Prontuário eletrônico ou de papel: qual é a melhor opção?

Prontuário eletrônico ou de papel: qual é a melhor opção?

Qualquer profissional de saúde está familiarizado com a importância de registrar adequadamente todos os dados e informações dos pacientes, de forma que isso facilite consultas futuras e esclareça eventuais dúvidas ou questionamentos. Dentro desse contexto, decidir entre um prontuário eletrônico ou de papel é fundamental.

As duas opções ainda são razoavelmente utilizadas no mercado brasileiro, embora boa parte dos médicos já venha se rendendo às possibilidades da tecnologia e usam soluções modernas para facilitar a sua rotina atribulada.

Confira este post e descubra qual é a melhor opção para o seu dia a dia!

As principais diferenças entre os dois prontuários

O prontuário de papel, como o próprio nome já sugere, tem como principal característica ser um arquivo físico, ou seja, ter as informações inseridas em uma folha ou formulário impresso. Por si só, isso já denota a possibilidade de problemas e erros, visto que essa opção pode sofrer danos, como amassados, rasgos, manchas ou mesmo a perda.

Pensando na principal vantagem, vale citar que ele não exige praticamente nenhum treinamento à sua equipe de colaboradores, pois a secretária precisa apenas saber como organizar os itens de acordo com um padrão estabelecido pela empresa ou por você.

No entanto, isso pode implicar em outro problema. Como esse tipo de documento pode variar de local para local ou até de acordo com as preferências do profissional de saúde, há o risco real de, caso outro especialista precise consultar os dados de um paciente que não seja seu, ele possivelmente enfrentará alguma dificuldade para entender as anotações, tornando o trabalho menos eficaz.

Outra desvantagem importante do papel em relação ao prontuário eletrônico é no que diz respeito ao armazenamento, visto que a papelada acabará demandando muito espaço no consultório para ser arquivado e, tendo em vista que os históricos precisam ser guardados por 20 anos, de acordo com a lei.

Também há uma questão importante no tocante à dinâmica e à velocidade do compartilhamento de informações. O prontuário eletrônico permite que tudo seja preenchido de forma rápida e compartilhado em tempo real, o que pode ser crucial em uma eventual situação de urgência ou de emergência, ou seja, otimizando o processo.

Já em termos de desvantagens, uma reclamação constante de quem ainda não conhece bem os prontuários eletrônicos é que eles demandam um treinamento específico para os funcionários. Entretanto, isso não é um fato, visto que esses sistemas estão cada vez mais intuitivos e simples de serem dominados por pessoas comuns.

Outro ponto é que a aquisição de um prontuário eletrônico demandaria uma destinação de recursos considerável, com investimentos em hardware e softwares. Mas isso é algo discutível, uma vez que esses programas estão barateando e, sobretudo em médio e longo prazo, oferecem um excelente custo-benefício.

Vantagens de escolher o prontuário eletrônico

Agora que você já conheceu um pouco melhor quais são as principais diferenças entre os dois tipos de prontuários e como eles impactam o dia a dia do seu consultório, chegou a hora de compreender as vantagens de optar pelo modelo eletrônico. Confira a seguir alguns benefícios que essa escolha trará para o seu empreendimento.

Mais segurança

Uma das principais vantagens que podem ajudá-lo a decidir entre um prontuário eletrônico ou de papel é que a versão digital é, definitivamente, muito mais segura. Isso ocorre porque quando os dados ficam armazenados em nuvem, é menos provável que qualquer informação se perca ou se torne inacessível.

Esses problemas ocorrem comumente com o prontuário de papel, que acaba se tornando inelegível com o passar do tempo ou no caso de acidentes.

O software também possui diferentes níveis de acesso, o que permite que apenas os profissionais devidamente registrados possam acessar o que está no registro.

Maior produtividade

Todo mundo sabe que uma das maiores reclamações dos pacientes nos consultórios médicos é o tempo de espera. Por isso, qualquer solução que otimize os atendimentos deve ser muito bem-vinda, não é verdade? Pois o prontuário eletrônico favorece a produtividade da empresa, o que se reflete em uma maior fidelização do público.

Na versão de papel, encontrar os dados de cada pessoa atendida pode ser um tremendo desafio, resultando em um grande desperdício de tempo. Com um sistema digitalizado, por meio de mecanismos de pesquisa e filtros de direcionamento, você torna o seu trabalho muito mais ágil, deixando a rotina mais eficiente e embasada.

Acesso remoto

Talvez você ainda não tenha pensado sobre isso, mas o fato é que, algumas vezes, pode ser necessário ter acesso aos dados do paciente mesmo quando você não estiver no consultório, especialmente em casos de emergência. Dentro dessa realidade, o prontuário eletrônico é, mais uma vez, a opção mais eficiente e acertada.

As informações podem ser acessadas remotamente por diferentes plataformas ou profissionais que tenham a devida permissão, ainda que estejam fora da clínica médica ou mesmo em outra cidade, estado ou país. Além disso, o sistema permite que os registros sejam acessados simultaneamente, o que pode otimizar o trabalho em equipe.

Grande praticidade

Independentemente da sua especialização na medicina, o prontuário eletrônico traz muito mais praticidade para a sua rotina e contribui para que você ganhe autoridade no seu ramo. Além de facilitar a armazenagem e o acesso aos dados das pessoas atendidas, o sistema favorece o processo de análise de consultas e diagnósticos.

Isso contribui, até mesmo, para um melhor controle epidemiológico de uma determinada região, uma vez que o programa pode utilizar filtros que possibilitam que os pacientes sejam designados de acordo com uma enfermidade ou área, por exemplo, ajudando na identificação de possíveis endemias e epidemias.

Como você pôde ver, decidir entre um prontuário eletrônico ou de papel pode ser mais fácil do que você imaginava, uma vez que a versão digital acaba sendo muito mais prática, segura e com melhor custo-benefício, sobretudo em médio e longo prazos.

E agora, pronto para decidir? Ficou interessado nesse tipo de solução? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco, conheça nossos produtos!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Grupo SYM.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?