Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Aplicativos médicos: como o smartphone ajuda a organizar a rotina?

Hoje, as pessoas utilizam seus smartphones para tudo. Eles servem não só para a comunicação, mas para organizar a rotina, lembrar compromissos, promover a atualização e agilizar diversos aspectos do dia a dia. O que muitos não sabem é que alguns aplicativos médicos também podem contribuir para otimizar o tempo e facilitar a vida desse profissional.

O fato é que, além de algumas funções básicas e já conhecidas — pedômetro, contador de calorias, medidor de batimentos cardíacos —, os aplicativos podem facilitar muito o acompanhamento aos pacientes e a gestão dos consultórios.

E você, conhece esses aplicativos? Sabe qual é a função de cada um deles e como podem tornar o seu dia mais produtivo? Conhece opções que vão ajudá-lo na gestão do seu consultório?

Então, não perca este post! Listamos a seguir 13 aplicativos médicos que não podem faltar no seu smartphone, para otimizar a sua agenda, aprofundar seus conhecimentos e facilitar a comunicação com os pacientes. Vamos começar?

Os 13 aplicativos médicos que não podem faltar no seu smartphone

1. Evernote

O Evernote é um aplicativo já bastante conhecido no mercado. Embora não tenha sido desenvolvido para a área de saúde, ele pode ajudar o médico a organizar seus compromissos e atividades do dia a dia.

Isso porque ele envia lembretes que sempre vão sinalizar os eventos registrados em sua agenda, além de permitir anotações importantes para o paciente. Depois, o profissional tem a opção de passar esses dados para o prontuário digital do paciente.

As anotações podem ainda conter links, listas de verificação, gravações de áudio e tabelas. A única desvantagem é que será necessário transferir todos esses dados para o prontuário.

2. MyFitnessPal

Como médico, você sabe que muitos dos problemas que seus pacientes enfrentam são resultados de uma alimentação inadequada. Por isso, o MyFitnessPal foi incluído nesta lista. Afinal, quando você pergunta ao paciente como é sua rotina alimentar, ele pode dar uma resposta bem vaga. Em outros casos, ele pensa que está tudo bem, mas tem uma alimentação completamente desbalanceada.

O MyFitnessPal pode ajudar a entender melhor esse quadro. Se você procurar informações sobre ele, vai encontrar a descrição de um contador de calorias, mas o app serve para muito mais do que isso! Apesar de ser muito utilizado por quem quer emagrecer (ou ganhar peso), ele permite que o seu paciente faça um diário alimentar.

Existe um banco imenso de opções em que o usuário registra o alimento e a porção consumida em cada refeição.

Ele pode repetir alimentos ou refeições inteiras, facilitando o procedimento. O app faz não só a contagem de calorias, mas emite um relatório completo com os nutrientes consumidos. Dessa forma, o médico pode avaliar os aspectos quantitativos da alimentação e, principalmente, os dados qualitativos. Assim, ele pode propor intervenções que favorecerão a saúde do paciente.

Aproveite para saber mais sobre novas tecnologias na medicina!

3. Medscape

Enquanto alguns aplicativos médicos ajudam o profissional a organizar seu dia a dia, se comunicar com os pacientes e organizar a gestão da clínica, outros são muito úteis para divulgar conhecimento e manter o profissional atualizado. Esse é o caso do Medscape.

Manter-se atualizado entre tantos plantões e consultas é um tremendo desafio. No entanto, as pesquisas não param e novas descobertas surgem a cada dia, para o bem de todos.

O Medscape é um aplicativo que facilita essa atualização. Com ele, o profissional tem em mãos um banco de informações sobre mais de 4 mil doenças, mais de 120 calculadoras médicas e notícias sobre as inovações da medicina em todo o mundo.

E, se você tem alguma dúvida quanto à segurança desses dados, não é necessário se preocupar. Elaborado em inglês, o aplicativo foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA).

4. Touch Surgery

Esse é outro aplicativo que ajuda o profissional a aprofundar seu conhecimento. Com uma qualidade gráfica incrível, o Touch Surgery traz o passo a passo de cirurgias, como apendicectomia, colecistectomia, colectomia, implantes de próteses mamárias, entre outros procedimentos.

Essas ações são simuladas em um ambiente 3D interativo, ajudando médicos e enfermeiros a estudarem melhor a cirurgia. O aplicativo pode ser utilizado também para explicar superficialmente como o procedimento é realizado.

5. Meu Consultório

Voltando aos aplicativos médicos que tratam da organização do consultório e da rotina do médico, não poderíamos deixar de falar do Meu Consultório. Trata-se de um app que concentra várias funcionalidades e permite o lançamento de diferentes tipos de eventos e também de arquivos multimídia.

Com ele, o médico consegue arquivar as informações a respeito dos pacientes de maneira segura e organizada. Assim, ele tem um prontuário eletrônico de fácil acesso e edição a qualquer momento.

Além da possibilidade de registrar essas anotações, o médico pode buscar facilmente por tipo de evento ou data. O recurso de pré-visualização agiliza a consulta, fazendo com que as informações dos pacientes sejam consultadas rapidamente, sem perda de tempo.

O sistema também permite preencher as receitas médicas a partir de uma base de mais de 13 mil medicamentos. O processo se torna simples, pois o profissional insere o nome, a posologia, salva a receita, imprime e entrega ao paciente. Simples assim!

Outra vantagem desse aplicativo é a agenda: ela é personalizável e pode ser alterada de acordo com o seu horário de atendimento. Tanto o médico quanto a secretária podem visualizar todos os compromissos do dia em uma única tela, facilitando o agendamento ou encaixe de pacientes.

Além disso, o paciente também recebe um e-mail confirmando o agendamento da consulta. Assim, ninguém tem desculpa para esquecer o compromisso e deixar a seu tempo ocioso.

Para completar, ele tem um benefício realmente único: integração direta com os resultados de exames de diversos laboratórios do país. Assim, quando o seu paciente realiza um desses procedimentos, o laudo é automaticamente anexado ao prontuário.

Temos certeza de que você ficou empolgado com os recursos do Meu Consultório, não é mesmo? Afinal, ele concentra todas as funcionalidades das quais um médico precisa para facilitar seu dia a dia e otimizar a gestão da clínica.

Como você pôde perceber até aqui, os aplicativos médicos podem ser extremamente úteis para esses profissionais da saúde, facilitando a rotina e otimizando o atendimento no consultório. São programas bastante completos, com conteúdos fundamentais que aprimoram a produtividade em emergências, clínicas, hospitais ou qualquer estabelecimento de saúde.

Mesmo em uma busca rápida na Apple Store ou na Google Play, você pode encontrar uma infinidade apps desse gênero, que podem contribuir com muitas informações fundamentais e com dados técnicos para consulta. Quer aproveitar ainda mais essas vantagens? Então, siga com a leitura, pois ainda temos muitas sugestões para você:

6. Resolution MD

Definitivamente, o Resolution MD é um dos principais aplicativos médicos do mercado mundial e também um dos mais seguros. Ele tem a aprovação da FDA (Food and Drug Administration), que é um rigoroso órgão governamental dos Estados Unidos, além da Health Canada e da Comunidade Europeia.

Por meio de um computador, tablet ou do seu próprio smartphone, o profissional pode acessar, de maneira instantânea, as imagens dos exames dos seus pacientes. É uma forma de ter a possibilidade de compartilhar esses dados mais rapidamente e de realizar diagnósticos de qualquer lugar, em tempo real.

7. ProDoctor CID

O CID, que é a Classificação Internacional de Doenças, foi desenvolvido para padronizar e facilitar a comunicação de profissionais de saúde em todo mundo. No entanto, apesar de ser um recurso extremamente útil, ele é incrivelmente extenso e nenhum médico é capaz de saber, de memória, todas as patologias.

No entanto, com o ProDoctor CID, é possível obter essas informações instantaneamente, direto do seu smartphone. Além de muito prático, o software tem um design moderno e intuitivo, sendo bastante simples de manusear. Ele também permite que sejam feitas pesquisas e anotações, com o acréscimo de informações para qualquer enfermidade.

Também há um recurso que possibilita a marcação das patologias mais utilizadas como “Favoritas”, de forma que elas possam ser encontradas de forma rápida, assim como as que foram acessadas mais recentemente. O sistema de buscas é outro ponto forte e basta digitar o código ou a descrição para achar o que você precisa.

8. Calculate by QxMD

Um dos grandes desafios da clínica médica, sobretudo nas urgências, é descobrir qual é a dose necessária de um medicamento para um determinado tipo de paciente. E, assim como existe um app para achar o CID, existem inúmeros softwares voltados para a dosagem adequada das substâncias. E um dos melhores é o Calculate by QxMD.

Bastante reconhecido e valorizado na área de saúde, esse aplicativo ganhou muito mercado por oferecer um excelente suporte para cálculos em várias especialidades. É especialmente indicado para quem trabalha em plantões de emergência. São mais de 300 calculadoras, além de outras ferramentas de suporte diagnóstico.

9. Tonic

O Tonic é um dos aplicativos médicos mais úteis do mercado e foi desenvolvido para facilitar o dia a dia desses profissionais, com funcionalidades que vão desde o acesso às normas atuais de orientação clínica e aos códigos que envolvem os diagnósticos até os tratamentos e a referenciação de doentes.

É um software com um motor de busca inteligente, que proporciona mais eficiência nos atendimentos e uma discussão rápida e segura dos casos, o que contribui para estimular a colaboração entre a equipe e agregar conteúdos para o cotidiano, como tabelas de conversão de substâncias e calculadoras de medicamentos.

10. Procedimentos Tuss

O aplicativo tem esse nome porque fornece a tabela da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (Tuss). Essa classificação serve para padronizar os códigos e as nomenclaturas dos mais variados procedimentos médicos, uniformizando esses dados e facilitando a comunicação entre os profissionais.

O funcionamento do app é muito simples e a sua plataforma é bastante intuitiva. Na barra de buscas, por exemplo, basta digitar o número do procedimento desejado ou o seu nome para acessar a sua descrição com riqueza de detalhes. Para facilitar visualizações futuras, também é possível adicionar favoritos.

11. Prognosis: Your Diagnosis

O app Prognosis: Your Diagnosis é um dos melhores aplicativos médicos do momento. Ele apresenta, em seu conteúdo, mais de 600 casos baseados em experiências clínicas reais. A sua área de abrangência inclui mais de 30 especialidades diferentes, aprimorando as habilidades de decisão do profissional ao testar os seus conhecimentos.

É um recurso muito interessante para clínicos durante as suas atividades diárias ou mesmo para os seus momentos de folga, sendo um estímulo muito importante para o aperfeiçoamento, uma vez que aprimora o raciocínio diagnóstico, que é um dos principais pontos para o aprendizado.

Todas as semanas, novos cenários verídicos são acrescentados no app, deixando o software em perfeita sintonia com as principais tendências endêmicas e epidêmicas do planeta, de forma os seus usuários — até mesmo acadêmicos de medicina — possam melhorar as suas habilidades e capacidades.

12. ProDoctor Medicamentos

Como o próprio nome já diz, o app Medicamentos tem foco principal nos remédios e em suas aplicações. O programa reúne remédios, suas bulas e possibilita que os usuários possam descobrir genéricos ou similares disponíveis, com muita precisão e qualidade, em poucos cliques no seu gadget de escolha.

As informações são apresentadas de forma intuitiva e o conteúdo é bastante completo, contendo absolutamente todas as medicações de referência que foram aprovadas pela Anvisa. Atualmente, são cerca de 6.500 bulas, o que equivale a mais de 16.500 apresentações. Vale lembrar que existem atualizações para acompanhar a realidade do mercado.

13. Visual DX

O Visual DX é mais um dos aplicativos médicos que são referendados pela rigorosa FDA (Food and Drug Administration). Isso ocorre porque essa ferramenta é completamente segura em suas informações e disponibiliza mais de mil diagnósticos precisos, além de milhares de imagens de casos clínicos reais.

Sua funcionalidade possibilita solucionar dúvidas com facilidade e proporciona uma maior precisão na atuação profissional e na tomada de decisões. As fontes foram revisadas por médicos do mundo inteiro e esse app já foi usado por mais de 1.500 hospitais e clínicas. O primeiro mês é gratuito e, depois, os custos variam de acordo com a área.

Gostou de conhecer os principais aplicativos médicos do momento? Quer conhecer um pouco mais sobre esses programas? Então, confira nosso outro artigo com as 6 ferramentas mais seguras para o consultório médico!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.