Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como uma plataforma multimídia ajuda no atendimento médico?

Na medicina moderna, uma das maiores preocupações dos profissionais da saúde é com o atendimento humanizado aliado ao uso das tecnologias. Ainda se discute muito sobre isso, pois esse equilíbrio é um desafio. No entanto, é fato que os novos dispositivos vieram para ajudar no atendimento e têm sido imprescindíveis para otimizar o trabalho. Esse é o caso da plataforma multimídia.

Mas quais são as facilidades que um programa do tipo pode promover? E os benefícios da utilização dele? Neste texto, você vai aprender tudo sobre as plataformas multimídia e descobrir o quão importantes elas são para agilizar e melhorar os atendimentos nas clínicas e consultórios. Confira!

Uma via de mão dupla: facilidades para os dois lados

Não são só os médicos e outros profissionais da saúde que se beneficiam da utilização das plataformas multimídia no atendimento. Os pacientes também aprovam a utilização desse tipo de tecnologia para agilizar os processos. A ideia é ter diagnósticos mais precisos e em menor tempo. Afinal, incertezas e demoras causam ansiedade diante de uma situação que já é delicada.

Outra vantagem para ambos os lados é poder ter acesso ao histórico das consultas em dispositivos móveis. Isso evita a junção de inúmeros documentos físicos, que podem acabar se perdendo, além de promover uma melhora na organização de toda a evolução do quadro de atendimento. A seguir, mostraremos melhor algumas dessas facilidades.

Consultas

A plataforma digital veio para facilitar a vida de médicos, pacientes e secretárias no que diz respeito às consultas. Isso porque ela oferece uma agenda prática, personalizada de acordo com o horário de atendimento.

Por exemplo, as secretárias reduzem as chances de erro na marcação de consultas, afinal, o gerenciamento dos horários é otimizado. Outra facilidade é que é possível enviar a confirmação de agendamento para o e-mail do paciente, facilitando a vida dele e o ajudando a lembrar da data.

O médico também ganha com o uso desses sistemas integrados. Ele pode, por exemplo, definir um padrão para as consultas, ter uma agenda mais organizada, com acesso a todas as marcações em uma única página e acessar essas informações de qualquer lugar. Isso nos leva a outros benefícios, como a integração de prontuários e receituários, que você verá a seguir.

Plataforma multimídia: integração e modernização dos serviços

Só pelo nome “multimídia” já dá para ter uma ideia de que uma plataforma do tipo oferece uma série de facilidades para o dia a dia dos profissionais da saúde. Além de reunir em um único programa todas as funcionalidades necessárias à rotina médica, ela ainda traz outros benefícios, como: maior precisão no diagnóstico e um quadro da evolução do paciente.

Vantagens como custos mais baixos e maior produtividade também merecem ser destacadas. Além disso, existem ainda benefícios técnicos, que listamos a seguir.

Prontuário eletrônico

A plataforma do Meu Consultório, por exemplo, tem a funcionalidade de prontuários eletrônicos, que podem ter arquivos multimídia anexados a eles. O médico terá ao alcance de um clique uma ficha completa sobre o paciente, desde os atestados médicos, até os receituários. O interessante é que tudo fica organizado por data, facilitando a busca por informações.

Receituário descomplicado

Sabe-se que existe um vasto número de opções de remédios que podem ser receitados para curar uma mesma doença em determinados casos. O fato é: qual é o mais adequado para um paciente, por exemplo, que tem alergia a algum composto?

Com o receituário eletrônico essa busca se torna muito mais simples. Isso porque ele está integrado a uma plataforma com milhares de medicamentos já pré-configurados. O profissional terá apenas que fazer a busca, colocar a posologia e imprimir a receita para entregar ao paciente.

Registro multimídia

Imagine atender a centenas de pacientes e ter que se recordar do prognóstico de cada um. Praticamente impossível, não é mesmo? No entanto, com a ajuda do registro multimídia, o médico tem acesso a essas informações com muita facilidade.

Isso porque ele pode gravar registros em áudio ou fotografar o paciente no momento da consulta, anexando todas essas informações diretamente no prontuário. Inclusive, essa ação permite ao profissional ter um material para poder estudar casos específicos e que exigem maior cuidado.

Integração dos exames

Como dissemos, a tecnologia veio para facilitar o dia a dia nos consultórios, evitando, por exemplo, o armazenamento “físico” de milhares de fichas, receitas, prontuários e outros documentos.

O interessante da plataforma multimídia do Meu Consultório é que ela permite acrescentar os resultados de exames automaticamente ao prontuário do paciente. Devido à funcionalidade de integração com laboratórios do país inteiro, o trabalho de ter que solicitar cópias é extinto. Outra vantagem é que tudo fica armazenado na nuvem e o consultório não corre o risco de perder a documentação.

Rastreabilidade

A integração também é um benefício notável no que diz respeito aos diferentes tipos de dados armazenados na plataforma. Ou seja, se o médico precisa saber informações sobre um paciente, como contato, receitas, exames etc., tudo poderá ser encontrado acessando apenas o nome, com fácil rastreabilidade. Isso não só otimiza o trabalho interno, mas também possibilita maior eficácia, até mesmo, no tratamento médico.

Mobilidade e autonomia

Um dos maiores benefícios da plataforma multimídia é a mobilidade e autonomia oferecidas. Isso porque as suas funcionalidades são bastante intuitivas e podem ser acessadas de qualquer lugar. Isso colabora para que o usuário tenha mais facilidade em controlar e gerir o seu consultório de maneira online.

Vale lembrar que o programa é bastante seguro. Ou seja, os dados ficarão armazenados na nuvem e não correrão o risco de serem perdidos se o computador utilizado para acessá-los, por exemplo, não funcionar.

No começo do artigo, mostramos a preocupação da medicina com a humanização dos atendimentos. O que podemos concluir ao longo da leitura é que a tecnologia tem ajudado nesse processo, visto que o médico tem acesso a mais informações sobre cada caso, dando a ele a oportunidade de realizar atendimentos cada vez melhores e trazer resoluções mais rápidas.

Agora, convidamos você a conhecer a nossa plataforma Meu Consultório. Ela oferece agendamento eletrônico, prontuário eletrônico, organização da recepção, receituário inteligente e funções multimídia. Entre em contato conosco e saiba mais!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.