Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Software médico: 10 motivos para investir nessa ferramenta

Software médico: 10 motivos para investir nessa ferramenta

Nos últimos anos, o uso do software médico passou a ganhar grande popularidade entre as clínicas e instituições de saúde. O software médico se tornou crucial para o amplo setor da saúde, pois ele permite que os profissionais consigam monitorar e gerenciar toda a organização da assistência médica bem como todos os dados do paciente.

Assim, o software médico de gerenciamento, podemos dizer que é uma parte integrante da maioria das práticas médicas de hoje. O software médico pode lidar com as operações diárias e simplifica os todos os fluxos de trabalho clínicos.

Você conhece os benefícios do software médico? Você sabe o que significa e como funciona?

O que é um software médico?

É sabido que a era tecnológica está cada vez mais presente em nossas vidas, e isso não é diferente no mercado de trabalho. Com os novos apps e smartphones, tablets, inteligência artificial que já é utilizada dentro da medicina cirúrgica, é impossível evitar a resistência às novas formas tecnológicas. Elas definitivamente vieram para ficar.

Mas estes ainda não são os principais argumentos que daremos a seguir. Siga-nos!

A rotina de trabalho de uma clínica é bastante complexa e exige um alto grau de orientação profissional e administrativa de gerência de dados e informações. Por esta razão, como não era para deixar para trás, o software médico foi criado para este fim.

Mas afinal, o que é um software médico?

Um software médico é todo programa usado dentro de um contexto médico, que pode ser desde para fins diagnósticos, terapêuticos e de gerenciamento de controle de uma clínica ou instituição médica.

O software ainda deve seguir normas estabelecidas ainda pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), bem como normas internacionais da Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA), órgãos que regulam o funcionamento de dispositivos eletrônicos para o ramo da saúde.

Links para as normas regulamentadoras:

Sempre devemos lembrar que o desenvolvimento de uma clínica está ligada à forma como ela trata seus pacientes e administra internamente seus serviços.

Benefícios da implementação do software médico

Benefícios da implementação do software médico

Esses sistemas de gerenciamento já oferecem aos seus clientes soluções dinâmicas para coordenar todas as tarefas e processos organizacionais por meio de fluxos de trabalho mais aprimorados, eficiências adicionais e uma grande miríade de outros benefícios.

Para saber mais sobre como um sistema de gerenciamento clínico é baseado em nuvem precisamos antes entender como ele aborda os seus problemas relacionados à gestão clínica.

Há uma ampla variedade de benefícios tangíveis e intangíveis associados à implementação do software médico em clínicas de todos os tamanhos. Para o profissional que entende da necessidade de organização, é de extrema valia acondicionar o bom funcionamento de sua clínica.

Abaixo estão listados 10 dos principais benefícios de gerenciamento médico.

1. Simplicidade

Sim, ele traz simplicidade para as consultas do paciente, bem como o seu tratamento, o faturamento médico, pagamentos e serviços que atendem a outros requisitos da clínica ou instituição médica.

Para que os processos cotidianos sigam de forma organizada e planejada, o apoio de um sistema prático e simples só tende a otimizar todo o serviço. Ele ainda proporciona a automação das atividades envolvidas nas rotinas administrativas. As tarefas são executadas de forma mais fácil e ágil, otimizando todo o tempo dos gestores e dos funcionários, diminuindo a espera dos pacientes pela devida atenção.

2. Alívio das preocupações

De acordo com um estudo recente da psicologia, a crise do esgotamento profissional, também chamada de síndrome de burnout, vem crescendo e concentrando-se na natureza exigente de lidar com o trabalho e como isso afeta a saúde do profissional. Com a síndrome, sobrevém a exaustão emocional, despersonalização profissional e uma sensação de ineficácia pessoal. Na visão de Meyer, estamos apenas começando a experimentar quais benefícios para os pacientes são possíveis.

Nos últimos anos, tornou-se evidente que os médicos passaram a desenvolver crescentes taxas de sobrecarga muito altas. As profissões médicas apresentam baixas no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Por isso, à medida que a digitalização e o uso da tecnologia se amplia e se dissemina, os profissionais da saúde aliviam sua carga de estresse. Por exemplo, hoje nos Estados Unidos, os pacientes são o grupo de usuários que mais cresce em registros médicos eletrônicos.

A informatização também permite que os médicos ajudem os pacientes de formas que não eram possíveis antes. Essa capacidade de ajustar protocolos eletronicamente permitiram que se implantasse mudanças muito mais rápidas. A praticidade de obter registros pelo mesmo software médico impulsiona melhorias reais no atendimento.

Apenas com pequenos toques na tela, pode-se obter resultados negativos ou positivos, em qualquer lugar ou hora.

3. Prontuário Digital

Trata-se de um cadastro completo do paciente. O prontuário eletrônico cadastra desde anamneses a modelos de formulários. Além disso, imprime atestados, textos e blocos de anotações, gera receitas médicas e laudos no mesmo instante.

4. Agenda de Consultas

A agenda está integrada ao prontuário do paciente. Ela tem a função de marcar e remarcar, além de agendar retornos com apenas uns poucos cliques. Ainda gera relatórios de agendamentos, controla os comparecimentos e as faltas dos pacientes.

5. Faturamento

Esta função permite fazer o lançamento de contas médicas diretamente no prontuário do paciente, gerando os arquivos XML, prontos para envio para as operadoras. Além disso, também imprime guias TISS, totalmente preenchidas. O médico pode contar com os módulos financeiros de estoque, além de muitas outras especialidades.

Outra principal vantagem do software médico é a otimização dos custos da instituição. As plataformas específicas de controle financeiro permitem, por exemplo, a organização do fluxo de caixa, permitindo um rígido controle de todas as despesas da clínica. Assim, é possível identificar e eliminar gastos que são desnecessários, realocando recursos para as atividades que precisam de maior atenção e assim, aumentar os lucros.

Software médico - Diminuição de erros humanos

6. Diminuição de erros humanos

A utilização do software médico faz aumentar a segurança do paciente, uma vez que as prescrições de medicamentos se tornam mais legíveis. Além disso, a informatização dos registros e informações médicas permite a realização de validações dos dados clínicos.

Dessa forma, a incidência de erros humanos, que é muito freqüente em hospitais, por exemplo, tende a diminuir. Com esse procedimento, o paciente terá mais garantias de receber o tratamento e obter resultados clínicos mais satisfatórios.

7. Segurança

Maior segurança no armazenamento de informações. O armazenamento seguro de dados é outra importante vantagem do software médico. Ainda existe uma perda considerável por parte delas, e isto acaba gerando impactos negativos para o funcionamento da clínica. Com o software médico, permite-se a criação automática e periódica de backups de todos os dados gerados, sejam eles financeiros, administrativos ou clínicos, preservando-os por períodos indeterminados.

8. Agendamento online

O agendamento online de consultas e exames. Nada melhor para um paciente do que ter a possibilidade de agendar suas consultas e exames online, sem ter que sair de casa. O software médico também oferece esse agendamento, aumentando o conforto dos pacientes. Com isso, diminui os custos com sistemas como call center, por exemplo.

9. Agilidade e acesso à informação

Permite a integração dos dados de diferentes especialidades da clínica para outras instituições e colaboradores, como farmacêuticos, profissionais e técnicos de laboratórios, clínicas de imagem, etc. Todas as informações podem ser disponibilizadas remotamente pelos funcionários. Assim, é possível evitar que os profissionais envolvidos se percam nas diferentes unidades de saúde, otimizando o tempo de dedicação ao paciente.

O acesso em tempo real do software médico permite que seus atendimentos, serviços internos e seus pacientes obtenham informações práticas sobre a maioria dos procedimentos. Uma vez que se opta pelo uso do software médico, imediatamente se alavanca uma comunicabilidade e praticidade melhor com seus pacientes e sua equipe.

10. Compreender a evolução

Com um estudo da dimensão da sua área de atuação profissional, será possível entender melhor o passado, o presente e o futuro. Isso, observando todas as estatísticas de um determinado período, você pode ainda ter uma boa noção de onde estava a sua clínica, e agora para onde ela deveria ir. Ele permite realizar uma análise mais descritiva dos dados que permitem analisar o passado e revelar o que aconteceu no faturamento.

O software médico como ótimo investimento!

O software médico como ótimo investimento!

A medicina é uma área que sempre se adaptou ao meio, evoluindo com o tempo e com as tecnologias. Com o software médico é a mesma coisa. No antigo sistema de prática profissional, quando era baseado em arquivos de papel, havia pouco espaço físico tantos arquivos e menos visibilidade de procedimentos complexos. Hoje, com o software médico digital, novas formas podem ser testadas, tudo pode ser inovador.

Além disso, se os profissionais se concentrarem nas funções do software médico, em um curto espaço de tempo estarão iniciando suas práticas sem planejar com tanta antecedência, investimentos em TI de longo prazo, etc.

Desta forma, os médicos logo poderão implementar as soluções tecnológicas mais acertadas nos momentos adequados ao longo da sua vida profissional. Usar o software médico é como ter um assistente digital para garantir que suas tarefas sejam cada vez mais precisas e também consigam fornecer informações baseadas em dados sobre a saúde financeira de sua clínica.

O software médico é tão importante para as práticas cotidianas que além destes principais benefícios citados acima, também ao automatizarem tantas tarefas, o profissional ainda poderá liberar a sua equipe para que se concentre em iniciativas de maior prioridade.

Como prática recomendada, até mesmo antes de adquirir o software médico, comece a automatizar todos os fluxos de trabalho de integração de novos clientes para que sejam incluídas futuramente tarefas automatizadas pela equipe de suporte no novo aplicativo.

Agora então você já sabe o que é um software médico e quais são seus benefícios para um bom investimento! O software médico nada mais é do que um programa eletrônico específico para a área da saúde que possui inúmeros recursos que automatizam as suas operações clínicas.

Então, antes de implementar um software médico profissional, certifique-se de que sua equipe esteja realmente pronta e comprometida em usá-lo e mostrar aos pacientes a evolução de seu trabalho. Lembre-se! O seu programa deve ser um recurso útil, não apenas uma reflexão tardia!

À medida que a sua clínica cresce, você terá menos tempo entre os pacientes para concluir a documentação clínica. Por isso, este software médico será totalmente útil, permitindo que você profissional possa manter constantemente os registros sem gastar toneladas de horas extras.

Afinal de contas, como vimos antes, passar muitas horas no trabalho é comprovadamente uma das principais causas de esgotamento mental e físico do médico profissional.

E agora? Você não precisa esperar até 2025 para começar a ver os benefícios da nova tecnologia em suas mãos! Agora você já viu que precisa otimizar. Faça disso uma boa prática para acompanhar os processos rotineiros de seu trabalho e de sua clínica. Você pode começar a colher os 10 benefícios agora mesmo se implementar o software médico.

A parte mais difícil, daquele período da papelada já acabou! Agora que você sabe o que procurar em um sistema de software médico, será infinitamente mais fácil avaliar todas as opções disponíveis e tomar uma decisão informada para a sua prática.

E é justamente aí onde nós entramos. Com o Meu Consultório, ajudaremos você a entender as opções de recursos do seu software médico e descobrir como este investimento fará toda a diferença em sua clínica.

O software médico Meu Consultório já está disponível no mercado, oferecendo um sistema diferenciado e exclusivo para o segmento da saúde. Se você tem uma clínica médica ou um consultório, então você precisa conhecer todos os benefícios deste software para a gestão da sua clínica médica.

Então, entendeu o que fazer para otimizar bem as funções de sua clínica? Entre em nosso blog e conheça nosso produto!

2 comentários para “Software médico: 10 motivos para investir nessa ferramenta

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.