Como integrar os dados dos pacientes?Como integrar os dados dos pacientes?

Como integrar os dados dos pacientes?

Quer saber mais sobre a importância de integrar os dados dos pacientes?

Como você sabe, softwares de gestão médica facilitam a troca eletrônica de informações entre os diversos profissionais da saúde que trabalham em uma clínica. A ferramenta também é capaz de diminuir o custo e a complexidade da construção de interfaces entre diferentes sistemas usados por uma organização de cuidados com a saúde. 

Os sistemas que permitem integrar os dados dos pacientes devem ser facilmente compreendidos pelos usuários, por isso, devem contar com uma interface abrangente e amigável.

Vale lembrar que ao integrar os dados dos pacientes é possível realizar atendimentos médicos mais rápidos e personalizados uma vez que todos os dados necessários aos cuidados com a saúde podem ser acessados com apenas alguns cliques.

Ferramentas de gestão intuitivas e fáceis de usar melhorarão a gestão da sua clínica médica e permitirão que os colaboradores trabalhem de forma mais rápida e dinâmica.

Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post vamos explicar quais são as vantagens de integrar os dados dos pacientes. Vamos lá? Acompanhe!

Por que integrar os dados dos pacientes?

Por que integrar os dados dos pacientes?

Estima-se que o volume dados e informações médicas trocadas entre as instituições de saúde atinjam 25.000 petabytes até 2020. Planejar e gerenciar todos esses dados pode ser uma tarefa assustadora, não é mesmo?

As organizações de saúde precisam fazer a transição de operações analógicas, baseadas em informações coletadas em arquivos de papel, para uma mentalidade orientada a dados: administradores e médicos devem ser diligentes na coleta de dados dos pacientes, os departamentos de marketing devem basear seus programas na análise dessas informações e os pacientes devem ser solicitados a fornecer dados atualizados sempre que possível. 

Tornar o gerenciamento de dados uma prioridade requer o envolvimento de todos os participantes do setor de saúde – e isso pode representar um desafio.

No entanto, fazer uso efetivo da tecnologia é essencial para o gerenciamento bem-sucedido de como integrar os dados dos pacientes.

Isso porque um sistema de gestão médico coleta, armazena, analisa e gera relatórios de dados do paciente, aliviando o fardo da sua equipe, que não precisará gerenciar esses dados manualmente.

Um sistema de gestão voltado para a área médica, portanto, é uma ferramenta de inteligência de negócios que permite que a equipe de trabalho de uma clínica médica integre dados de várias fontes e assim possa identificar as principais oportunidades de crescimento da organização. 

Além disso, as ferramentas de gestão médica facilitam a interação dos pacientes com as organizações de assistência médica: os pacientes adoram a abordagem personalizada e conveniente de seus dados médicos que essas soluções fornecem.

Além disso, integrar os dados dos pacientes torna as clínicas médicas mais eficientes e dinâmicas. Ao optar por um programa de gestão específico para a área da saúde, o seu consultório será mais ágil em diversos procedimentos e eliminará de vez o uso dos arquivos de papel.

Ao optar por sistemas de gestão a sua clínica médica poderá inserir informações dos pacientes no sistema de forma simples e rápida, o que facilitará futuros agendamentos médicos e a confirmação das consultas.

O sistema conta com a ferramenta de confirmação automática de consultas via e-mail, mudando o status para confirmado ou cancelado diretamente na agenda médica do profissional. Dessa maneira, o seu consultório médico garantirá um atendimento muito mais rápido e reduzirá, além do tempo, gastos com material de escritório como lápis e caneta já que as fichas em papel deixarão de existir.

Garante a segurança de dados dos pacientes

Como você sabe, os dados médicos dos pacientes são confidenciais – esse é um dos fundamentos essenciais da medicina e faz parte do código de ético da profissão. Nesse contexto, o uso de novas tecnologias e a integração de dados dos pacientes são ferramentas que garantem que a clínica médica protejas os dados de forma eficaz.

Como? Ao integrar os dados dos pacientes, as informações são armazenadas na nuvem e para acessá-las é preciso que o profissional esteja previamente cadastrado no sistema. Esses dados, portanto, não podem ser roubados ou acessados por pessoas que não trabalhem diretamente com o atendimento médico. 

Vale ressaltar que muitos software médicos são protegidos pela criptografia, tecnologia que impede que terceiros leiam dados e informações privadas sobre o estado de saúde dos pacientes.

