Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

O que os médicos pensam sobre a telemedicina?

O que os médicos pensam sobre a telemedicina?

O que os médicos pensam sobre a telemedicina? A área da medicina vem mudando constantemente e a tecnologia agora desempenha um importante papel na rotina de consultórios, clínicas médicas e hospitais.

Como os médicos sempre procuram as melhores maneiras para tratar seus pacientes, a tecnologia trouxe numerosos avanços para o campo da medicina. E, graças a esses avanços tecnológicos, como a telemedicina, os pacientes podem obter acesso aos serviços médicos ou às informações que antigamente não estariam disponíveis à eles.

Apesar da telemedicina existir há mais de 40 anos, trata-se de um campo que, impulsionado pela pandemia causada pelo novo coronavírus, cresce rapidamente na atualidade.

Sabemos que, entre inúmeros benefícios, a telemedicina pode ajudar a reunir o paciente e o médico com mais eficiência. Mas, dado o contexto, é fundamental entendermos o que os médicos pensam sobre a telemedicina.

Quer saber mais sobre o que os médicos pensam sobre a telemedicina? Confira o conteúdo que preparamos para você!

Quais são os desafios e as oportunidades para os médicos que implementam a telemedicina?

Quais são os desafios e as oportunidades para os médicos que implementam a telemedicina?

Para entender um pouco mais sobre o que os médicos pensam sobre a telemedicina, vamos falar sobre dois estudos que destacam os desafios e as oportunidades para os profissionais que a implementam.

Ainda existem barreiras ao uso da telemedicina nas práticas médicas, mas isso pode mudar – e uma razão pela qual isso pode mudar drasticamente é o esgotamento, não do paciente, mas do médico.

De acordo com uma pesquisa do American College of Physicians, ainda existem obstáculos à implementação da telemedicina por parte de alguns médicos especialistas e os motivos mais comuns são as barreiras regulatórias.

E os motivos menos comuns, mas ainda importantes são: alguns médicos acham difícil integrar o teleatendimento em suas rotinas e também estão preocupados com o fato de os pacientes não terem acesso à tecnologia necessária.

De fato, apenas porque uma prática possui a tecnologia para ser aplicada não significa que ela é realmente utilizada com todo o seu potencial. A tecnologia para gerenciamento de atendimentos remotos está disponível apenas para parte da população mundial, mas aqueles que possuem os recursos para realizar as consultas online têm uma alta taxa de uso, cerca de 63% utilizam semanalmente.

Muitos médicos gostariam de aprender mais sobre as soluções tecnológicas disponíveis, de acordo com o estudo, com 55% dos médicos que não possuem tecnologias implementadas e 51% dos que têm algumas implementações manifestam o interesse.

Entretanto, uma pesquisa da Amwell revela que os médicos não apenas estão interessados ​​no potencial da tecnologia para melhorar o acesso dos pacientes aos cuidados, melhorando os resultados, atraindo e retendo pacientes, mas eles também estão interessados ​​na telemedicina em si. Os especialistas mais dispostos a praticar atendimentos por meio da telemedicina, em particular, também estão entre os mais requisitados.

As principais especialidades dispostas a atender via telemedicina, diz o relatório, incluem urologia, medicina de emergência, doenças infecciosas, psiquiatria, pediatria, oncologia e neurologia.

A boa notícia sobre a adoção da telemedicina, de acordo com a pesquisa, é que ela está sendo adotada muito mais rápido que outras tecnologias em um estágio semelhante de desenvolvimento de mercado.

O aumento da disposição dos médicos para atender os pacientes por meio de videochamadas, além de contribuir para o controle da crescente escassez de médicos, suas altas taxas de burnout e um cenário mais favorável de forma geral, sinaliza um boom nas consultas online nos próximos anos.

Possibilidades da telemedicina

Possibilidades da telemedicina

Dependendo do perfil do médico, ele irá aderir e utilizar a telemedicina para realizar consultas.

Assim como faria presencialmente, o médico pode receber e analisar imagens de diagnóstico, como ressonâncias e seu histórico médico. Desta forma, o médico de telemedicina pode ter informações suficientes para fazer um diagnóstico e até criar o plano de tratamento apropriado.

Alguns profissionais de saúde possuem sistemas remotos de monitoramento de pacientes. Esses sistemas remotos estão constantemente coletando e enviando dados para outras agências de saúde para interpretação. Este é um passo importante na telemedicina, porque mesmo se você estiver em casa, poderá facilmente fornecer as informações mais recentes sobre a saúde ao seu médico. Uma enfermeira pode vir, instalar todo o equipamento em sua casa, realizar os testes necessários e transmitir os dados ao médico.

A telemedicina é excelente para médicos e pacientes que procuram atendimento em busca de tratamentos ou diagnósticos. Além disso, a telemedicina também pode ser um ótimo sistema de suporte. Você pode usar as ferramentas apropriadas para obter informações médicas e de saúde do paciente utilizando apenas a internet.

Até os médicos mais experientes precisam aprimorar suas habilidades de tempos em tempos, e a telemedicina está aí para ajudar. Médicos e outros profissionais da saúde podem ouvir palestras e obter demonstrações da mais recente tecnologia sem sair do consultório.

Esse tipo de tecnologia de telemedicina é ainda mais importante para os funcionários da área da saúde, especialmente os que se voluntariam em lugares distantes. As instalações médicas nem sempre estão próximas. Receber tratamento ou informação pode ser quase impossível. Por isso, a telemedicina pode ajudar a salvar muitas vidas.

Os benefícios da telemedicina

Os benefícios da telemedicina 

Existem inúmeras vantagens na telemedicina. Uma das maiores é que o médico é capaz de fornecer  atendimento e informações às quais o paciente não poderia ter acesso prontamente.

Para que você possa entender melhor, confira a seguir as principais vantagens da telemedicina:

Aumento do alcance médico

Desde o início da telemedicina, seu benefício mais aparente é permitir que médicos e prestadores de serviços ampliem seu alcance além de suas instalações até o canto do mundo onde a conectividade permitir.

Isso permite que os médicos maximizem seu alcance, especialmente para aqueles pacientes localizados em uma área menos densa. Isso também melhora a eficiência da assistência médica, em que uma especialidade pode ser implantada em locais de alta demanda, não importa a que distância.

Mais pacientes podem ser atendidos

O tempo do médico é precioso, assim como todo mundo, mas sempre há um momento em que há um intervalo entre os agendamentos, uma desistência ou um “tempo de inatividade” – que pode ser de 10 minutos a 1 hora.

Os médicos podem maximizar seu tempo de trabalho, dividindo as chamadas de teleatendimento usando um software para telemedicina que possua funcionalidades específicas para que possam atender quando quiserem.

Conveniência para médicos e pacientes

Um dos benefícios mais óbvios da telemedicina não é outro senão trazer conveniência a pacientes e médicos.

A conveniência surge com a eliminação do tempo desperdiçado tanto para os médicos quanto para os pacientes, que costumam ficar aguardando longas horas na sala de espera do médico.

Para isso, recomendamos o uso de uma solução de telemedicina que possa caber no seu fluxo de trabalho atual e maximizar o efeito da conveniência.

Economia de custos

Com um software de telemedicina completo, você não precisa de uma clínica física para realizar seus atendimentos.

Soluções de telemedicina literalmente permitem que você administre uma clínica online sem sair de casa!  Elas permitem que faça o agendamento das consultas com facilidade e de forma automatizada, armazenam as consultas e o histórico médico, registros de saúde, de cobranças e muito mais.

Para os sistemas de saúde, o uso de um software para a telemedicina significa que eles terão que digitalizar parte de seu fluxo de trabalho, o que reduz muita papelada, registros médicos perdidos e muitos outros benefícios que podem resultar em economia de custos em termos financeiros e de recursos humanos.

Obtenção rápida da segunda opinião médica

Em alguns casos, o tempo está passando contra os pacientes e os médicos precisam obter opinião de outro especialista.

Usando o software para telemedicina, os médicos podem estabelecer rapidamente uma videochamada segura para obter a segunda opinião, economizando tempo e salvando a vida dos pacientes.

Os pacientes adotam a prática

A telemedicina é um relacionamento de amor ou ódio. As pessoas que ainda costumavam visitar fisicamente podem se sentir desconfortáveis ​​ao usar a telemedicina.

No entanto, para as pessoas que costumam fazem tudo com seus computadores ou dispositivos móveis, a capacidade de obter uma consulta rápida com seu médico onde quer que estejam são as tendências a seguir.

Qualidade de saúde aprimorada

Estudos têm demonstrado constantemente que a qualidade da assistência médica aumenta sempre que a telemedicina é implantada com a redução da taxa de retorno.

Os médicos são capazes de fazer um acompanhamento muito melhor com seus pacientes em comparação com a visita tradicional. Os pacientes podem acessar seus médicos sempre que sentirem que algo está errado, isso pode reduzir a falsa visita de atendimento urgente e, às vezes, salvar uma vida antes que tudo dê errado.

Solução mais inteligente

Com a ajuda de softwares desenvolvidos especialmente para a  telemedicina e que incorporam o prontuário eletrônico do paciente, soluções de cobrança, garantia de segurança dos dados sensíveis, entre outras funcionalidades já citadas, a telemedicina avança muito mais rapidamente do que as atuais instalações tradicionais construídas a partir de paredes feitas com tijolos.

O uso de uma solução para telemedicina significa que o médico poderá explorar essas novas tecnologias com um custo menor de mudança e, além disso, otimizar a sua prática diária.

Agora que você já sabe mais sobre o que os médicos pensam sobre a telemedicina, que tal entender um pouco mais sobre como escolher o melhor sistema para a prática da telemedicina?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.