Prontuário eletrônico: como ele pode otimizar a rotina no consultório médico?

Hoje em dia, o uso do prontuário eletrônico é um fato real em quase todos os consultórios médicos do país e também lá fora. Em média, entre 4 e 5 instituições de saúde já utilizam sistemas de registros de dados de seus clientes, considerando porém, que nem todos os profissionais da saúde ainda trabalham plenamente com as novas tecnologias. Por isto, é muito importante a inserção digital dentro do consultório médico.

É sempre válido lembrar que clínicas e consultórios médicos devem dispor de sistemas automatizados, seguindo “padrões software de serviço”, ou “Software as a Service” (o famoso SaaS).

Se a revolução digital chegou nos lares e nos ambientes de trabalho, a solução do prontuário eletrônico veio para ficar. Além de otimizar e diminuir a grande carga de trabalho, o prontuário eletrônico vem transformando também toda a rotina do consultório. Neste artigo vamos explicar o que é o prontuário médico e por que ele é tão importante para o profissional da saúde.

O que é um prontuário eletrônico?

Um prontuário eletrônico nada mais é do que uma tecnologia já utilizada em instituições de saúde, que servem para registrar, armazenar e controlar digitalmente informações dos pacientes, seu tratamento, diagnóstico, além de disponibilizar uma enorme quantidades de recursos online.  

Além disso, sempre é importante destacar que o papel da tecnologia que existe recentemente no mercado de trabalho, só tende a se aperfeiçoar, e com isso, o atendimento direto ao cliente. Podemos citar várias implicações como pontos que ajudam a contribuir para o aumento dessa eficiência dentro dos consultórios.

A seguir:

  • Colaboradores e clientes, com o passar do tempo, terão cada vez mais controle e visibilidade sobre a agenda da empresa;
  • Será possível marcar, cancelar e remarcar procedimentos que antes eram feitos apenas por ligações telefônicas ou mensagens de emails;
  • Todos os processos serão otimizados de forma a agilizar as possibilidades e necessidades da maioria dos usuários.

No decorrer deste artigo, veremos que a administração, no final das contas, não é uma tarefa tão complicada, dada a grande eficiência que os softwares novos dispõem de recursos para usuários novos e avançados.

Agora que você já sabe o que é um prontuário eletrônico, veja algumas das principais modificações que podem ocorrer no dia a dia do seu consultório médico.

Prontuário eletrônico: como ele pode otimizar a rotina no consultório médico?

Qual a importância do prontuário eletrônico na rotina do consultório médico?

Destacamos 3 pontos importantes de como o prontuário eletrônico pode ajudar de forma positiva a sua clínica:

1. Controle e qualidade

Em primeiro lugar é válido citar que o atendimento via o prontuário eletrônico soluciona toda a carga de serviço, permitindo ao usuário do aplicativo ter tempo disponível para aperfeiçoar, desenvolver e adiantar tarefas. Entre as principais funções de controle, encontramos:

  • registro de histórico de pacientes, disponibilização de laudos online e exames realizados;
  • registro de planilhas financeiras e suas receitas;
  • automatização de processos burocráticos necessários do profissional;
  • digitalização de documentos, certificados digitais e assinatura digital do profissional;
  • otimização de pastas e materiais;
  • maior segurança para o paciente, privacidade e confidencialidade;
  • uso de backups, digitalização e valor jurídico;
  • redução e supressão de erros de registro;
  • maior controle de todos os processos da clínica.

2. Flexibilidade

  • uso de mensagens eletrônicas, lembretes e SMS;
  • download de todos os arquivos a partir de qualquer dispositivo, com criptografia de dados;
  • maior acessibilidade e mobilidade para a equipe do consultório médico;
  • vantagem de trabalhar na nuvem com acesso pelos recursos de desktop, smartphone, tablet, iPad ou notebook;
  • colaboração, customização, centralização de dados e informações;
  • redução de custos com a virtualização dos servidores;
  • maior organização dos dados;
  • mobilidade, permitindo aos médicos poderem participar de eventos, congressos e palestras.

3. Atendimento

  • agilidade no agendamento tornando mais prático;
  • aumento da taxa de frequência e confirmação de pacientes;
  • melhor eficiência em todos os atendimentos;
  • maior comodidade para o cliente;
  • compartilhamento de informações de pacientes entre as clínicas, laboratórios, agências de seguro de saúde e outras.

