Veja como otimizar o atendimento dos pacientes no consultório

Empreender no mercado de saúde é sempre um desafio, especialmente em um momento tão competitivo da economia brasileira como os dias de hoje. Diante dessa realidade, apostar em diferenciais é fundamental para o sucesso e, por isso mesmo, você não pode deixar de ver como otimizar o atendimento no consultório.

Existem algumas atitudes relativamente simples, mas que podem tornar o seu negócio muito mais receptivo para o seu público e também fazer com que o seu nome ganhe autoridade e credibilidade no seu setor. Quer aprender a fazer isso? Então confira as dicas que separamos nesse post:

Invista em treinamento de pessoal

Um dos primeiros passos, para você que deseja entender como otimizar o atendimento dos pacientes no consultório, consiste em ter a consciência de que investir em treinamento de pessoal é imprescindível. Não encare isso como uma despesa, mas sim como uma aplicação de retorno garantido em curto, médio e longo prazos.

A pessoa que trabalha na secretaria, por exemplo, é quem faz o contato inicial com os pacientes na grande maioria das vezes e, por isso mesmo, quanto melhor preparado esse profissional estiver, melhor visto será o seu empreendimento. Além de cursos de aperfeiçoamento, tenha uma visão franca sobre os valores e objetivos da sua clínica, para alinhar as atuações.

Tenha uma boa infraestrutura

Nenhum empreendimento funciona bem se não tiver uma infraestrutura que permita isso. Portanto, você precisa investir nesse item se quiser otimizar o atendimento dos pacientes no consultório. Como é um ambiente relacionado com o setor de saúde, passar a impressão de limpeza e organização é muito importante.

A fachada, por exemplo, precisa ser elegante e condizente com o seu ramo de atuação, bem como com a missão e os objetivos da sua empresa. Pinturas descascando ou jardins malcuidados podem causar um efeito muito ruim para sua credibilidade. Aparelhos de ponta e um ar-condicionado funcionante são outros artigos indispensáveis.

Facilite a marcação das consultas

Ter horários extras e facilitar a marcação e a administração das consultas é outro item essencial para otimizar o atendimento dos pacientes no consultório. Sobretudo em tempos corridos como os dias de hoje, oferecer um pouco mais de flexibilidade pode ser um tremendo diferencial para o seu negócio.

É muito importante tornar a sua agenda organizada e, se possível, proporcionar eventualmente horários de consulta em dias e períodos menos ortodoxos, de forma que até mesmo quem trabalhe em horário comercial consiga ser atendido. Não encontrar nenhuma data compatível com a sua disponibilidade pode afastar clientes.

Aposte na aquisição de itens extras

Alguns itens extras podem otimizar o atendimento dos pacientes no consultório. Sabemos que esse é um ofício que, invariavelmente, acaba proporcionando atrasos e, para minimizar esse problema, você não pode abrir mão de uma estratégia de conferir mais conforto e distrações para os pacientes e os acompanhantes na sala de espera.

Além de revistas e jornais atualizados, uma televisão com uma programação interessante pode ser uma ótima escolha. Disponibilizar Wi-Fi também é outro diferencial, muito importante nos dias de hoje. Para completar, um cafezinho quente e biscoitos são itens infalíveis para tornar a espera mais agradável.

Ofereça um atendimento personalizado

Ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, as consultas não acabam quando os seus pacientes saem do seu consultório. Os bons profissionais se importam com seus clientes e fazem de tudo para que eles se sintam cuidados, atendendo às suas necessidades e acompanhando a sua evolução na conduta proposta.

Essas atitudes se resumem em um atendimento personalizado e, naturalmente, acabam sendo uma excelente ação de marketing pessoal. Se você quiser ser mais ousado, uma boa ideia é oferecer descontos para os próximos retornos ou amostras de produtos de interesse para o seu público, como flúor, creme, fio dental etc.

Não abra mão do atendimento humanizado

Em qualquer área de medicina, abrir mão do atendimento humanizado é um tremendo erro. Infelizmente, com a alta competitividade do mercado e as enormes exigências que essa área impõe sobre os seus profissionais, não é raro que esse aspecto acabe ficando em segundo plano. No entanto, é preciso lutar para que isso não aconteça.

Além de uma boa estrutura e estratégias inteligentes, é importante apostar em uma boa relação com o seu público. Algumas atitudes simples, como não ter pressa no atendimento e ouvir com paciência, estão entre as que determinam mais diretamente o nível de satisfação das pessoas com o profissional.

Aposte em um software de gestão

Em tempos nos quais a tecnologia se faz presente em praticamente todos os ramos de atuação, apostar em um software de gestão é fundamental para ter sucesso na área de saúde e também para otimizar o atendimento no consultório. É uma solução com excelente custo-benefício, que pode elevar o patamar da sua empresa.

Ele permite, por exemplo, que você faça um cadastro independente dos seus clientes, o que fará com que, quando alguém telefonar para a clínica para marcar uma consulta, os seus dados e informações já estejam disponíveis para a secretária, economizando tempo de todas as partes envolvidas e minimizando as chances de erros.

Esses cadastros facilitam também a vida do profissional de saúde, pois ele acaba tendo um acesso muito mais simples e dinâmico a todo o histórico e o receituário das pessoas que vai atender — tudo isso ao alcance de poucos cliques. Vale lembrar que tudo o que está armazenado no programa está protegido e criptografado.

O software de gestão também configura uma vantagem financeira, pois ele termina com a necessidade de planilhas de papel, ao unificar todos os processos com segurança, permitindo um controle mais fácil de todos os detalhes de faturamento do empreendimento, mesmo que você esteja em outro local.

Com essas dicas simples, você pode conduzir a sua empresa muito mais facilmente para uma trilha de sucesso e lucros no mercado de saúde. E agora, entendeu como você pode otimizar o atendimento dos pacientes no consultório? Gostou desse conteúdo e quer otimizar o seu atendimento? Então não deixe de criar uma conta em nosso portal para testar o nosso serviço!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *