Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

O que é assinatura digital para a emissão de laudos de laboratórios?

Você sabe o que é assinatura digital para a emissão de laudos de laboratórios?

Na hora de fechar um diagnóstico e oferecer um atendimento de qualidade ao paciente, o laudo laboratorial é extremamente importante para qualquer médico.

Com o avanço da tecnologia, já existe a possibilidade de emitir laudos online, por meio do envio de exames por plataformas em nuvem, oferecendo mais agilidade à rotina dos consultórios.

Você sabe como garantir que esses laudos sejam realmente confiáveis? Ou qual é o papel da assinatura digital nos laudos de laboratórios?

Neste post, você vai entender o que é a assinatura digital e como ela garante a segurança dos seus laudos. Confira!

O que é e como funciona a assinatura digital nos laudos de laboratórios?

Em 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou a RDC 30/2015, uma resolução que estipula as normas e as regulamentações obrigatórias para a digitalização dos laudos de laboratórios.

A medida veio para evitar falsificações, considerando, principalmente, o peso dos laudos clínicos e laboratoriais em várias decisões, como processos de afastamento temporário do trabalho, aposentadoria por invalidez, doping, entre outras.

A RDC 30/2015 começou a valer em 2016 e colocou fim à assinatura digitalizada, ou seja, aquela que era escaneada e colada sobre o documento.

Certificação Digital

Para entender como funciona a assinatura digital, precisamos falar sobre o conceito de certificação digital.

O certificado digital é um arquivo eletrônico que contém um conjunto de informações capazes de identificar uma pessoa física, como nome completo, CPF, entre outros dados.

No Brasil, é possível adquirir o certificado digital por meio de empresas conhecidas como Autoridades Certificadoras e que são reguladas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Após adquirir seu certificado, ele será instalado no computador do laboratório ou do hospital e inserido no laudo no momento da assinatura.

Assim, o laudo receberá uma “camada” adicional de segurança, oferecendo informações importantes, como nome e CPF do responsável, a Autoridade Certificadora, data e hora da assinatura e até possíveis alterações realizadas no documento após a assinatura.

Além disso, o certificado digital ainda garante a segurança da informação graças ao seu sistema de chaves criptografias.

Isso significa que só quem detém o outro par de chaves é que pode ter acesso à informação.

Podemos entender, então, que a assinatura eletrônica dos laudos de laboratórios oferece tanto validade jurídica quanto segurança ao documento. A assinatura eletrônica também pode estar presente em outros documentos eletrônicos, como atestados médicos, receituários e prontuários.

Confira o conteúdo que preparamos para você e saiba como reduzir faltas e atrasos em consultas médicas!

Quais as vantagens da assinatura digital?

Até aqui, você já deve ter notado alguns benefícios importantes de utilizar a assinatura digital nos seus laudos, não é mesmo? Confira mais alguns.

Cumprimento da legislação

Ao usar a assinatura digital nos seus lados, você estará cumprindo a recomendação da Anvisa, impedindo que o documento não tenha validade jurídica ou que o seu laboratório ou hospital venham a sofrer com sanções do órgão.

Redução de custos

A emissão de laudos e outros documentos eletrônicos permite reduzir a necessidade de papéis, sem que com isso você perca a validade jurídica desses documentos.

Tudo isso se traduz em menos custos com impressões e papéis para o seu laboratório ou hospital, uma vez que toda a informação necessária fica disponível no sistema.

Informação mais fluida

Os laudos eletrônicos são ótimas opções para tornar a informação mais fluida, sobretudo em grandes clínicas ou hospitais.

Como eles ficam disponíveis em uma plataforma digital, qualquer médico com as credenciais poderá ter acesso a esse dado, favorecendo o tratamento do paciente e evitando a perda de informação.

Sem falar que com o laudo digital fica mais fácil integrar as tecnologias.

Assim, os resultados dos exames podem ficar anexados ao prontuário eletrônico do paciente, reduzindo a necessidade de espaço físico para armazenamento desses dados e otimizando o tempo dos médicos entre os atendimentos.

Prevenção de fraudes

Com a assinatura digital, é praticamente impossível que um laudo seja falsificado.

Mas não é só isso. Os processos eletrônicos facilitam o rastreio da informação, minimizando os riscos de extravio de documentos e registros.

Todo esse processo reduz as burocracias, como a necessidade do carimbo médico em todos os papéis.

Quando aliado a outras tecnologias médicas, ele pode trazer mais agilidade ao dia a dia de um consultório ou hospital e ajudar a prestar um atendimento mais completo aos pacientes.

Segurança

Tanto a assinatura como o certificado digital oferecem mais segurança aos médicos e pacientes, resguardando o sigilo dessas informações.

Isso porque somente pode ter acesso a um laudo, por exemplo, quem possui o par de chaves criptografado, impedindo que pessoas não autorizadas acessem esse conteúdo.

Mobilidade

Com a assinatura digital, o médico poderá acessar as informações de laudos, exames e histórico do paciente de qualquer dispositivo, como seu smartphone ou tablet.

Isso significa que o profissional não precisará mais estar fisicamente na sua clínica para poder dar andamento aos casos.

Esta é uma opção interessante para quem atende em várias cidades ou participa de congressos frequentemente, por exemplo.

Melhora da eficiência operacional

Se todos os dados referentes aos seus pacientes ficam armazenados em um software médico, os processos internos da sua clínica ou hospital são simplificados.

Por exemplo, ao invés de armazenar as fichas dos pacientes em espaços físicos, todos esses dados ficam salvos em nuvem, com as informações trafegando em uma rede segura e criptografada.

Assim, cada vez que o paciente retornar para ser tratado com você ou com outros colegas da mesma clínica, é só acessar o registro e ter à mão informações sobre o histórico médico, os exames realizados, os medicamentos propostos, entre outras. Tudo de forma rápida e simples.

Quem garante a integridade e a confiabilidade de todos esses dados é justamente a assinatura e o certificado digital. Mais que oferecer um atendimento melhor ao seu paciente, contando com a tecnologia como aliada você também otimizará seu tempo.

Como você pode notar, a assinatura digital vai muito além do uso em laudos de laboratórios e ajuda a tornar a sua clínica ou hospital mais modernos e integrados, evitando fraudes e auxiliando na hora de otimizar as suas rotinas.

Ainda não está totalmente seguro sobre a confiança da assinatura digital nos laudos de laboratórios? Confira 6 cuidados que contribuem para segurança da informação em consultórios!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.