Integrar os dados dos pacientes garante a qualidade das informações

Como você sabe, lidamos todos os dias com um grande volume de dados, gerados por diferentes fontes de informações. O cadastro médico de um paciente, por exemplo, exibe o número do telefone, e-mail, Whatsapp e histórico médico completo, com informações detalhadas sobre consultas, exames e dados pessoais.

Para que todo esse volume de dados não atrapalhe a qualidade do atendimento é preciso que essas informações sejam de qualidade e possam ser acessadas em uma única plataforma de forma rápida e eficiente, não é mesmo?

Integrar os dados dos pacientes também permite que a sua clínica médica acesse essas informações para observar padrões e correlações, o que possibilita fazer previsões sobre quais pacientes podem ter propensão a determinadas enfermidades.

A ferramenta também permite prever como as pessoas se comportarão durante suas interações com a organização de saúde, com base em dados anteriores.

A criação de modelos preditivos com base em dados analíticos pode economizar tempo e dinheiro dos profissionais de saúde, ao permitir que médicos e enfermeiros possam refinar seus esforços de segmentação de campanhas para as perspectivas mais importantes para a saúde de seus pacientes.

Integrar os dados dos pacientes melhora a qualidade da comunicação

A sua clínica médica ainda utiliza planilhas? Usa ferramentas separadas para armazenar os dados dos pacientes e as informações financeiras? Ainda utiliza uma agenda médica em papel?

Nesse caso, é provável que seus pacientes precisem aguardar muito tempo na linha para obter informações sobre o resultado dos exames ou para agendar uma consulta médica. Além disso, seus funcionários devem perder muito tempo em busca informações financeiras e de dados médicos dos pacientes.

Já uma ferramenta que permite integrar os dados dos pacientes e de todos os setores da clínica tornará o dia a dia muito mais simples e ágil. O sistema evita, por exemplo, que uma consulta seja marcada na data incorreta ou que dois pacientes sejam agendados no mesmo horário, erros comuns quando não há um controle adequado.

Como você sabe, essas falhas de comunicação podem causar uma má impressão e fazer com que um paciente desista do atendimento médico ou deixe de indicar a sua clínica médica para amigos e familiares. 

Uma ferramenta integrada também permite verificar se o paciente está com todos os pagamentos em dia e evita que algum cliente seja negativado por engano.

Permite acessar as informações do paciente de forma rápida

Claro, integrar os dados dos pacientes facilitará a atualização das informações dos pacientes. Sempre que um paciente quiser marcar uma consulta, basta abrir o sistema para ter acesso a todos os seus dados de maneira rápida e simples. 

Vale lembrar que a cada visita médica é preciso confirmar os dados do paciente, o que garantirá que o paciente seja localizado sempre que for preciso.

Como você sabe, programas difíceis de acessar ou que apresentam arquivos ou informações incompletas podem prejudicar a qualidade do atendimento, uma vez que os funcionários podem ter que confirmar os dados dos pacientes inúmeras vezes ou acabam não encontrando as informações necessárias ao atendimento.

Trabalhar com uma plataforma de gestão médica que exiba a agenda médica de todos os profissionais da clínica, prontuário eletrônico e histórico de pagamentos tornará o atendimento mais ágil e garantirá a melhoria da qualidade de todos esses procedimentos.

Além disso, quaisquer divergências poderão ser solucionadas facilmente e com apenas alguns cliques, sem correr o risco de agendar um procedimento para pacientes que estão em débito com a clínica médica, por exemplo.

Integrar os dados dos pacientes reduz custos

Uma equipe de trabalho produtiva garantirá que a sua clínica médica opere com custos reduzidos. Quando os dados precisam ser acessados em plataformas distintas ou em arquivos de papel, os colaboradores gastam muito tempo para realizar um atendimento já que precisarão consultar muitas telas ou, até mesmo, vários arquivos em papel.

Ao optar por uma ferramenta que permite integrar os dados dos pacientes a sua clínica garantirá que os atendimentos sejam realizados de forma rápida.

A ferramenta permite, por exemplo, que os responsáveis pela gestão financeira tenham acesso a relatórios de pagamentos e ao histórico de cada paciente. O tempo economizado poderá ser dedicado a atividades importantes e vitais para o crescimento da clínica, como o planejamento e o marketing.

Vale ressaltar que empresas que trabalham com dados integrados são capazes de reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos – sistemas eficientes melhoram a qualidade do atendimento.

Cruzamento de informações

O histórico de um paciente deve exibir o resultado dos exames solicitados, laudos médicos e as medidas que precisam ser tomadas em relação ao quadro de saúde do paciente.

