Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório?

Como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório?

Você, com certeza, já se perguntou como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório médico, não é mesmo? Esse é um assunto importante para instituições de cuidados com a saúde que desejam obter bons rendimentos pelos serviços que oferecem aos seus pacientes.

De fato, clínicas e consultórios médicos podem ter prejuízos caso a sua base de clientes sofra uma grande flutuação. O grande desafio, portanto, é manter uma forte estratégia de retenção.

Muitos fatores podem contribuir para melhorar a retenção de pacientes do seu consultório como o lembrete eletrônico de consultas e a agenda eletrônica. 

Continue a leitura para descobrir como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório médico!

Como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório

Como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório

Como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório? Controlar a sua agenda, confirmando consultas e retornos com antecedência, é fundamental para não garantir que o dia transcorra sem problemas e para manter um fluxo constante de pacientes.

Quando esses procedimentos são mal administrados os funcionários da sua clínica médica passam a perder muito tempo na resolução de problemas, deixando de realizar ações capazes de melhorar o bem-estar dos pacientes.

Ao observar como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório é preciso focar na fidelização de clientes com estratégias como:

Horário flexível

Como o controle de pacientes interfere no faturamento da clínica? Muitos pacientes não conseguem ir a um consultório médico no horário padrão. Portanto, se a sua clínica médica prestar atendimento em horários flexíveis você terá uma vantagem significativa sobre outros profissionais do setor

Funcionar em horários mais flexíveis fará com que muitos pacientes procurem o seu consultório antes de irem para trabalho, no final do dia e em casos de emergência, por isso é necessário reservar uma sala especialmente para esses pacientes.

Melhore a experiência na sala de espera

Ao analisar como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório médico é preciso focar em melhorar a experiência do paciente na sala de espera. 

Claro, ninguém quer esperar horas antes de ser atendido. No entanto, devido a variação da demanda nem sempre é possível atender os pacientes assim que eles chegam ao consultório.

Felizmente, é possível tornar essa experiência um pouco mais agradável: ofereça revistas e livros sobre assuntos variados aos pacientes. Jogos e passatempos de colorir também são bem-vindos em locais dedicados aos cuidados infantis.

Isso os manterá comprometidos e felizes, pois não se sentirão entediados enquanto esperam. Claro, também é uma boa ideia oferecer aos seus pacientes internet via Wi-Fi já que a maioria das pessoas prefere passar seu tempo livre nas redes sociais.

Ofereça estacionamento gratuito aos seus pacientes

A sua clínica conta com um estacionamento? Essa comodidade fará com que pacientes e acompanhantes se sintam mais confortáveis e seguros, uma vez que não perderão tempo procurando vagas próximas a sua clínica médica.

Contar com um estacionamento é especialmente importante para pacientes com necessidades especiais, idosos e mães com crianças ou carrinhos de bebê.

Considere reservar algumas vagas exclusivas para os pacientes, o que transmitirá a mensagem que o seu conforto e bem-estar é a sua maior preocupação. 

Trabalhe com diferentes opções de pagamento

Ofereça diferentes opções de pagamento para os pacientes pagarem pela consulta. Além do cartão de crédito, cartão de débito, transferências on-line, cheques e dinheiro permitam pagamentos via PayPal ou iPay.

Diferentes opções permitem que os pacientes se programem com antecedência para efetuar o pagamento da forma que acharem mais conveniente, o que reduzirá problemas.

Monte uma boa equipe de trabalho

Ao analisar como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório é preciso contar com o apoio de uma boa equipe de trabalho.

Faça com que os colaboradores da sua clínica médica trabalhem de forma integrada e organizada, o que garantirá que todos os processos sejam melhor executados.

Tenha uma boa secretária

Ao analisar como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório médico também é preciso focar no trabalho realizado no dia a dia. 

Como você sabe, em muitas clínicas e consultórios médicos a secretária é quem recepciona os pacientes, encaminhando-os para o atendimento no momento adequado.

Além disso, essa profissional deve saber lidar com demandas administrativas e ficar responsável pela organização e cobrança dos convênios. Contar com o apoio de uma boa profissional, portanto, tornará a sua clínica mais competitiva e a destacará das concorrentes. 

Confirme as consultas e envie lembretes

Como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório? A marcação de consultas e os cancelamentos precisam ser rapidamente reportados para não tumultuar a agenda de trabalho dos profissionais.

Automatize o processo de confirmação de consultas por e-mail ou sms, o que reduzirá faltas e evitará que os funcionários da recepção tenham que telefonar para todos os pacientes agendados. Além de reduzir o número de pacientes que faltam a consulta, a ferramenta permitirá que os colaboradores tenham mais tempo para se dedicar a tarefas gerenciais da clínica médica.

Vale ainda ressaltar que canais de comunicação, como o Whatsapp, são uma tendência. Use esse aplicativo para permitir que os pacientes entrem em contato com a sua clínica médica, caso tenham alguma dúvida ou precisem de alguma informação importante.

Claro! É importante estabelecer horários específicos para o uso deste aplicativo assim como o tempo que o paciente aguardará antes de ser respondido. 

Ofereça um serviço de qualidade aos seus pacientes

Ao analisar como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório também é preciso observar o atendimento oferecido. 

Como você sabe, a maioria dos pacientes que chega ao seu consultório quer mais do que um diagnóstico preciso. Se eles forem mal atendidos provavelmente não retornarão a sua clínica médica quando precisarem de cuidados médicos.

Ouvir os pacientes com atenção, mantê-los informados, tratá-los com respeito, demonstrar compaixão e acompanhar o seu tratamento é uma excelente estratégia de retenção, uma vez que esses procedimentos fazem com que as pessoas se sintam valorizadas.

Claro, você não é a única pessoa com quem seus pacientes interagem na sua clínica médica. É imprescindível que os pacientes recebam serviço de primeira classe de todos os funcionários, inclusive da equipe que trabalha na administração.

Se ao telefonar para marcar uma consulta o paciente for mal tratado ou se for cobrado indevidamente por um procedimento, muito possivelmente, essa pessoa não retornará ao seu consultório quando precisar receber cuidados médicos.

Aposte na personalização

Como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório? A personalização faz com que os pacientes fiquem mais satisfeitos. Como?

Todos querem ser cuidados por profissionais que, realmente, se importem com a sua saúde. Personalizar a experiência do paciente fará que eles sintam especiais.

Para isso, responda a todas as perguntas dos pacientes de modo a esclarecer todas as suas dúvidas. Faça um exame minucioso e crie um plano de atendimento personalizado com base nas suas descobertas.

Dedique um tempo para explicar por que o tratamento escolhido atenderá às suas necessidades específicas. 

Ao responder e-mails ou mensagens, escreva respostas personalizadas e inclua o nome do paciente algumas vezes no texto, isso fará com que ele perceba que a resposta foi escrita exclusivamente para ele. Nunca copie e cole um texto padrão ao responder seus pacientes.

Busque o feedback dos pacientes de maneira proativa

Ao analisar como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório busque feedback de maneira proativa. Se seus pacientes não ficarem satisfeitos com o atendimento recebido no seu consultório há uma boa chance de que não voltem.

Os números não mentem: de acordo com uma pesquisa recente, 27% dos profissionais da saúde perderam seus pacientes para clínicas concorrentes devido a falhas no atendimento.

Fazer uma pesquisa de satisfação com cada paciente após uma visita é uma ótima maneira de obter um feedback valioso, que pode melhorar a reputação da sua clínica médica. As respostas também podem ser usadas para saber quais procedimentos estão sendo bem executados e quais precisam ser melhorados.

Abrir as linhas de comunicação e resolver prontamente os problemas dos pacientes é uma das melhores estratégias de retenção de clientes. Além disso dar voz às pessoas faz com que se sintam empoderadas.

Mantenha os pacientes informados

Como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório? 

Sim! Você realiza muitos procedimentos médicos todos os dias. Mas vale observar que, mesmo práticas de rotina, podem intimidar pacientes desinformados. 

Por exemplo, a Kaiser Permanente, consórcio americano de assistência gerenciada, criou um procedimento capaz de contribuir para a recuperação dos pacientes após uma cirurgia e garantir que eles tenham uma boa experiência durante o processo.

Os pacientes recebem listas de verificação que os ajuda a se preparar para a cirurgia e permite que eles se saibam com antecedência como funciona o procedimento. O documento também permite descobrir como será o processo de recuperação.

Envolver os pacientes ativamente nos cuidados com a sua saúde, além de garantir que se sintam mais confiantes, aumenta a taxa de retenção uma vez que essas pessoas tendem a valorizar os profissionais que fornecem informações detalhadas sobre o seu estado de saúde.

Invista em um site profissional

Ao analisar como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório não deixe de entender a importância de investir em um site profissional. 

Isso permitirá que seus pacientes encontrem a sua clínica médica mais facilmente. O site do seu consultório deve exibir informações importantes sobre a sua especialidade médica, os serviços que você oferece, endereço e telefone de contato.

Além de permitir que novos pacientes saibam como chegar até você, uma página na internet permite que seus pacientes consigam localizar o consultório facilmente, caso percam o seu contato.

Verifique se informações como o número do telefone, horário de atendimento e endereço estão corretas tanto no site como na lista do Google Meu Negócio. Vale lembrar que a página do seu consultório deve ser otimizada, de modo a permitir a navegação em diferentes dispositivos.

A última coisa a considerar sobre o seu site é a sua otimização para os mecanismos de busca (SEO), o que permitirá que a sua página seja facilmente encontrada pelos principais mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo.

Muitas vezes é difícil lembrar do URL de um site, no entanto, se ele estiver bem classificado poderá ser facilmente encontrado em uma pesquisa online.

Eduque seus pacientes continuamente

Investir em uma estratégia de marketing robusta para envolver e engajar seus pacientes é outro ponto que deve ser analisado quando o assunto é como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório.

Inicie um blog que forneça informações importantes para seus pacientes, como o uso do prontuário eletrônico, mostrando seus conhecimentos sobre sua especialidade médica. 

Estabeleça presença nas mídias sociais publicando um fluxo constante de conteúdos que permitam que você se conecte com seus pacientes. Ao lerem o que você tem a dizer sobre cuidados com a saúde seus pacientes lembrarão sempre de você quando precisarem de cuidados médico ou quiserem agendar seus exames preventivos.

Claro, você deve aceitar novos pacientes. No entanto, é importante preservar seus clientes mais fiéis e estabelecer um diálogo via redes sociais garantirá que isso aconteça.

Acompanhe os pacientes mais de perto depois do tratamento

Outro ponto de como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório: acompanhe os pacientes mais de perto. 

Os cuidados médicos não terminam quando o paciente deixa a sua clínica médica. Na verdade, as pessoas precisam sentir que o médico responsável pelo seu tratamento está realmente preocupado com seu bem-estar.

Entre em contato com cada paciente após a visita, precedimento fundamental para fidelizar pacientes e estabelecer uma relação de confiança. 

Telefonar para um paciente no dia seguinte a um procedimento para ver como ele está se sentindo, por exemplo, é um cuidado do qual os pacientes não irão se esquecer. 

Todos querem se sentir especiais. Mesmo quando é pouco necessário, o acompanhamento é sempre uma boa ideia, porque as pessoas querem ser cuidadas por um profissional que as vê como prioridade.

Como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório? A retenção de pacientes é a chave para uma prática de saúde duradoura. Se um paciente tiver que escolher entre dois profissionais da área médica que possuem habilidades semelhantes, provavelmente optará por aquele que se mostra mais preocupado com a sua saúde.

Adotar uma abordagem estéril do atendimento ao paciente pode funcionar uma vez, mas provavelmente esse paciente não voltará ao seu consultório.

A experiência do paciente é ditada, em grande parte, pela atenção que recebe ao sair do consultório porque as pessoas desejam receber tratamento de um prestador de cuidados que as faz sentir valorizadas.

Aposte em software de gestão

Outra coisa a considerar sobre como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório? A organização do consultório médico caminha de mãos dadas com o faturamento.

Um software de gestão médica é um ótima maneira de organizar a sua clínica otimizando processos e ferramentas. A agenda médica eletrônica permite visualizar todos os atendimentos do dia em uma só tela e personalizar o horário de de acordo com as necessidades de cada profissional.

A ferramenta, que pode ser acessada via celular, conta ainda com envio de confirmação de consulta por e-mail e controle da lista de espera.

Além disso, a ferramenta conta com relatórios financeiros simplificados, o que permite o melhor controle de contas a pagar e a receber. O software conta ainda com categorias de lançamentos personalizáveis o que tornará a gestão administrativa da sua clínica médica muito mais simples e ágil.

Um software de gestão médica conta ainda com prontuário médico, que permite que todas as informações dos pacientes sejam registradas de forma organizada e acessível. É possível registrar e salvar informações por texto, vídeo, áudio ou ainda, por imagem.

Agora que você já sabe como o controle de pacientes interfere no faturamento do seu consultório, que tal descobrir como fazer a gestão administrativa e financeira de clínicas e consultórios?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.