Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como implementar a telemedicina?

Como implementar a telemedicina?

A sua clínica, consultório médico ou hospital está considerando implementar a telemedicina, mas você tem pouco conhecimento sobre o tema, softwares e sistemas operacionais?

Saiba que é fundamental se familiarizar com as práticas recomendadas antes de iniciar a implementação!

A área da saúde utiliza a telemedicina há quase um século, de acordo com a Organização Mundial da Saúde as primeiras descrições de seu uso remetem ao início do século 20, quando os resultados de eletrocardiogramas eram transmitidos por linhas telefônicas. Mas o termo telemedicina surgiu apenas na década de 1970.

As tecnologias modernas, como monitores de vídeo de alta definição e dispositivos de comunicação móvel, capacitam os médicos de hoje a fornecerem serviços aprofundados a seus pacientes.

O que antes era considerada uma solução interessante, mas não convencional, agora está ganhando popularidade entre os pacientes e seus médicos como uma opção de serviços de saúde segura, conveniente e econômica.

Com a capacidade de banda larga expandida junto com a tecnologia compacta assistida por computadores portáteis, é possível criar virtualmente um ambiente muito parecido aos que estamos acostumados a ver durante exames e consultas presenciais.

Quer saber mais sobre como implementar a telemedicina? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Quais as vantagens de implementar a telemedicina?

Quais as vantagens de implementar a telemedicina?

A telemedicina é a entrega remota de serviços de saúde e informações clínicas usando a internet ou quaisquer outros tipos de tecnologia.

De maneira simplificada, a telemedicina se trata da assistência remota a saúde por meio da tecnologia. A seguir, falaremos sobre os principais benefícios da implementação da telemedicina, acompanhe!

Melhor qualidade do atendimento médico

Há uma infinidade de vantagens que a telemedicina pode trazer para o seu consultório, clínica médica ou hospital.

Entre elas, a primeira vantagem é a melhoria da qualidade do atendimento. Por meio da telemedicina, você pode acessar o sistema de saúde de forma mais fácil e rápida do que antes. E a pontualidade do atendimento é fundamental para uma melhor qualidade do atendimento.

Quanto mais oportuno for o seu atendimento, maior será a probabilidade de você obter a satisfação do paciente.

Falar com um profissional da saúde por meio de um serviço de telemedicina pode levar poucos minutos. Além disso, as respostas usuais de um médico por meio da telemedicina ocorrem em poucas horas.

Acesso mais conveniente ao atendimento médico

Outra vantagem da telemedicina é o acesso mais conveniente e amplo ao atendimento médico.

Na maioria das regiões, existe uma grande carência de especialistas para quem reside no meio rural do país. Por meio da telemedicina, aqueles pacientes localizados em áreas rurais podem se conectar remotamente a um especialista sem ter que sair de casa.

Um sistema de telemedicina pode conectar sua equipe a uma rede global com acesso a recursos e serviços que não estariam disponíveis em um modo de trabalho tradicional.

Motivação da equipe de saúde

O terceiro benefício da implementação da telemedicina é uma força de trabalho mais motivada.

Para começar, a telemedicina pode ajudar a aliviar o estresse causado pelos desgastantes problemas do atendimento convencional.

Citando apenas um exemplo, a telemedicina ajuda a melhorar a pontualidade do atendimento. Essa oportunidade pode ajudar a melhorar a gestão de tempo da sua equipe de trabalho.

Redução de custos

Definitivamente, a vantagem isolada mais significativa da telemedicina é a economia de custos!

Os serviços de telemedicina trabalham para reduzir os custos de saúde para funcionários e empregadores. A primeira maneira pela qual a telemedicina economiza dinheiro é por meio de um melhor gerenciamento do tempo da equipe e do gerenciamento de condições crônicas.

A telemedicina também economiza dinheiro, reduzindo o número de consultas médicas físicas e visitas desnecessárias ao atendimento de urgência. Antes de seus pacientes irem a um pronto-socorro, eles podem primeiro consultar com você via telemedicina para determinar se tal visita é necessária ou não.

Ao analisar alguns, dos muitos, benefícios que telemedicina pode oferecer a sua instituição, só resta uma dúvida: como implementar a telemedicina? Saiba mais a seguir!

Como implementar a telemedicina?

Como implementar a telemedicina?

A expansão dos serviços médicos como um novo fluxo de receita começa com a criação de um plano de negócios sólido que trata de finanças, logística, experiências do paciente e questões de conformidade. E a telemedicina exige o mesmo processo de planejamento intencional!

As sugestões recomendadas a seguir estabelecem a base para uma implementação de sucesso. Confira!

Invista em tecnologia

Implante tecnologia de ponta, além do software para gestão da telemedicina, não se esqueça que recursos como telas grandes de alta definição e equipamento de áudio de qualidade superior que permite aos médicos observar os padrões de fala, linguagem corporal, expressões faciais e outros sinais externos facilitam muito o diagnóstico preciso.

Ao atender comunidades remotas ou ajudar pacientes a controlar doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou artrite, considere fornecer aos pacientes equipamentos fáceis de usar que monitorem os níveis de glicose, pressão arterial e temperatura.

Se possível, escolha dispositivos que comunicam os resultados diretamente ao prontuário eletrônico do paciente conectividade baseada na internet. Isso economizará tempo de ter que integrar esses dados vitais de saúde de forma manual.

Olhando para o futuro, você pode esperar ver ainda mais inovações em tecnologia para melhorar a experiência de telemedicina.

Por exemplo, quando você precisar fornecer assistência médica a pacientes em locais remotos e rurais ou for encarregado de cuidar de pessoas durante um desastre, a tecnologia de energia solar combinada com equipamento de telemedicina deve permitir uma resposta de emergência mais rápida.

Foque na experiência do paciente

Um pequeno estudo conduzido pela Software Advice revela que 67% dos 519 pacientes entrevistados disseram que as visitas remotas melhoraram significativamente sua experiência.

O estudo listou os benefícios percebidos ao comparecer a consultas médicas remotas ao invés de visitas presenciais.

  • 20% citaram a conveniência de consultar os serviços de saúde prestados em casa;
  • 21% preferiram não ter que viajar para um consultório regular;
  • 21% afirmaram que as consultas remotas tiveram a mesma, ou superior, qualidade de atendimento que as visitas tradicionais ao consultório;
  • 71% disseram que prefeririam serviços de telemedicina a uma visita ao pronto-socorro para necessidades médicas não urgentes, principalmente como uma opção conveniente.

Em um modelo de prestação de cuidados baseado em valores, as experiências e resultados dos pacientes são considerações primárias. Sendo assim, os serviços devem atender às expectativas do paciente por meio de um modelo conveniente e acessível.

Garanta privacidade e segurança dos dados sensíveis

Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde devem fornecer serviços dentro dos padrões de segurança estabelecidos por lei.

Antes de comprar qualquer equipamento ou software, verifique se a tecnologia de telemedicina está em conformidade com todas as leis estaduais, locais e federais. Se o seu plano de negócios inclui parceria com quaisquer fornecedores terceirizados para serviços auxiliares, como transcrever conversas de vídeo ou sessões de aconselhamento, revise as regra de contrato para este tipo de cobertura.

A conformidade legislativa inclui responsabilidades que sua organização pode não ter considerado ainda para a telemedicina. Por exemplo, você precisará estabelecer backups regulares externos dos dados do paciente, protegidos pela criptografia de dados mais forte.

E é quase desnecessário dizer, mas seu programa de telemedicina não pode depender de canais inseguros. Você precisará estabelecer links seguros, o que é mais fácil quando feito em consulta com softwares desenvolvidos especialmente para este tipo de prática.

Aproveite os benefícios financeiros

Para os pacientes, a conveniência está no topo da lista de motivos para procurar serviços de saúde online, incluindo a renovação de suas prescrições e o gerenciamento de condições crônicas de saúde.

Para os profissionais de saúde, gerenciar proativamente o fluxo de receita e aumentar a produtividade são as principais preocupações. Um plano de negócios ideal para a telemedicina incorpora estratégias para melhorar as oportunidades de aumentar as consultas faturáveis.

Por exemplo, o tempo gasto falando sobre resultados de exames, conversando com pacientes sobre prescrições e consultas de acompanhamento pós-cirúrgico são normalmente considerados parte das despesas operacionais que todo médico deve absorver.

O agendamento de uma visita remota ao consultório pode ser cobrado em muitas situações, como as mencionadas acima, bem como em serviços de aconselhamento de rotina, como sessões de perda de peso.

Você precisará consultar os pacientes antes de determinar quais dispositivos domésticos usar em sua nova especialidade de prática.

Além disso, pesquisas mostram que a configuração da telemedicina pode reduzir os altos custos dos pacientes que precisam voltar para tratar complicações e outros eventos problemáticos. Ou seja, a telemedicina pode ser usada para reduzir os retornos e outros eventos adversos a um custo inferior.

Também foi observado que, quando você oferece consultas por telemedicina aos pacientes, isso pode reduzir o nível de capacidade não utilizada, oferecendo aos pacientes taxas mais baixas por consultas remotas em comparação com os encontros convencionais no consultório.

Siga as melhores práticas para serviços de telemedicina

Siga as melhores práticas para serviços de telemedicina

Seguir as práticas citadas anteriormente ajudará sua organização a permanecer no caminho do desenvolvimento de novos fluxos de receita por meio do fornecimento de atendimento remoto aos pacientes.

Os pacientes apreciarão a conveniência adicional da telemedicina, enquanto sua equipe descobrirá que pode fazer mais com tempo e recursos limitados.

Assim, você pode obter muito mais dos serviços de telemedicina e aproveitar suas principais vantagens. Confira a seguir um resumo sobre as principais conclusões abordadas neste artigo:

  • A tecnologia atual permite que a telemedicina seja uma maneira eficaz de substituir as consultas médicas presenciais em diversas situações;
  • A implementação de telemedicina bem-sucedida se concentrará em tecnologia e usará recursos e softwares de última geração;
  • Os benefícios financeiros incluem o aumento da produtividade da equipe e, ao mesmo tempo, a redução do tempo gasto com a equipe;
  • Você precisará consultar parceiros externos para verificar quais dispositivos domésticos usar em sua prática para telemedicina, para que possa atender melhor às expectativas do paciente e a segurança de seus dados;
  • Reserve um tempo para garantir que seu sistema de telemedicina está em conformidade com todos os requisitos reguladores, contando com consultores se você não tiver experiência interna para essa tarefa;
  • É necessária uma tecnologia robusta de suporte para otimizar o atendimento médico, bem como facilitar o diagnóstico e os planos de tratamento.

Agora que você já sabe como implementar a telemedicina, que tal entender um pouco mais sobre como gerir as demandas do consultório à distância?

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.