Desta forma, com a utilização do prontuário eletrônico é possível incorporar todos os antigos documentos do consultório, e com chance de integrar muito mais, garantindo maior agilidade na pesquisa de informações. Além disso, o profissional terá em suas mãos uma ampla visão de todos os procedimentos que se realizam no consultório.

A mudança é explícita: depois de utilizar o aplicativo de um prontuário eletrônico uma vez, será impossível voltar atrás e imaginar a rotina do consultório como era antes.

Prontuário eletrônico: como ele pode otimizar a rotina no consultório médico?

Estudando a necessidade de um prontuário eletrônico

Antes de percorrer o caminho da inserção digital, é importante que o profissional saiba, além das vantagens e benefícios que o prontuário eletrônico pode trazer para seu consultório,  identificar a sua necessidade. Ele saberá como adequar os processos que já existem para uma nova plataforma de trabalho e interação.

Assim, destacamos alguns pontos para a decisão na escolha de um prontuário eletrônico:

1. Segurança

O papel sempre foi muito importante para o trabalho de uma forma geral. Porém, ele também tem o seu risco garantido com:

  • o extravio de documentos;
  • acúmulo e uso de espaço físico;
  • a importância do negócio sustentável e ecologicamente correto, reduzindo o impacto na natureza.

2. Novos tempos

  • Para uma empresa ou instituição ser considerada moderna não é preciso apenas de tecnologia, mas é importante saber que ela já se insere dentro das necessidades e valores de seu tempo;
  • o mundo digital lida com novas práticas no cotidiano de trabalho como o compartilhar de informações, diferentemente da burocratização e centralidade com o papel;
  • o avanço tecnológico da medicina diagnóstica evolui com a tecnologia digital, sendo que análises clínicas, ressonâncias, ultrassonografias e exames em geral, já são disponibilizados em formato digital.

3. Acessibilidade

  • A importância e a atenção do profissional em ter em mãos todo o registro e histórico do paciente, sem se preocupar com as famosas pastas e arquivos suspensos;
  • as fichas de papel que contém dados podem ser demorados ou impedidos de sua leitura, implicando em dificuldade no atendimento e no diagnóstico;
  • a facilidade de inclusão, exclusão, correção e compartilhamento de todas as informações;
  • diferentemente de estar presente no consultório, o profissional pode acessar os dados de um cliente a qualquer hora e em qualquer lugar.

4. Suporte

A empresa que trabalha com o aplicativo de prontuário eletrônico irá oferecer suporte no seu uso diário. Mesmo que o aplicativo seja simples e de fácil uso, sempre é importante ter o vínculo com os técnicos à sua disposição, dando suporte e tirando dúvidas. Desta forma, evite adquirir outros aplicativos que sejam gratuitos ou baratos e suspeitos.

Uma nova cara para seu consultório

Os cuidados de uma clínica ou consultório médico geram uma enorme variedade de informações e dados. A “cara” do consultório é medida pelo grau de organização de seus procedimentos de atendimento. Os dados organizados criam a plataforma de apoio para decisões importantes, tratamentos adequados, atendimentos personalizados, diagnósticos, etc.

Com um prontuário eletrônico em ação, o profissional conseguirá ter tantas informações quanto necessárias antes da consulta, graças às possibilidades do aplicativo. Com os dados, ele poderá reunir e administrar de forma atenciosa e personalizada toda a informação clínica, facilitando a sua rotina de trabalho.

Por outro lado, pouco adianta a automatização dos serviços se a prática rotineira de organização do consultório médico não estiver em harmonia com um sistema de trabalho e procedimentos. Por esta razão, o uso de aplicativo deve ser bem estudado para não prejudicar ainda mais a possibilidade de customização.

Crie seu diferencial com a escolha de um sistema de prontuário eletrônico! O mundo passa por processos muito rápidos, e hoje em dia torna-se muito arriscado guardar e fazer uso de informações pelos meios físicos, como os HDs, servidores, fichários e pastas.

O mais incrível é que quando o paciente realizar sua consulta médica, o profissional da saúde terá em mãos todas as suas informações online, podendo o paciente retornar com outro profissional onde acrescentará mais observações sem substituir novos documentos. Por isso, o prontuário eletrônico além de automatizar e personalizar, ele ajuda a gerenciar.

Vimos que o prontuário eletrônico é uma das ferramentas mais importantes na gestão de consultórios, clínicas, instituições de saúde e que nos últimos anos, vem cada vez mais se consolidando no mercado em contínua expansão. Podemos dizer que o prontuário eletrônico já é, evidentemente, uma tendência real em todo o mundo. Especificamente no Brasil, o crescimento com o uso do prontuário eletrônico contribuiu para o avanço da competência no atendimento dos profissionais da saúde.

Prontuário eletrônico: como ele pode otimizar a rotina no consultório médico?

Decidindo pelo aplicativo

Não perca seu tempo em investimentos de softwares de segunda mão ou gratuitos! Pense e comprove o software ideal que seja desenvolvido especialmente para ajudar os profissionais da área da saúde a gerenciar as suas informações e dados de seus consultórios.

Escolha pelo sistema que possibilite todo o acesso livre às ferramentas que irão otimizar o tempo gasto nas atividades do consultório. Este tempo perdido com as tradicionais burocracias de documentos físicos será convertido nos cuidados da saúde de seus pacientes.

Lembre-se! O prontuário eletrônico é uma melhor opção de arquivamento seguro e de organização de seus processos clínicos. Por este motivo, o aplicativo deverá satisfazer as suas necessidades como os problemas de segurança, que são tão comuns, o acesso imediato ao lançamento de diferentes tipos de arquivos e mídias digitais, entre outros.

Com os prontuários de papel, e com eles todos os antigos ficheiros e pastas, tinham como característica fundamental servir de apoio de arquivos e consulta das informações recolhidas pelo consultório. Nesses procedimentos, os riscos de de perdas são consideráveis, dada a fragilidade e vulnerabilidade dos materiais, possibilitando ainda, problemas e erros médicos, que podem ser comuns, nestes procedimentos.

Como importante benefício, além da recomendação dada pelos principais órgãos institucionais da saúde, de nível nacional e internacional, está o papel da secretaria da clínica. Vale lembrar que o uso do prontuário eletrônico não torna obrigatório nenhum tipo de treinamento prévio para a sua equipe de colaboradores, já que a secretária somente precisará dar continuidade aos procedimentos anteriores, e otimizar a organização de acordo com o padrão estabelecido pelo consultório médico.

Neste sentido, torna-se infinitamente mais proveitoso o uso de um aplicativo compartilhado do que a centralidade das informações em um espaço físico apenas. O prontuário eletrônico é um excelente aplicativo que serve muito bem para as funções que são imprescindíveis para avaliação clínica dos pacientes de um consultório médico.

Prontuário eletrônico: como ele pode otimizar a rotina no consultório médico?

Conhecendo as vantagens do Meu Consultório

Depois de conhecer todas as vantagens e necessidades de trabalhar com um prontuário eletrônicos, de averiguar todos os pré-requisitos e as pré-condições mínimas e necessárias para o uso em sua clínica médica, veja como é funcional, prático e compensador o sistema do Meu Consultório.

Ele foi especialmente elaborado para auxiliar tanto aos profissionais da área da saúde, técnicos de enfermagem e médicos, como para também gerenciar empresarialmente o seu consultório, como uma eficaz ferramenta de administração.

O aplicativo ainda possibilita a acessibilidade com as ferramentas que otimizam todo o tempo gasto nas demais atividades do consultório, e principalmente consegue lançar diferentes tipos de datas e marcações, arquivos de mídia, planilhas eletrônicas, todas organizadas com data e recursos de pré-visualização.

A praticidade que o software têm em suas funcionalidades, reduzem ao máximo as possíveis falhas e problemas que com os arquivos se teria anteriormente. Garantindo pela segurança do aplicativo, a manutenção de suas configurações, salvam arquivos de forma eficaz, sem margem de erros, sem deterioração, sem riscos. Por este e outros motivos, vale muito a pena investir no uso destes recursos tecnológicos como o aplicativo do Meu Consultório.

E você, já sabe como contar com as vantagens de um bom sistema de gestão? Com este sistema, você terá acesso a ferramentas que irão otimizar o seu tempo, para que você possa se dedicar ao cuidado da saúde de seus pacientes.

Se você deseja prosseguir aprendendo mais sobre como otimizar a gestão do seu consultório, está por dentro dos principais aspectos sobre a importância do uso dos prontuários eletrônicos médicos, aproveite visitando e assinando a nossa newsletter. Assim, você receberá conteúdos exclusivos por e-mail mantendo-se sempre atualizado!

Já está pronto para decidir? Então, já não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo, faça parte do diferencial! Se você gostou deste conteúdo, saiba mais 7 dicas para aumentar eficiência no atendimento. Não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais e divida essas informações com seus amigos!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *