Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

10 dicas para a fidelização de pacientes

10 dicas para a fidelização de pacientes

A fidelização de pacientes é uma conquista importante no ambiente clínico, visto que isso acaba se refletindo em melhores serviços e atividades gerenciais eficazes. Além disso, promove a divulgação “boca a boca”, afinal, quem é bem-atendido geralmente comenta com os amigos e familiares.

Todavia, implantar a fidelização de pacientes não é uma tarefa fácil e depende de ferramentas inteligentes, que demonstrem eficácia nos procedimentos antes, durante e depois das consultas.

Se você quer desenvolver técnicas inovadoras para fidelizar seus pacientes, não perca as informações deste post. Boa leitura!

Ofereça atendimento personalizado e humanizado

1. Ofereça atendimento personalizado e humanizado pra fidelização de pacientes

O atendimento em um consultório clínico deve ser direcionado às queixas do paciente, à análise dos parâmetros laboratoriais e radiológicos e à formulação das principais hipóteses diagnósticas.

Todas essas tarefas devem ser feitas de forma personalizada e humanizada. Na primeira abordagem, algumas técnicas são recomendáveis, tais como chamar o paciente pelo nome e abordar questões familiares.

O atendimento humanizado é aquele em que o médico acolhe o sentimento do paciente e observa os valores emocionais atribuídos a cada relato. Nesse contexto, o profissional deve desenvolver ações que estreitam a relação terapêutica.

Elabore planos de descontos

2. Elabore planos de descontos para fidelização de pacientes

A fidelização é algo que pode ser expandido para um círculo de contatos e aumentar a chance de disseminação de serviços clínicos de qualidade. Nesse sentido, programas de desconto e redução progressiva dos valores cobrados são opções interessantes.

Os programas de desconto podem ser implantados para aqueles pacientes que mantêm uma rotina de acompanhamento contínuo ou para quem indicar um novo indivíduo para o atendimento médico.

A redução gradativa dos valores cobrados por procedimentos ou a formulação de pacotes de serviços pode atrair novos pacientes ou fidelizar os já existentes. Para tanto, é preciso estudar as opções mais vantajosas.

Transmita informações clínicas

3. Transmita informações clínicas

Nos dias de hoje, é comum as pessoas recorrerem primeiramente aos sites de busca em vez de tirar dúvidas com um profissional. Sendo assim, muitos indivíduos chegam ao consultório com conhecimento incorreto sobre o problema de saúde.

Para melhorar esse quadro e garantir a fidelização de pacientes, é preciso fornecer informações clínicas na forma de conteúdos mais acessíveis e com uma linguagem mais simples. Essa estratégia pode ser feita mediante implantação de um blog ou site.

Também é possível enviar o conteúdo por meio de newsletters diretamente para o e-mail dos pacientes. O importante é se tornar referência para quem está em busca de soluções para determinado problema de saúde.

Preze pela excelência em todas as etapas

4. Preze pela excelência em todas as etapas

Os pacientes têm expectativas de um bom atendimento, e esse sentimento deve começar na recepção. Colaboradores bem-treinados poderão resolver dúvidas desses indivíduos e encaminhá-los aos profissionais clínicos.

Além disso, é imprescindível o treinamento da equipe médica e administrativa para sanar qualquer problema, estando o paciente na sala de espera, no consultório ou após a realização da consulta.

Por isso, é fundamental ficar atento a fatores que comprometem a eficácia antes, durante e depois dos procedimentos clínicos, propor medidas resolutivas e acompanhar as intervenções feitas.

A fidelização de pacientes é uma estratégia que necessita de medidas direcionadas ao perfil do indivíduo atendido. No entanto, os principais métodos para garantir esse quadro perpassam pelo atendimento personalizado e humanizado, por planos de financiamento para os serviços clínicos, pela utilização de recursos eletrônicos e pelo treinamento constante da equipe.

Mantenha a disponibilidade no pós-atendimento

5. Mantenha a disponibilidade no pós-atendimento

Uma das estratégias mais importantes para trabalhar a fidelização de pacientes no seu consultório é manter a disponibilidade no pós-atendimento. Muitos profissionais acham que a consulta acaba quando o paciente sai pela porta, mas o fato é que manter o contato depois disso ajuda muito a aprimorar o relacionamento.

Diante dessa realidade, cabe a você abrir novos canais e estimular a criação de estratégias que englobam a relação posterior ao contato inicial, pois isso é fundamental para gerar uma aproximação que contribua para uma maior fidelização.

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio do envio de mensagens em datas comemorativas como o Natal e o aniversário do paciente. É fácil perceber, portanto, que um prontuário atualizado e com dados corretos é indispensável para o sucesso de qualquer clínica.

Também pode ser vantajoso apostar no envio de lembretes para a marcação de retorno de atendimentos e na elaboração de materiais informativos, com temas relativos aos cuidados com a saúde ou dicas que tenham relação com a sua especialidade.

Invista em tecnologia de ponta

6. Invista em tecnologia de ponta

Investir em tecnologia de ponta é muito importante para ganhar destaque na área de saúde, e isso também pode ser fundamental para trabalhar a fidelização de pacientes no seu consultório médico. O uso de ferramentas digitais, por exemplo, é algo que pode contribuir para a melhoria do funcionamento da empresa como um todo.

Ao trocar o papel por um prontuário ou um software de gestão online, você poderá minimizar as possibilidades de erros na marcação de consultas, ao mesmo tempo em que isso ajuda a agilizar os atendimentos e a diminuir os atrasos. É possível até gerar uma boa economia de gastos e permitir o aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis.

Aposte no poder do marketing digital

7. Aposte no poder do marketing digital

Muitos empreendimentos da área de saúde já perceberam o poder do marketing digital para o sucesso do seu negócio. Por isso, é importante perceber que essas estratégias também podem ajudá-lo a trabalhar a fidelização de pacientes no seu consultório médico por um preço que você pode pagar.

O fato é que muitas ações online custam pouco ou são até mesmo gratuitas, e isso permite que a sua empresa concorra quase em igualdade de condições com marcas maiores. Um blog, por exemplo, não custa nada, e esse espaço pode fazer com que você ganhe autoridade no ramo ao publicar artigos e conteúdos relevantes.

Ter um site oficial também é importante, pois ele passa a ser o seu endereço na web. Ali você pode, de acordo com as regras do CFM, compartilhar informações sobre a sua formação médica, sobre a sua especialização e compartilhar os contatos de telefone, e-mail e os locais nos quais você está atendendo.

Evite chegar atrasado ou demorar entre as consultas

8. Evite chegar atrasado ou demorar entre as consultas

O atraso é algo que dificulta muito a trabalhar a fidelização de pacientes no seu consultório, e você deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar que isso aconteça. Sabemos que não é fácil, sobretudo para quem vive nos grandes centros urbanos, mas existem maneiras eficazes de minimizar essa possibilidade.

Os aplicativos de trânsito, por exemplo, são armas poderosas para quem quer fugir dos congestionamentos. Sair um pouco antes de casa também ajuda bastante, embora isso nem sempre seja simples em uma rotina tão desgastante e conturbada quanto a de um profissional de medicina.

Quando o atraso for inevitável, deixe a sua equipe avisada para que os profissionais deem as devidas explicações para quem estiver na sala de espera. Vale também orientar a sua recepcionista sobre o tema e ser claro, por exemplo, quanto a encaixes e eventuais consultas de urgência ou de emergência.

Tente falar a língua dos seus pacientes

9. Tente falar a língua dos seus pacientes

A medicina tem muitos jargões e palavras técnicas, afinal, é uma área de extrema complexidade e que anda de mãos dadas com os avanços da tecnologia. No entanto, isso não deve impedir que os profissionais consigam simplificar o seu vocabulário, falando palavras que sejam de fácil compreensão por parte dos seus pacientes.

Depois de ouvir com atenção, a sua meta deve ser responder às dúvidas dos pacientes com o máximo de clareza possível, além de precisão e objetividade. Por mais corriqueira que uma expressão possa soar para quem trabalha no ambiente médico, ela pode não fazer, necessariamente, parte da rotina e do entendimento dos pacientes.

Dentro desse contexto, é fundamental apresentar respostas que sejam básicas e capazes de esclarecer tudo o que estiver relacionado ao atendimento e ao quadro de saúde daquela pessoa, bem como no que tange à realização de procedimentos, tratamentos e do retorno. É essa segurança que vai contribuir para melhorar a relação entre médico e paciente.

Invista no ambiente da clínica médica

10. Invista na fidelização de pacientes com ambiente da clínica médica

O ambiente da clínica médica é muito importante para o sucesso do seu negócio, e isso é de conhecimento geral de qualquer um que trabalhe no segmento. No entanto, o que você não pode ter pensado é que esse diferencial pode ser de grande valia para aumentar a fidelização de pacientes no seu consultório.

Ao cuidar da decoração dos ambientes e, principalmente, do conforto dos seus pacientes, você está automaticamente ganhando credibilidade e aumentando as chances de que aquelas pessoas ou até mesmo os seus acompanhantes sintam-se impelidos a marcarem os seus retornos e as próximas consultas em um local que seja agradável.

Para isso, vale investir em revistas interessantes, jornais atualizados e em uma televisão ou música ambiente. Em tempos modernos como os dias de hoje, disponibilizar Wi-Fi também é uma grande ideia. Além disso, tenha atenção à circulação do ar e à temperatura, e não deixe de oferecer água fresca e o famoso cafezinho.

O que você tem feito para fidelizar seus pacientes? Já implantou alguma dessas medidas? Ainda precisa de mais conhecimentos? Então confira também este artigo sobre como funciona um receituário inteligente.

2 comentários para “10 dicas para a fidelização de pacientes

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.