Aprenda 3 dicas de ouro para melhorar a comunicação com pacientes

Aprenda 3 dicas de ouro para melhorar a comunicação com pacientes

Aprimorar o relacionamento interpessoal e otimizar o atendimento no consultório são atitudes fundamentais para que os profissionais de saúde possam ter sucesso em suas carreiras atualmente. Diante dessa realidade, aprender a melhorar a comunicação com pacientes pode ser muito interessante.

O fato é que, por mais que saibamos disso, é sempre um desafio conseguir ser claro e objetivo nas consultas, ao mesmo tempo em que você mantém a sua autoridade como detentor dos conhecimentos médicos e estreita os laços com aquele ser humano.

Para agregar mais conhecimento, confira este post e descubra como fazer isso!

A importância de ter uma boa comunicação

Estabelecer uma boa comunicação com os pacientes é muito importante na vida de qualquer médico, afinal, os diagnósticos passam não apenas pelo exame físico, pela anamnese e interpretação dos exames, mas também por uma análise holística daquele ser humano como um todo, bem como seus hábitos, expectativas e anseios.

Sendo assim, é fácil perceber que estreitar os laços e criar uma relação de confiança é necessário, pois qualquer indivíduo que chega para uma consulta se sentirá muito mais à vontade de compartilhar a sua intimidade com um profissional empático, que demonstre que realmente se importa com as pessoas.

Dicas infalíveis para uma boa comunicação

Agora que você já observou um pouco melhor qual é a importância de ter uma boa comunicação com os seus pacientes no consultório, é interessante também aprender como mudar as suas ações e adequar a rotina para conseguir fazer isso e fidelizar o público. Confira 3 dicas infalíveis a seguir!

1. Escute os seus pacientes

Uma das dicas de ouro para melhorar a comunicação com pacientes é, logicamente, escutá-los com atenção. Afinal, quando apenas um dos lados expressa suas opiniões, fica muito difícil estabelecer um relacionamento e ganhar relação de confiança. Não caia na tentação de tornar qualquer conversa unilateral.

Ao mostrar empatia e interesse, você deixa espaço para aquele indivíduo se abrir, o que pode ser de grande importância para que ele tenha sucesso em passar o que realmente pensa e sente. Essa é uma das maneiras mais simples e eficientes de garantir a satisfação do público e o estreitamento dos laços.

2. Seja empático na consulta

Por uma questão inerente ao seu ofício, os médicos tendem a ser os profissionais que mais dão notícias desagradáveis para as pessoas. E, por razões óbvias, nem todos os pacientes receberão esses comunicados de uma forma pacífica. Dentro dessa realidade, apostar em níveis elevados de empatia é fundamental.

Essa também é uma maneira estratégica de evitar desavenças no futuro. É preciso abusar desse sentimento, intencionalmente ou não, até o dia em que isso acabar se tornando algo natural e corriqueiro para você. Como praticamente tudo na vida, a empatia pode ser conquistada com treino, colocando-se no lugar do outro.

3. Passe orientações de forma clara

Um dos grandes desafios para o profissional com uma formação tão técnica quanto um médico é passar orientações de forma clara, ainda mais para pessoas que não possuem muitos conhecimentos sobre a área de saúde. O que for passado de maneira dúbia, por exemplo, pode causar efeitos muito desagradáveis.

Certifique-se que os pacientes tenham entendido plenamente tudo o que foi dito, para não ocorreram equívocos. Evite o uso de termos e jargões médicos em demasia, apostando em palavras que demandem menos esforço para serem compreendidas. Se for o caso, peça para que a pessoa repita o que foi dito, impossibilitando erros.

Seguindo essas dicas para melhorar a comunicação com pacientes, você evitará problemas e facilitará muito a sua rotina no consultório!

Gostou do post? Então, continue por aqui e confira também nosso artigo sobre os tipo de pacientes mais comuns!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Grupo SYM.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?