O documento também deve exibir informações sobre os tratamentos médicos realizados e o acompanhamento periódico. Além disso, o sistema deve permitir que informações importantes ou ocorrências relevantes sejam inseridas no histórico do paciente para que possam ser posteriormente consultadas.

Vale lembrar que em casos de tratamentos médicos mais longos é preciso ter acesso às condições de pagamento negociadas ou aos recebimentos e autorizações relacionadas aos planos de saúde.

Imagina se todos esses dados fossem mantidos em plataformas isoladas? Quanto trabalho a sua equipe teria para reunir e analisar todas essas informações?

A sua clínica médica deve contar com um sistema de gestão capaz de integrar os dados dos pacientes e o departamento financeiro de modo que todas essas informações sejam acessadas sempre que necessário.

Apoio na tomada de decisões

Ao integrar os dados dos pacientes será possível verificar facilmente o panorama de diferentes setores da clínica, o que fornece apoio na hora da tomada de decisões.

Um sistema de gestão médica fornece relatórios que permitem visualizar aspectos como o número de atendimentos, os procedimentos médicos realizados em um dia, a porcentagem de cancelamentos e outros aspectos fundamentais para o crescimento da organização. 

Isso quer dizer que ao contar com um software integrado será mais simples estruturar ideias e buscar soluções capazes de gerar mais lucros para a sua clínica médica.

Vantagens do prontuário eletrônico do paciente

Vantagens do prontuário eletrônico do paciente 

Como você pode ver, o uso de novas tecnologias e integrar os dados médicos é extremamente benéfico, tanto para o paciente como para o profissional da saúde.

O prontuário eletrônico é um documento digital que exibe todos os dados sobre a saúde do paciente – além dos dados clínicos coletados no consultório, o que permite que o profissional da saúde tenha uma ampla visão sobre os cuidados com o paciente.

O documento permite ainda o compartilhamento de informações entre enfermeiros, farmacêuticos e especialistas, de modo a permitir a troca de percepções entre os profissionais envolvidos no atendimento ao paciente.

O prontuário eletrônico do paciente oferece outras vantagens, entre elas podemos citar:

Vantagens para o médico

  • Melhoria da dinâmica da equipe: os dados do prontuário médico podem ser acessados por diferentes médicos e profissionais da saúde facilitando a troca de informações e discussões sobre o diagnóstico; 
  • Agilidade: o prontuário eletrônico é uma ferramenta intuitiva e fácil de usar, o que torna a anamnese mais ágil, otimizando o tempo de atendimento e permitindo que mais consultas sejam feitas em um único dia;
  • Organização: o prontuário eletrônico permite que os dados do paciente sejam exibidos de forma simples e sistematizada. Isso garante que todas as informações sejam facilmente visualizadas;
  • Produtividade: a ferramenta permite detalhar todos os sintomas dos pacientes e seu histórico médico, o que tornará os atendimentos futuros mais rápidos;
  • Anexação: a ferramenta permite anexar exames laboratoriais, laudos, vídeos e imagens, o que garante um atendimento médico de qualidade;
  • Facilidade de edição: reescrever, excluir ou complementar dados é muito mais fácil quando se usa o prontuário eletrônico.

Vantagens para o paciente

  • Acesso à informação: o prontuário permite que o profissional da área médica consulte exames laboratoriais e laudos de forma rápida, o que facilita o acompanhamento da evolução do quadro de saúde do paciente;
  • Otimização do tempo: a ferramenta permite anotar dados e buscar informações facilmente, o que permitirá que o médico não perca tempo anotando ou procurando informações e, então, se dedique mais ao atendimento médico;
  • Melhoria do atendimento: o médico terá mais tempo disponível para o atendimento e poderá consultar todos os dados do paciente facilmente, com apenas alguns cliques;
  • Confidencialidade: os dados do prontuário eletrônico são sigilosos, o que garante a privacidade do paciente e a confidencialidade de dados sensíveis.

Como se pode ver, integrar os dados dos pacientes é fundamental quando se deseja oferecer um atendimento médico de qualidade. Além de contar com bons profissionais de saúde, a sua clínica médica precisa investir em boas ferramentas de gestão, que permitam oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado.

Ao escolher um sistema capaz de integrar os dados dos pacientes é importante buscar por empresas especializadas em soluções para a área da saúde. Isso garantirá que a sua clínica médica conte com ferramentas necessárias para realizar uma boa gestão e construir uma marca que se destaque pela organização, responsabilidade e comprometimento junto ao mercado.

Gostou desse conteúdo? Agora que você já sabe quais as vantagens de integrar os dados dos pacientes, que tal descobrir quais são as principais funções de um programa para consultório médico?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *