Quais são os riscos de não informatizar o consultório médico?

Quais são os riscos de não informatizar o consultório médico?

Em muito pouco tempo, a área da medicina se tornou cada vez mais dependente da informatização e dos computadores. Tanto para levar as ferramentas mais avançadas para diagnóstico seja para acompanhar de perto o tratamento de pacientes. A influência da tecnologia e principalmente dos apps pode ser vista como um novo fenômeno, não apenas no seu celular ou iPhone, mas também para os profissionais da saúde. Neste texto, entenda por quê existem riscos de não informatizar o consultório médico.

Os benefícios da informatização na área da saúde incorporam observação de sistemas de imagem, acompanhamento de processos laboratoriais clínicos, armazenamento de registros médicos, operações clínicas, bem como registros médicos de saúde. A utilização dos apps nos consultórios de saúde vem ajudando muito e transformando a rotina de médicos e profissionais a avançar na ciência médica para um melhor nível de qualidade no atendimento aos pacientes.

O uso de apps nos consultórios médicos

O uso de apps nos consultórios médicos 

O consultório médico típico depende muito da tecnologia utilizada para as suas operações de rotina no seu dia-a-dia. Tudo deve ser incorporado, desde o agendamento do paciente, o faturamento até a apresentação de feedback do paciente. É verdade que hoje, muitos dos médicos já não escrevem mais prescrições em papel, já que agora podem enviar uma prescrição digital do seu app diretamente para a farmácia ou demais serviços que fornecem atendimento ao paciente. Durante o diagnóstico, muitos médicos podem consultar vários bancos de dados online sobre as condições médicas apenas utilizando um computador, celular ou tablet, ao invés de checar arquivos físicos.

Assim, muitos dos consultórios médicos estão começando a progredir para os sistemas organizacionais baseados em nuvem e compartilhadas as suas informações com outros profissionais da saúde. Praticamente tudo, os serviços de arquivamento, cobrança e prescrição são todos online agora, e na maioria das práticas, o que torna os consultórios mais eficientes, reduzindo o estresse para os pacientes.

Caso seu consultório esteja se preparando para adentrar em um novo modelo de serviço de prestação médica, atualizando seu sistema mais antigo para um sistema baseado em nuvem, aqui veja por quê riscos de não informatizar o consultório podem ser grandes.

Os riscos de não informatizar o consultório

Os riscos de não informatizar o consultório

No início, a implantação dos apps foi resistido por muitos médicos, mas agora os softwares médicos são parte aceita da prática médica. A verdade é que a maioria dos médicos possui um computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico no seu consultório para uso próprio, mesmo que não possua um EHR.

Hoje existem muitos aplicativos, mas somente alguns poucos realmente oferecem um bom serviço com pacotes de programas e serviços disponíveis para atender às necessidades da sua clínica médica. Tudo depende do seu tipo de prática médica. Saiba o por quê de ter riscos de não informatizar o consultório listados aqui abaixo.

Registros médicos eletrônicos

Existe uma razão para que pessoas prefiram optar por escolher consultórios médicos que usem um sistema eletrônico ao invés dos velhos arquivos em papel. Assim, com os registros eletrônicos médicos, é possível disponibilizar todas as informações necessárias instantaneamente sem a preocupação de uma folha ou bloco de anotações se perder.

Melhoria no atendimento e agendamento

Como reduzir o estresse em um consultório médico? Ter um programa de agendamento que proteja automaticamente os serviços comuns de agendamento, como reserva, rede de contatos, etc., é evitar grandes problemas, e estes riscos de não informatizar o consultório, são importantes de levar em conta.Com um software de agendamento é possível gerenciar pacientes e funcionários, enviando lembretes automáticos para que seus pacientes não percam a sua próxima consulta.

Problemas com as finanças

A equipe de finanças e cobrança que usa o software de gerenciamento podem diminuir drasticamente os erros em escritórios que empregam serviços financeiros. Agora é possível garantir que a equipe compartilhe dados financeiros com o pessoal responsável sem chance de erro, e por serviço de cobrança via Internet. 

Estar mais inserido no mercado de trabalho

O número de usuários, profissionais e pacientes que dependem do uso de dispositivos se torna cada vez maior. Em práticas que se compartilha software com serviço de cobrança, por exemplo, geralmente apenas o lado comercial da operação é informatizado. De qualquer forma, usando integralmente ou parcialmente softwares, a verdade é que em algum ponto há aplicativos. Assim, os riscos de não informatizar o consultório se tornam mais suaves. 

Quando um consultório implementa um aplicativo médico, a equipe clínica tratará de se condicionar a esse novo modelo. Mas, com opções e considerações em relação a softwares médicos, como adquirir um com sabedoria? Vimos que profissionais médicos estão usando e por quê se reconhece os riscos de não informatizar o consultório, como com o que descobriremos a seguir.

Acessibilidade

A maioria dos softwares de gerenciamento de prática médica é projetada para serviços de rotina de consultório e salvos em um computador (PC). No entanto, está se tornando cada vez mais comum o faturamento de serviços hospedados em servidores remotos. Quando o programa de cobrança é hospedado remotamente, o software fica disponível para todos os profissionais da clínica. Ali, a equipe usa o aplicativo de agendamento e insere dados e cobranças no sistema.

Backup

Por isso, há muitas vantagens e benefícios nessa prática com essas ferramentas. Outra vantagem é que o consultório não precisa comprar ou manter um servidor, o que pode oferecer algum custo. O backup de restauração deve ser levado em conta se já estiver usando um EHR. 

Os colaboradores podem compartilhar online os formulários mais usados, bem como as listas de planos contratados. Em um consultório que não possui um EHR, há grande chance de haver riscos de não informatizar o consultório.

Rede de contatos 

Outro ponto importante de evitar riscos de não informatizar o consultório é sobre a prática de acesso à Internet que permite, através dos EHR, essencial para referências e comunicações com fornecedores.

A tecnologia certa para o seu consultório médico

A tecnologia certa para o seu consultório médico 

Esses softwares ajudarão seu consultório de saúde a funcionar de maneira mais suave, para que você possa atender seus pacientes mais rapidamente e sem correr mais riscos de não informatizar o consultório.

Como vimos, a área dos cuidados de saúde está em constante evolução, com novos medicamentos, e a tecnologia inovadora não fica para trás. Embora quase todos os consultórios de saúde estejam sempre à procura de formas novas de melhorar a forma como acompanham seus pacientes, eles podem não ser tão vigilantes quando se trata de fazer um check-up ou diagnóstico no consultório. Esses apps irão lhe ajudar a manter seu consultório médico funcionando sem problemas à vista e sem riscos de não não informatizar o consultório.

A informatização dos processos já é uma realidade para a maioria dos consultórios atualmente. Afinal, o enorme tempo gasto com arquivos de fichas, agendas de papel, guias e prontuários preenchidos à mão já não se encaixam nas novas necessidades de clínicas e consultórios médicos, não é verdade?

Com a informatização, o médico agora poderá visualizar e manipular todas as informações dos seus pacientes de forma rápida e com maior segurança, evitando erros e dedicando mais tempo a um atendimento de qualidade.

Mas, se você ainda se pergunta, por quê informatizar o consultório médico, vejamos:

A grande vantagem de automatizar a rotina de trabalho de um consultório médico é a centralização e padronização das informações, que ficam reunidas e integradas em um só lugar — elas podem ser acessadas de qualquer dispositivo e a qualquer hora, bastando apenas de um acesso à internet.

Assim, é possível garantir o desenvolvimento e crescimento do consultório médico, e a melhoria no atendimento ao paciente, bem como do fluxo de trabalho para toda a equipe. Mas, entre os principais benefícios da automatização do consultório médico, além das que já destacamos anteriormente, se você ainda tem dúvidas, observe:

Custo e benefício

O processo de informatizar um consultório médico não se torna um grande investimento quando comparado aos inúmeros benefícios que ele pode trazer. Na verdade, com a popularização de aplicativos e a alta concorrência, é possível encontrar sistemas com valores acessíveis e relativamente baixos.

Contudo, vale destacar que a escolha de um sistema deve sempre estar pautada nas necessidades do consultório e nas funcionalidades oferecidas pelo software de gestão. No processo de informatização do consultório médico, é importante considerar que todo o sistema esteja integrado entre todos os setores, e que as informações possam ser acessadas automaticamente, além da possibilidade do armazenamento em nuvem.

Então, na hora da escolha é fundamental priorizar a qualidade do software, a reputação do fornecedor e a sua capacidade para gerir múltiplas funções.

A possibilidade de gestão centralizada

Como sabemos, a rotina de um consultório médico vai muito além da realização de atendimentos aos pacientes. Os médicos se tornam gestores do seu próprio negócio e passam a ter uma série de responsabilidades para manter o empreendimento funcionando.

E com a informatização e automatização desses processos, pode-se passar a ter maior controle sobre tudo o que ocorre dentro do consultório, e além de ter uma maior praticidade, já que não é preciso buscar a agenda da secretária para conferir um compromisso ou mesmo ter que acessar outros documentos ou aplicativos isoladamente.

Maior produtividade

Um consultório informatizado permite que todos os processos da clínica sejam padronizados e simplificados, desde o agendamento de uma consulta e o gerenciamento da agenda até o cadastro e histórico de informações dos pacientes.

Com um gerenciamento mais eficiente de toda a rotina do consultório e a otimização do tempo, a eliminação de processos manuais, médicos e colaboradores passam a se dedicar ao que realmente é importante, oferecendo não apenas maior produtividade, mas uma melhoria na qualidade do atendimento.

Melhor organização dos dados

Com a eliminação dos processos manuais e o registro correto das informações, tanto os pacientes como o próprio consultório se beneficiam. Afinal, a partir da automatização os dados passam a ser centralizados, o que permite também uma melhor organização e padronização do que está sendo inserido no sistema.

As informações de todos os pacientes podem, então, ser facilmente acessadas com a categorização específica de cada prontuário, o que permite que os dados possam ser encontrados com praticidade, uma vez que seguem a mesma estrutura em todos os registros.

Customização dos prontuários eletrônicos

Integrar as informações de todos os pacientes é, sem dúvida, uma das grandes vantagens. Assim, é possível ter seções, campos e protocolos específicos, que estejam adequados às necessidades de atendimento. Com um prontuário integrado, o médico conseguirá acessá-lo antes mesmo da consulta, possibilitando saber o histórico do paciente, sua evolução médica, laudos, e até verificar resultados de exames anteriores.

Além disso, com o uso de softwares de gestão é possível manter um histórico documentado do paciente, o que torna a consulta mais precisa e segura. Em caso de dúvida, o médico pode se certificar da procedência de um exame ou até requisitar outro, garantindo a segurança das informações, a qualidade no atendimento e a possibilidade de personalizar os prontuários médicos.

Emissão de laudos online

E com as novas ferramentas já é possível encaminhar automaticamente os exames por e-mail, sem a necessidade de processos manuais, que sempre podem levar a erros. Além disso, é possível que o laudo retorne no mesmo dia, já com a avaliação de um profissional especialista.

Mobilidade

Outra das grandes vantagens do avanço tecnológico na área da saúde é a interface com dispositivos móveis. Trata-se, basicamente, da possibilidade de todos os dados de um paciente serem acessados a qualquer hora e a qualquer lugar por meio do armazenamento online, seja por meio de celulares, tablets ou smartphones. Assim, o médico passa a ter maior autonomia e organização na sua agenda, planejando e gerenciando de forma mais rápida todos os atendimentos, onde quer que esteja.

Gestão financeira eficiente

Ao automatizar os processos dos consultórios médicos o gestor ainda passa a ter uma melhor gestão financeira com total controle de todas as movimentações de caixa, bem como as despesas, os custos e o lucro obtido. Afinal, com todas as informações financeiras organizadas é possível estabelecer um orçamento que se encaixe na real situação do consultório, o que leva a realizar melhores investimentos, a cortar gastos desnecessários e ainda a ter um sistema de cobrança muito mais eficiente. Isso possibilita gerar automaticamente notas fiscais, gerar boletos

e controlar o índice de inadimplentes.

Informatização de seu consultório: sua melhor escolha!

Informatização de seu consultório: sua melhor escolha!

A tecnologia mudou a forma como os gestores de saúde trabalham na administração de seus estabelecimentos. Vimos que, além de automatizar processos e diminuir riscos de não informatizar o consultório, é possível facilitar a rotina dos colaboradores, com tempo e dinheiro.

Assim, com um novo sistema informatizado, pode-se sentir efeitos significativos no horizonte, e influenciar as partes envolvidas na gestão e na equipe. Com certeza, é possível ter uma considerável redução de custos, levando a uma economia e investimento de materiais.

Com todo esse investimento e qualidade, os pacientes tendem a ficar muito mais satisfeitos, bem como a equipe clínica também. Apesar desse investimento inicial, os riscos de não informatizar o consultório de forma integral podem estar presentes ainda. Por isso, para facilitar a rotina da equipe, você oferecerá mais confiança aos seus pacientes.Confira mais sobre os benefícios da informatização da sua clínica e consultório médico, e saiba como a tecnologia pode transformar a sua rotina. Quer saber mais sobre como evitar riscos de não informatizar o consultório? Leia também Software para clínicas e consultórios: qual melhor escolha?!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *