Como escolher um sócio para minha clínica médica?

Quando se resolve iniciar um negócio, uma das primeiras dúvidas que surge na mente do empreendedor é a seguinte: preciso ou não ter um sócio para auxiliar nas tarefas e dividir os riscos do empreendimento? Afinal, uma boa parceria pode facilitar bastante o crescimento da empresa, sobretudo quando esse parceiro tem os atributos necessários para somar-se aos seus. 

Firmar uma sociedade na hora de abrir uma clínica médica pode ser uma excelente ideia. Esse reforço, contudo, só será bem-sucedido se a escolha do sócio levar em consideração aspectos estratégicos, for bem planejada e analisada.

Porém, sabendo das dificuldades e incertezas envolvidas nesse momento, para sanar suas dúvidas sobre o tema, neste post vamos ensinar você a como escolher um sócio perfeito para seu empreendimento. Continue lendo e confira as dicas que separamos!

Escolha um profissional com um perfil pessoal alinhado ao seu

Empreender em sociedade certamente demandará bastante diálogo e troca de experiência entre os sócios. Portanto, é essencial buscar profissionais alinhados com o seu perfil pessoal. Isso facilitará — e muito — a comunicação na hora de decidir os rumos do negócio.

Além disso, a compatibilidade de perfis auxilia na condução do negócio, especialmente no que diz respeito à forma de se relacionar com os colaboradores e com os pacientes. Por exemplo, indivíduos mais abertos, comunicativos e humildes têm uma maior facilidade em lidar com pessoas, fator primordial para o sucesso de uma clínica.

Vale também mencionar que o perfil do seu sócio deve ser de alguém inovador, já que, atualmente, a área médica exige bastante uma visão empresarial mais moderna, apoiada em novas soluções tecnológicas, como sistemas de gestão, automação e procedimentos remotos.

Busque pessoas cujas habilidades somem às suas

De nada adianta procurar um sócio se essa pessoa não for dotada de conhecimentos e habilidades necessárias para auxiliar na gestão da empresa. Afinal, você certamente busca alguém capaz de somar experiências, expandir seus horizontes e ver o negócio sob uma perspectiva diferente. Esse é o verdadeiro valor de uma sociedade bem-sucedida.

Dessa forma, o ideal é buscar pessoas que apresentem uma boa aptidão técnica, seja na área médica ou também na área de gestão de negócios, de pessoas etc. Esse tipo de habilidade pode representar um grande reforço na condução da clínica, além de garantir a qualidade dos atendimentos e a satisfação dos pacientes.

No entanto, é preciso ponderar que as habilidades técnicas e profissionais, embora extremamente importantes, não devem ser tidas como critério exclusivo para a escolha do seu sócio. O ideal é conciliar atributos pessoais e profissionais, para que não corra o risco de ter um expert na empresa, mas que não sabe ouvir, se colocar no lugar do outro e nem receber críticas. Em resumo, a personalidade também merece ser considerada na hora de escolher um sócio.

Estabeleça previamente a distribuição do lucro do empreendimento

Embora essa não seja uma dica propriamente voltada para a escolha de um sócio, é importante mencionar que ter o cuidado de definir previamente como será feita a divisão dos lucros da empresa é uma medida essencial para o sucesso da relação entre os sócios.

Uma sociedade empresarial sólida e duradoura é baseada em lealdade, compromisso e transparência. Portanto, é extremamente recomendado acordar com o seu sócio como tudo na clínica será dividido, especialmente os lucros. Isso evita atritos e desconfiança que, em algum momento, podem afetar o trabalho e a imagem do negócio, caso situações mais graves aconteçam.

Nesse ponto, a dica é deixar tudo documentado e assinado por ambas as partes. Além disso, as finanças devem ser transparentes, para que seja possível saber qual foi o faturamento da empresa, a quantidade de contas a pagar e qual foi o lucro do período.

Saiba quem vai administrar as questões financeiras da clínica

Como qualquer outro tipo de negócio, uma clínica médica também demandará a execução de uma série de expedientes administrativos, como fluxo de atendimento, caixa, recursos humanos e toda a parte financeira.

O financeiro, sem dúvida, tem um impacto direto sobre o sucesso do empreendimento. Afinal, se as finanças vão bem, certamente a clínica seguirá pelo mesmo caminho. Por isso, ao firmar uma sociedade, é essencial que você defina previamente quem será o responsável por administrar as finanças da empresa.

Essa tarefa, além de exigir uma grande confiança, exige também um certo conhecimento na área, bem como em cálculos e projeções. Isso porque é a partir dos resultados financeiros que grande parte das melhorias e ampliações do negócio tornam-se viáveis.

Defina as responsabilidades de cada sócio priorizando suas habilidades

Outro ponto que merece ser destacado na hora da escolha de um sócio é a definição das suas responsabilidades. Em se tratando de uma clínica médica, em que os sócios além de cuidarem dos processos gerenciais da empresa, terão também que exercer as suas funções regulares, como atender pacientes, é essencial que cada um tenha suas responsabilidades bem definidas, a fim de que ninguém se sinta sobrecarregado.

Nessa hora, o ideal é avaliar a rotina de cada um, quais são os compromissos dentro e fora das instalações da empresa, de modo a se compatibilizar os horários e garantir a qualidade e pontualidade nos atendimentos.

No que se refere às responsabilidades de gerenciamento do negócio, o ideal é defini-las com base na afinidade de cada sócio com determinadas áreas. Por exemplo, se encontrou um parceiro com bom domínio sobre finanças, é recomendado deixá-lo nessa função, pois ele terá mais facilidade para cuidar dos processos e poupará um tempo valioso, que poderá ser revertido em benefícios dos pacientes.

Por fim, escolher um sócio não é nenhuma missão impossível, como vimos. Porém, é sempre bom avaliar alguns fatores que podem melhorar a rotina da sua clínica. Afinal, é preciso escolher alguém alinhado com seus objetivos e que trabalhe junto com você para que eles possam ser alcançados. Coloque essas dicas em prática e tenha um bom parceiro para ajudar você a alcançar o sucesso!

Gostou deste post? Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes? Então, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *