Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Existe um software seguro para atendimento médico?

Existe um software seguro para atendimento médico?

Recentemente, os softwares para atendimento médico atingiram seu potencial máximo em relação a segurança! A internet e a velocidade das novas tecnologias aprimoraram os recursos deste tipo de solução, tornando-as cada vez mais úteis em todos os tipos de cenários.

No entanto, existem muitos tipos de ferramentas e funções diferentes para avaliar se um software é seguro para atendimento médico ou não, e saber como escolher o certo requer tempo e pesquisa.

Felizmente, essa é nossa área de atuação! Por isso, criamos este conteúdo completo para ajudá-lo a escolher o melhor e mais seguro software para atendimento médico – porque sim, eles existem.

Portanto, se você quer saber mais sobre como escolher um software seguro para atendimento médico, confira o conteúdo que preparamos a seguir!

Por que você precisa de um software seguro para atendimento médico?

Por que você precisa de um software seguro para atendimento médico?

Isso pode parecer ingenuidade, mas muitas clínicas e consultórios ainda resistem ao uso de softwares para otimizar o atendimento médico. Por quê? Porque em alguns casos a aplicação e a abordagem são diferentes e deixam todos receosos.

Muitos gestores deste tipo de negócio não necessariamente vêem as vantagens de integrar software de atendimento médico em suas rotinas diárias.

Mas, na realidade, sabemos que isso pode economizar muito dinheiro, fornecer proteção superior para os pacientes e para os profissionais e reduzir o risco à medida que mais dados de saúde e segurança são coletados ao longo do tempo.

Além disso, existe uma dificuldade real em produzir relatórios precisos sobre as atividades de gestão do consultório ou clínica médica. As pessoas ficam ocupadas, os incidentes podem não parecer grande coisa ou a papelada se perde na confusão do dia a dia.

Relatórios e rastreamentos precisos permitem que os consultórios evitem incidentes antes que eles aconteçam!

Essas medidas preventivas ajudam a melhorar as condições de trabalho e garantem a conformidade em toda a rotina. Por isso, um software seguro para atendimento médico é uma parte importante do gerenciamento eficaz e pode substituir métodos de relatório desatualizados e defeituosos usados ​​no passado.

Como escolher um software seguro para atendimento médico?

Como escolher um software seguro para atendimento médico?

Resistência pode ser um termo muito forte, mas alguns softwares podem ser difíceis de usar sem a orientação de um especialista.

Muitas empresas desenvolvem hábitos de rastreamento e geração de relatórios de incidentes que são difíceis de mudar. É por isso que a integração pode levar tempo e uma compreensão real das vantagens de usar um software seguro para atendimento médico de última geração. 

No entanto, muitas empresas oferecem softwares compatíveis com diferentes sistemas, ou seja, não é preciso ser um especialista para integrar o software em sua operação existente. Mesmo que você precise fazer algumas alterações ou contratar um profissional de tecnologia, isso é algo que provavelmente só precisará fazer uma vez.

Este é outro motivo pelo qual é tão importante escolher um software que possa crescer com sua empresa. Observe a capacidade do software para se adaptar às suas necessidades no momento da compra.

Além disso, é importante se atentar a questões, como:

Avalie o grau de dificuldade em utilizar o software

Outra questão com a qual muitos empregadores se preocupam é a capacidade de seus funcionários de usar e obter o máximo do software.

Muitas pessoas desenvolvem rotinas de trabalho nas quais passam a confiar. Embora essas rotinas nem sempre tenham o uso mais eficiente do tempo, elas são confortáveis.

Um software seguro para atendimento médico requer que todos o utilizem corretamente para que funcione como deveria. A implementação pode ser difícil quando você tem uma ampla gama de funcionários que precisam aprender a usar o software. No entanto, isso pode ser compensado por empresas que oferecem uma ferramenta intuitiva e fácil de usar.

Verifique se existem inconsistências no software para atendimento médico

Falamos um pouco sobre isso antes! Um software seguro para atendimento médico não pode fazer seu trabalho se as informações não forem colocadas no sistema de forma consistente, ou seja, todos precisam estar de acordo com os novos procedimentos e devidamente treinados sobre como usar o software.

Ocasionalmente, os consultórios podem ter dificuldade em implementar um software porque ele não está sendo usado regularmente. Quando você está tentando usar muitos métodos diferentes para rastrear incidentes e gerenciamento de risco, é fácil perder ou ignorar as informações.

Um software seguro para atendimento médico torna mais fácil manter todas as informações cruciais em um só lugar. Ele também atua para ajudar a manter a conformidade, permanecer em dia com as normas e reduzir amplamente o risco de acidentes no local de trabalho.

Identifique o software seguro para atendimento médico ideal para você

Cada clínica médica ou consultório têm suas necessidades. Por isso, é muito importante avaliar o que você realmente está procurando em um software para atendimento médico.

Todas as empresas da área da saúde devem colocar a segurança de seus pacientes e funcionários em primeiro lugar. No entanto, o software que elas utilizam deve funcionar de uma maneira que suporte isso. Para algumas, isso significa ser capaz de rastrear incidentes rapidamente e relatar mudanças importantes às autoridades.

Outros podem precisar de um software que converta toda a sua papelada em um vasto banco de dados de informações seguras. Isso não é apenas fantástico para a avaliação de risco, mas também permite que os gestores criem materiais de treinamento específicos para seu setor.

Antes de escolher o melhor software para você, sente-se e crie uma lista de verificação de todos os recursos que você acredita serem necessários. Ao falar com um fornecedor de software, pergunte sobre esses recursos e descubra exatamente como o software deles funcionará para você.

5 dicas para escolher um software seguro para atendimento médico

5 dicas para escolher um software seguro para atendimento médico

Como dissemos anteriormente, se você está optando por migrar para um novo fornecedor ou se está implementando uma solução pela primeira vez, você deseja ter a certeza que escolheu o software mais adequado às necessidades da sua organização.

É importante considerar as necessidades de sua instituição de saúde, bem como as necessidades de seus pacientes e funcionários.

Certifique-se de criar uma lista de recursos que você deve ter para saber o que o software deve ter. Em seguida, use a lista a seguir como um guia para outras considerações que você deve ter em mente ao procurar o melhor software para atendimento médico.

1. Pesquise sobre o fornecedor

Certifique-se de escolher um fornecedor que já existe há algum tempo! Você precisa ter certeza de que o fornecedor escolhido para implementar as soluções de software em sua empresa resistiu ao teste do tempo.

Depois de passar pelo longo e tedioso processo de escolher um fornecedor e um software, implementar a solução e treinar seus gestores e funcionários, a última coisa que você vai querer fazer é repetir esse processo algum tempo depois.

2. Saiba se o software passa por atualizações regulares

Nenhum software é perfeito. Um fornecedor confiável sabe que seu produto sempre pode ser aprimorado e trabalha para melhorá-lo. Procure um software que forneça atualizações e melhorias a cada poucos meses.

3. Tenha garantia sobre o fornecimento de suporte

Qualquer novo software deixará os usuários com pelo menos algumas perguntas. É importante escolher um software que venha com uma equipe de atendimento ao cliente que responda às suas perguntas de forma rápida, confiável e correta. Se o site do fornecedor inclui depoimentos, certifique-se de lê-los para ter uma ideia melhor de como outras empresas se beneficiaram com o uso do software.

4. Garanta o acesso aos dados para tomadas de decisão

Certifique-se que o software ofereça as ferramentas analíticas que você precisa para fornecer as informações e tendências necessárias para que o gestor tome decisões informadas.

Os dados são preciosos! Podem ajudar os profissionais envolvidos a identificar adequadamente as áreas problemáticas e concentrar seus recursos na melhoria dessas áreas.

A responsabilidade também aumenta, ao usar o software de segurança que melhor se adapta à sua empresa, uma vez que ações corretivas e outras soluções podem ser rastreadas dentro do software para garantir que sejam concluídas.

5. Saiba se o software se integra ou substitui outros sistemas

O melhor e o mais seguro software para atendimento médico substituirá ou se integrará a outros departamentos, como a contabilidade e a gestão do estoque. Ao implementar uma estratégia de segurança, é importante que todos os departamentos entendam os procedimentos e se mantenham informados.

A melhor solução pode fazer mais do que simplesmente reduzir os riscos quanto às falhas de segurança, ela também pode otimizar seus processos e aumentar a conformidade com os regulamentos.

Garantir a escolha de um software seguro para o atendimento médico gera confiança e respeito entre seus funcionários e seus pacientes. Ao considerar o software que a sua clínica ou consultório médico usará, lembre-se das dicas deste artigo.

Agora que você já sabe mais sobre como escolher um software seguro para atendimento médico, que tal entender um pouco mais sobre como implementar um software sem mudar a rotina do consultório?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *