos realizados, otimizando o atendimento. 

2. Melhoria da qualidade das informações

O acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente surgiu como uma alternativa aos registros médicos em papel, em um esforço para facilitar o armazenamento e o acesso às informações dos pacientes. No entanto, essa ferramenta apresenta inúmeras vantagens adicionais.

Registrar dados médicos eletronicamente elimina o risco de roubo, extravio, dano ou adulteração de informações confidenciais. Além disso, a ferramenta elimina erros de escrita e legibilidade, o que torna o atendimento mais preciso. 

O acesso móvel ao prontuário eletrônico também permite que as informações sobre o estado de saúde dos pacientes sejam atualizadas em tempo real, fornecendo aos profissionais da saúde um registro sempre atualizado do paciente.

Vale destacar que médicos e enfermeiros envolvidos no tratamento podem exibir uma assinatura digital, o que agiliza o preenchimento da receita ou dos laudos médicos.

3. Pode ser acessado por meio de diferentes dispositivos

Outra vantagem do acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente é que esse arquivo digital pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo com acesso à rede sem fio Wi-Fi, como smartphone, tablet ou notebook, permitindo ao profissional acessar informações socioeconômicas dos pacientes, histórico médico, resultados de exames e laudos médicos com facilidade.

A ferramenta permite, ainda, consultar listas de medicamentos, gravar memorandos de voz e consultar o catálogo internacional de doenças. Como dito acima, todas essas informações podem ser acessadas simultaneamente por mais de um profissional, o que permite a troca de informações, garantindo um diagnóstico mais preciso.

Além disso, o acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente permite que os profissionais da área médica otimizem a continuidade dos cuidados ao analisar condições crônicas como diabetes ou planejem um tratamento de médio ou longo prazo.

A ferramenta permite ainda o registro de todos os medicamentos ministrados aos pacientes. Além de eliminar as fichas em papel, o recurso otimiza a rotina de recepcionistas e enfermeiros e facilita o processo de troca de turno, quando é preciso organizar os remédios de cada paciente.

Outra funcionalidade do acesso móvel ao prontuário eletrônico é que é possível consultar informações e dados sobre o estado de saúde dos pacientes de qualquer lugar do mundo a qualquer hora do dia ou da noite. Isso torna mais fácil o diagnóstico e a análise do prontuário em casos urgentes, o que dá mais flexibilidade aos profissionais e facilita o tratamento dos pacientes.

4. Facilita a continuidade do atendimento ambulatorial

O acesso móvel ao prontuário eletrônico permite que o profissional da saúde consulte diversas informações, como o tipo sanguíneo, pressão arterial, temperatura corporal e os sintomas relatados na consulta.

Todas as informações ficam armazenadas no sistema e, quando o paciente retorna a clínica médica, é muito mais fácil dar continuidade ao tratamento ou verificar os resultados dos exames realizados.

5. Garante um atendimento mais eficiente

Como dissemos acima, o acesso móvel ao prontuário eletrônico permite que médicos e outros profissionais da saúde forneçam tratamentos e diagnósticos mais precisos aos pacientes, agilizando o atendimento. 

Isso ocorre porque a ferramenta permite que exames e dados do paciente sejam visualizados de forma mais rápida, estimulando uma abordagem centrada no paciente. A solução garante, portanto, que os profissionais realizem mais atendimentos por dia, o que impacta de maneira positiva no fluxo de caixa do seu consultório médico.

O prontuário eletrônico pode ainda ser usado para ajudar os médicos a descreverem problemas ou reclamações comuns dos pacientes, o que permitirá detectar casos semelhantes de forma precoce.

A ferramenta pode ainda ser personalizada para atender a determinadas especialidades médicas ou as necessidades únicas de um consultório médico.

Além disso, o software pode verificar automaticamente todas as possíveis interações medicamentosas ou alérgicas que podem ocorrer com base na medicação ou diagnóstico atual do paciente, o que evitará que o médico incorra em erros.

6. Mineração de dados

Além de permitir o fácil acesso ao histórico de saúde dos pacientes tanto no consultório como nas visitas domiciliares o acesso móvel ao prontuário eletrônico possibilita outro benefício aos profissionais da saúde: a preservação e a mineração dos dados.

De fato, com o prontuário eletrônico não há perda de informações relativas a saúde dos pacientes, como ocorre ao usar fichas de papel, e os dados podem ser acessados e visualizados facilmente com a ajuda de ferramentas de mineração de dados, processo que mistura técnicas estatísticas e inteligência artificial em busca de informações específicas.

A ferramenta pode analisar prontuários de diversos pacientes em busca de padrões revelando, por exemplo, que muitos pacientes que tiveram dengue nos últimos anos também apresentaram complicações renais.

A inteligência artificial pode, portanto, detectar associações que os profissionais da saúde demorariam bastante tempo para descobrirem, permitindo a detecção precoce de patologias clínicas e a prevenção de doenças.

7. Facilita o atendimento domiciliar

O acesso móvel ao prontuário eletrônico permite atender mais facilmente os pacientes que têm dificuldade de locomoção e precisam ser atendidos em casa, como os recém-operados ou os que foram vítimas de acidente vascular cerebral (AVC).

Ao contrário do prontuário em papel que exibe problemas como a perda de informações, erros de legibilidade e perda de dados, o prontuário eletrônico garante a qualidade do atendimento ao garantir que o profissional da saúde consulte o histórico do paciente e todas as informações necessárias para a aplicação de recursos para a melhoria da sua saúde com rapidez. 

Outros benefícios do prontuário eletrônico do paciente

Outros benefícios do prontuário eletrônico do paciente

A ferramenta apresenta ainda outros benefícios desenvolvidos especialmente para tornar o dia a dia do profissional mais simples:

1. Módulos que permitem maior interação com os usuários

O prontuário eletrônico conta com dois módulos: consultório médico e assistência médica e enfermagem.

O primeiro módulo é utilizado para o atendimento ambulatorial, consultas médicas, exames, laudos e diagnósticos. Já o módulo assistência médica e enfermagem é focado em internações e conta com funções desenvolvidas especificamente para agilizar o atendimento aos pacientes em recuperação.

2. Subdivisão em abas

Além de contar com diferentes módulos, o prontuário eletrônico apresenta diferentes abas, o que garante melhor organização das informações referentes aos pacientes. Dessa forma é possível separar informações médicas e dados pessoais da prescrição ou do tratamento realizado.

Há também espaço reservado para incluir informações sobre exames, diagnósticos ou laudos clínicos. Essa subdivisão permite organizar o histórico do paciente, facilitando o entendimento e agilizando o trabalho de toda a equipe envolvida no tratamento do paciente.

3. Pré-cadastramento de medicamentos

Outra vantagem da ferramenta é o pré-cadastramento de medicamentos, funcionalidade que pode ser visualizada também pelo acesso móvel ao prontuário eletrônico.

O sistema permite que os remédios sejam cadastrados de acordo com a especialidade. Por exemplo, caso um paciente apresente sintomas de dengue é possível verificar, em pouco cliques, todos os medicamentos capazes de amenizar os sintomas e ainda os fármacos que devem ser evitados, o que permite que a prescrição seja finalizada rapidamente e sem erros.

Além disso, a ferramenta exibe uma aba com todas as doenças catalogadas com base na Classificação Internacional de Doenças (CID), o que otimiza a busca por patologias e facilita o preenchimento de laudos e atestados médicos.

3. Acesso ao histórico do paciente em uma única tela

A aba de registros clínicos, que pode ser visualizada também pelo acesso móvel ao prontuário eletrônico, permite que o profissional da saúde visualize todo o histórico clínico do paciente.

Esse recurso ajuda o profissional a verificar todos os procedimentos que já foram realizados, assim como os medicamentos administrados, o que garante um tratamento mais assertivo.

4. Conta com modelos pré-definidos de receitas e atestados

O acesso móvel ao prontuário eletrônico garante o acesso a modelos de documentos que, além de agilizar o atendimento, economizam um tempo precioso do médico. Além disso, modelos de laudo, atestados e receitas podem ser editados de acordo com a especialidade e com as preferências do médico.

5. Elimina o papel

O acesso móvel ao prontuário eletrônico permite que a sua clínica elimine os arquivos de papel e o espaço reservado para armazenar esses documentos.

Além disso, ao migrar para o prontuário eletrônico a sua clínica médica eliminará erros e a necessidade de ter que refazer ou substituir documentos, otimizando o atendimento e tornando mais fácil a consulta de informações sobre os pacientes.

Como se pode ver, organizações de saúde podem se beneficiar do acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente, uma vez que a ferramenta permite que a sua equipe elimine o tempo gasto com tarefas tediosas, como o preenchimento de dados do paciente em arquivos de papel.

Outro benefício da ferramenta é que ela garante que a sua clínica médica atenda aos mais altos padrões de segurança e que seus registros de saúde estejam protegidos.

O acesso móvel ao prontuário eletrônico também permite um diagnóstico multidisciplinar – modelo que facilita e agiliza o atendimento médico, garantindo que a instituição se destaque por seu trabalho humanizado e seguro.

Claro, empresas de todos os setores têm o mesmo objetivo: maximizar a sua receita. Isso também é verdade quando tratamos de organizações voltadas aos cuidados médicos. Embora a prestação de cuidados com a saúde seja a prioridade, o aumento da receita garantirá que a sua clínica médica continue funcionando por muitos e muitos anos.

Sistemas de gestão com ferramentas de acesso móvel ao prontuário eletrônico do paciente ajudam a gerenciar as finanças e verificar quais pacientes se encontram em débito com a clínica médica. A ferramenta também conta com relatórios financeiros simplificados que facilitam o controle de contas a pagar e a receber, entre outros. 

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quais são as vantagens do acesso ao prontuário eletrônico do paciente que tal descobrir qual o melhor sistema de gestão para clínicas de pequeno porte?

Um comentário para “1”

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.