Saiba a relevância de ter os resultados de exames laboratoriais anexados ao prontuário do paciente

A saúde é, sem dúvida, uma das grandes preocupações das pessoas. Hoje, a necessidade por bem-estar e qualidade de vida tem tornado as visitas regulares ao médico um verdadeiro hábito.

Nesse contexto, os exames de rotina — a exemplo do famoso checkup e dos exames laboratoriais — são cada vez mais comuns e, inclusive, são recomendados mesmo para aquelas pessoas que não têm nenhuma queixa ou sintoma de doença.

A prevenção está em pauta e você, médico, precisar estar a par dessa realidade, orientando e acompanhando seus pacientes sobre os seus benefícios. Além disso, é essencial que você esteja alinhado com as novas tendências e tecnologias capazes de tornar esse acompanhamento mais ágil, completo e valioso para o paciente.

Pensando em ajudar, no post de hoje vamos mostrar a você as vantagens de ter o resultado de exames de laboratório anexados ao prontuário do paciente. Continue com a leitura e saiba mais!

1. Economia de tempo

Um dos grandes benefícios de se ter os resultados dos exames anexados ao prontuário do paciente é a economia de tempo que o médico pode ter. Como informações valiosas já foram levantadas por meio dos testes clínicos, como hemogramas, exame de urina, entre outros, a avaliação do profissional da medicina se torna mais ágil.

Em vez de essas informações estarem contidas em outro local, ao deixá-las anexas ao prontuário, evita-se a necessidade de expedientes administrativos de busca e conferência por parte do médico ou de outro funcionário do consultório.

2. Agilidade nas conclusões

Outro ponto bastante relevante diz respeito à agilidade nas conclusões. A rotina de um médico, em geral, é bastante atarefada e, por isso, otimizar o tempo é uma necessidade constante.

Sendo assim, ao anexar os resultados de exames laboratoriais ao prontuário, o profissional pode, por exemplo, ouvir as queixas do paciente e tão longo confrontá-las com os testes. Isso agiliza bastante as conclusões, além de torná-las mais seguras.

3. Melhor compreensão do histórico do paciente

Ao solicitar um determinado exame, o médico espera ter algum indicativo sobre como anda a saúde do seu paciente. De certa forma, a junção dos resultados dos testes requisitados ao prontuário ajuda o profissional a entender mais sobre o histórico da saúde do indivíduo.

Alterações em hemogramas, por exemplo, podem indicar problemas na alimentação da pessoa, predisposição ao desenvolvimento de doenças etc. Esse histórico é essencial para diagnósticos e prognósticos mais precisos.

4. Facilidade na integração de profissionais

É importante, também, mencionar que ter os resultados dos exames de maneira acessível e juntos do prontuário, facilita muito a integração da equipe. Por exemplo, se mais de um médico acompanha um paciente, eles poderão realizar o atendimento sem a necessidade de discussão constante, pois, a partir dos resultados que ali estão, já é possível que ambos entendam a situação sem necessariamente ter que conversar um com o outro.

5. Menor índice de erros

Por fim, um prontuário completo e munido dos resultados de exames laboratoriais é um forte reforço na qualidade do atendimento. Como dito, a rotina dos médicos é bastante atarefada, e tudo aquilo que puder otimizar o tempo e o trabalho é bem-vindo.

Com os resultados sempre à mão, o médico está muito menos suscetível a erros e conclusões equivocadas, pois as informações mais elementares do paciente são facilmente acessadas pelo sistema.

E então, percebeu a relevância de se adotar um sistema capaz de integrar o resultado de exames de laboratório com o prontuário do paciente? Saiba mais sobre a importância da tecnologia na organização da sua rotina e do seu consultório: curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *