Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Entenda como funciona um receituário inteligente

Os médicos que fazem muitos atendimentos podem chegar ao fim do dia cansados, principalmente por prescreverem tantas receitas. Pode ser até difícil lembrar quais foram as orientações para cada paciente, e se a informação não for lançada automaticamente na ficha, esse lapso é capaz de comprometer os próximos retornos.

Para ajudar, já existem muitas soluções tecnológicas capazes de dar mais autonomia e segurança ao trabalho do médico, ao mesmo tempo em que melhoram o seu relacionamento com os pacientes. Uma dessas é o receituário inteligente.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é e como funciona o receituário inteligente?

O receituário inteligente geralmente vem acoplado a um software de gestão médica, tornando suas prescrições mais simples e rápidas. Dentro do sistema estão cadastrados inúmeros tipos de medicamentos e posologias.

Assim, cada vez que você for prescrever uma receita poderá completá-la automaticamente com as informações já presentes no banco de dados e mandar imprimir a sua receita em papel timbrado.

Além disso, você ainda poderá personalizar o receituário inteligente, incluindo medicamentos novos e posologias diferentes das que já estão contidas no banco de dados.

Ao usar uma solução assim, você terá muitas vantagens, como:

  • economia de tempo na hora da prescrição;
  • receitas mais legíveis para o seu paciente, reduzindo as chances de erros tanto na compra, porque o farmacêutico não entendeu corretamente as informações da receita, quanto na hora do paciente seguir o tratamento;
  • melhora na relação entre médico e paciente;
  • possibilidade de criar receitas em papel personalizado e timbrado, com o logotipo da clínica, seu nome, especialidade e CRM.

Quais são as funcionalidades de um receituário inteligente?

Como dissemos, um receituário inteligente geralmente está acoplado a um software de gestão, sendo ele uma das funcionalidades desse programa.

Um software de gestão médica é uma solução muito mais diferenciada e que oferece muitos recursos interessantes. Veja alguns.

Agenda personalizada

A agenda é uma das maiores dificuldades em qualquer clínica. Com um software de gestão médica, você conseguirá ter acesso, de forma simples e rápida, à sua agenda, que poderá ser personalizada de acordo com o tempo médio de cada um dos seus atendimentos.

E o mais bacana é que ela pode ser sincronizada com outros tipos de tecnologias, como para enviar um SMS ou uma mensagem por e-mail aos seus pacientes, informando antecipadamente o dia e o horário da consulta, reduzindo o número de faltas e de esquecimentos.

Com uma agenda mais bem organizada, você ainda consegue reduzir o tempo de espera dos pacientes, dando a eles uma atenção diferenciada e melhorando o relacionamento entre vocês.

Organização dos dados do receituário inteligente

É importante que o receituário inteligente vá além do que apenas tornar a sua prescrição digitalizada. Esses dados devem ser incorporados automaticamente à ficha médica do seu paciente.

Assim, você terá muito mais informações sobre cada paciente, analisando prescrições antigas e entendendo a evolução do tratamento, inclusive pensando em novos medicamentos e tendo atenção a informações essenciais, como alergias a determinados compostos.

Prontuário eletrônico

Se você atende muitos pacientes já deve ter notado o quanto os prontuários ocupam o espaço físico da sua clínica — e como nem sempre é fácil encontrar aquela informação que você precisa, tornando os atendimentos lentos e complexos.

Desburocratizar as clínicas médicas é uma das vantagens dos softwares de gestão, e para isso é possível contar com a funcionalidade do prontuário eletrônico.

Isso significa que todas as informações referentes aos seus pacientes ficam em um banco de dados digital, acessado apenas por pessoas cadastradas, eliminando a necessidade de um ambiente físico e tornando mais fácil encontrar o que você procura.

Outra vantagem é que, com o prontuário eletrônico, você poderá anexar exames de imagens, laudos e outros dados extremamente importantes sobre cada um dos seus pacientes, favorecendo a prescrição de tratamentos ainda mais precisos.

Por trabalhar com um banco de dados digital, nenhuma informação é perdida, podendo manter os arquivos dos pacientes por um tempo maior.

Integração com resultado de exames

Com esse recurso, você poderá anexar automaticamente o laudo dos exames dos seus pacientes ao prontuário eletrônico. Ou seja, graças a uma plataforma com vários laboratórios cadastrados, cada vez que um exame fica pronto, o software automaticamente lança essa informação no prontuário, dando mais agilidade a todo o processo.

Isso significa que você não precisará mais armazenar papéis, imagens de exames ou fazer anotações manuais. Tudo estará acessível e devidamente arquivado para consultas futuras.

Como um software de gestão pode ajudar?

Já deu para notar que tanto o receituário inteligente quanto o software de gestão de clínicas médicas têm vários benefícios, tornando o seu dia a dia mais ágil e o atendimento aos seus pacientes muito mais personalizado, não é mesmo?

Veja algumas vantagens bem interessantes.

Reduz o número de faltas

Com a integração entre a sua agenda e os disparos automáticos de e-mail ou SMS informando sobre a consulta antecipadamente aos seus pacientes é possível reduzir os atrasos e as faltas, principalmente para aquelas pessoas que acabam esquecendo ou se confundindo em relação às datas.

Como a informação é enviada antecipadamente, caso o paciente precise faltar à consulta, ele terá mais tempo hábil para realizar a remarcação.

Oferece mais agilidade ao seu dia a dia

Fazer vários atendimentos nem sempre é uma tarefa simples, e você pode perder muito tempo apenas pesquisando pelas informações necessárias, como procurando o prontuário de cada paciente em um arquivo físico.

Com o prontuário eletrônico, você controla tudo isso a partir do computador do seu consultório, podendo filtrar as informações por data ou evento e ainda analisar as imagens ou os resultados dos exames, tornando seus atendimentos mais personalizados.

Melhora a aderência do paciente ao tratamento

Se o paciente consegue entender exatamente o que está prescrito na receita e como deverá tomar o medicamento, com certeza a adesão ao tratamento será melhor, bem como os resultados vistos.

Além disso, com um atendimento diferenciado, as chances de o paciente se tornar fiel ao seu consultório aumentam, evitando erros, por exemplo, causados por uma anotação incorreta sobre o resultado de algum exame.

Integra os demais setores da sua clínica

Em clínicas maiores e com mais médicos pode ser difícil fazer a informação fluir. Se você está recebendo algum paciente por indicação de um colega, por exemplo, pode ter que refazer as mesmas perguntas por não compreender muito bem o que está descrito na ficha ou pedir ao paciente por exames que ele já realizou.

Se vocês compartilharem um sistema integrado, essas informações podem ser repassadas de forma mais fácil e rápida, apenas oferecendo o login para o prontuário eletrônico do paciente, melhorando e otimizando o seu atendimento.

Como você pôde notar, tanto o receituário inteligente quanto o software de gestão de clínicas médicas têm muitos benefícios para o dia a dia do médico, melhorando a relação com os pacientes. Se você ficou interessado e quer saber mais sobre essa solução, entre em contato conosco!

2 comentários para “Entenda como funciona um receituário inteligente

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.