8 dicas para otimizar o atendimento de pacientes

8 dicas para otimizar o atendimento de pacientes

O que o profissional pode fazer para otimizar os serviços de atendimento de pacientes, ajustando-se às suas práticas e garantir uma compensação pelo seu trabalho? Será que é necessário redesenhar alguns procedimentos para otimizar a eficiência e mostrar que não só ele pode oferecer um atendimento excelente, mas também reduzir o custo total dos cuidados de saúde? O modelo de otimização do atendimento de pacientes pode aproximar desse objetivo. Veja como!

Redesenhando padrões de atendimento de pacientes

Os procedimentos e diretrizes da prática clínica devem ser constantemente aprimoradas e desenvolvidas para minimizar erros e aumentar a adesão de novos clientes. Mas antes que um padrão seja iniciado, uma extensa revisão dos atuais procedimentos médicos deve ser completada. Assim, o profissional terá certeza de que, se ele está aderindo aos novos padrões, ele está, na verdade, oferecendo um excelente atendimento de pacientes que a prática médica exige. 

Logo abaixo daremos 8 dicas de como otimizar o atendimento de pacientes só para demonstrar a viabilidade de determinadas práticas médicas ideais. Para dar continuidade do passo a passo para planejar o seu padrão de atendimento de pacientes da sua clínica médica, seguem algumas dicas importantes. 

1. Treinamento de equipe

À medida que a prática clínica se desenvolve e se moderniza com novas ferramentas tecnológicas, os padrões de atendimento de pacientes também são otimizados. Isto conduz à experiência do paciente que será valorizada e a melhoria dos resultados da clínica cuja equipe se esforçou para conquistar.

No entanto, sem a participação e treinamento adequado dos profissionais, integrados aos novos padrões de atendimento de pacientes, é impossível destacar boas expectativas. Com um bom serviço de atendimento de pacientes, imediatamente há um reconhecimento da qualidade dos serviços prestados.

Assim, o poder da participação ativa na tomada de decisão deve ser compartilhada por todos na equipe de profissionais. Para suplantar as expectativas do paciente e melhorar cada vez mais o atendimento, a clínica deve adotar abordagens abrangentes que inclua o treinamento de comunicação à equipe, bem como o feedback transparente das partes.

Médicos e equipes de atendimento podem aprender mais sobre como criar um programa de experiência do paciente por meio de ferramentas inovadoras como aplicativos de consultórios, por exemplo. Estes APPs oferecem aos médicos e profissionais técnicos, condições para criar um programa de experiência do paciente bem-sucedido.

2. Retorno e feedback

No serviço de atendimento de pacientes, os profissionais devem começar por observar o atual estado de satisfação do paciente. A fim de coletar este feedback do paciente, os médicos e os membros de sua equipe podem também oferecer tipos de questionários e pesquisas de satisfação.

Isso gera uma oportunidade para os pacientes compartilharem seus comentários de forma anônima. Estas fichas podem ser usadas ​​para fazer adequações e melhorias dentro da prática médica do consultório.

Outra opção seria avaliar a satisfação do paciente em relação ao atendimento em si, isto é, avaliando a transparência entre os contatos. Os membros da equipe de saúde podem aproximar conversas breves e casuais com os pacientes durante a consulta. Eles podem perguntar a seus pacientes sobre seu tratamento, se eles têm algum feedback para fornecer, entre outras coisas.

Um feedback centrado no relacionamento de atendimento de pacientes requer uma cultura que inclui: trabalho em equipe, integração, boa comunicação e um ambiente que apóia este tipo de aprendizagem contínua. É verdade também que diferentes consultórios e clínicas terão suas próprias preferências, expectativas e entendimentos variados. Mas o mais importante é desenvolver e implementar novas estratégias.

Esses programas melhorarão com o tempo, já que depois de tratar da experiência do paciente, eles permanecerão valiosos para toda a equipe. 

3. Utilização de prontuários eletrônicos

A importância dos registros eletrônicos de saúde ajudam a melhorar praticamente todos os cuidados de saúde. Sua utilização reduz consideravelmente erros médicos e facilitam a vida dos profissionais, com uma maior coordenação dos cuidados das práticas clínicas.

Hoje, profissionais da saúde enfrentam inúmeras tarefas diárias, além de consultas de atendimento de pacientes. Com essa pressão constante, os estabelecimentos de saúde, clínicas e consultórios médicos, se esforçam para saber se estão usando seus registros eletrônicos de saúde em todo o seu potencial. 

Mas, o que um profissional médico ganha quando junta baixa sobrecarga de trabalho com alta tecnologia, e ainda a envolve em uma excelente relação médico-paciente?

Com certeza ele obterá uma prática médica ideal. Ele cria um modelo prático projetado para:

  • melhorar as relações de médico e paciente;
  • aumentando o tempo presencial com seus pacientes;
  • reduzindo a carga de trabalho do profissional;
  • coloca nos pacientes um senso de responsabilidade por sua saúde;
  • reduz gastos clínicos.
Avaliação e revisão final

4. Avaliação e revisão final

Por fim, a equipe deve realizar as entrevistas clínicas com os seus usuários finais. Iniciando pela revisão das operações diárias, perguntando à equipe o que eles acham que precisa melhorar no sistema e o que está funcionando adequadamente bem.

Em seguida, avaliar a com que frequência é fornecida a educação do usuário final e se ela se alinha às atualizações do sistema de aplicativos. Um modo fácil de otimizar o conhecimento dos sistemas é ajudá-los a se familiarizarem rapidamente com o uso dos aplicativos. Ter um bom entendimento da percepção de como o sistema funciona é um ótimo ponto de partida.

5. Simplificação

Simplifique e não complexifique as coisas para os seus pacientes. A burocracia, o não-uso de tecnologia no atendimento de pacientes são umas das maiores barreiras para a qualidade do serviço.

Quando os pacientes ligam para seu consultório e não conseguem obter as respostas de que precisam, ou quando passam muito tempo na sala de espera antes de uma consulta, é mais provável que não retornem ou avaliem negativamente a sua empresa.

Pagamentos confusos ou procedimentos de faturamento demorados também podem minar a fidelidade do paciente. Portanto, reveja os padrões de atendimento de pacientes e da prática médica ideal, agilizando todos estes processos para que suas experiências sejam mais simples e menos complicadas.

6. Responsabilidade coletiva

O profissional deve manter a sua equipe responsável e exigir dela o mesmo. Significa que cada colaborador, técnico ou funcionário deve desempenhar um papel determinante no momento do atendimento de pacientes. Para que um paciente permaneça fiel à sua clínica de saúde, a responsabilidade por suas interações com os pacientes, deve ser essencial.

Caso descubra que alguém da equipe está tendo um efeito negativo na construção da fidelidade do paciente, o médico responsável deverá resolver o problema imediatamente. A fidelidade do cliente é considerada como alta prioridade, e talvez, a prioridade final. Assim, os pacientes podem facilmente optar por não prosseguir mais com os serviços de sua clínica se os serviços não condizem com a responsabilidade.

7. Privacidade

A privacidade é um dos pilares da boa aceitação dos serviços prestados. Para muitos pacientes, a privacidade é uma grande preocupação a ser levada a sério. Existem alguns tópicos e tabus na saúde, por exemplo, em como lidar com DSTs, ou sofrer incontinência e impotência, são embaraçosos.

Se os pacientes sentirem que o constrangimento é exacerbado, talvez não retornem para o tratamento no futuro. Portanto, o manuseio destes assuntos médicos mais delicados, com um maior grau de compreensão e privacidade, fará com que seus pacientes se sintam mais confortáveis ​​e mais respeitados na sua clínica.

Mas de que forma se pode conseguir isso? Sendo o mais tranquilo e acolhedor possível com estes assuntos, simpatizando com seus pacientes e certificando-se de que eles reconheçam seu comprometimento com as políticas de privacidade de sua clínica.

8. Estratégias de marketing

Dê visibilidade a esses padrões inovadores. Desenvolva e execute uma estratégia de mídia social que possa abarcar a grande maioria de seus pacientes que já utilizam de mídias sociais regularmente. Em geral, é uma saída interessante para mostrar seu lado profissional, social e cultural.

Faça publicações regulares nas mídias sociais e incentive seus pacientes a se engajarem com sua clínica de alguma forma significativa. Isso fará com que o nome e a equipe de trabalho pareça mais pessoal, ajudando seus clientes em mais lugares, e oferecendo uma chance de abordar as reclamações dos pacientes de forma mais proativa. Isso mostre que o que o consultório está fazendo é para melhorar o atendimento de pacientes a outros níveis.

A otimização do atendimento de pacientes deve existir para facilitar as experiências pessoais. Isso significa que eles querem ser ouvidos e vistos como pessoas e não como números. Isso é difícil de realizar, especialmente para grandes instituições com muitos membros em diferentes equipes de profissionais e com muitos compromissos por dia.

No entanto, é um ideal para se alcançar e pode fazer a diferença positiva em pelo menos uma parte da vida de seus pacientes. Observe seus pacientes de perto e ouça o que eles têm a dizer, certificando-se de que todos em sua equipe saibam sobre a importância desses procedimentos mais humanos.

Estes são princípios chaves de práticas médicas ideais que buscam cuidados de alta qualidade, centrados mais no paciente e que sejam colaborativos.

Passos da otimização clínica

Passos da otimização clínica

A educação do paciente, o usuário final, a coleta de dados para o feedback e a praticidade dos aplicativos de prontuários devem ser os principais focos no momento de avaliar inicialmente o seu serviço de atendimento de pacientes, desde o ponto de vista clínico.

Agora que você já sabe quais são os princípios chaves, você está coletando corretamente as informações no formulário eletrônico? Os fluxos de trabalho são eficientes? Os profissionais médicos têm as ferramentas adequadas e estão usando corretamente os prontuários?

Estas questões podem ajudar à medida que o profissional da saúde faz uma avaliação abrangente, analisando seu sistema e seus processos.

As vantagens dos Apps

O profissional médico pode aproveitar ao máximo do seu sistema eletrônico com essas 8 dicas para otimização de seu consultório. Com o tempo, à medida que as novas tecnologias vão se adequando às prática médicas ideais, é importante destacar o impacto que essas tecnologias criaram na otimização dos serviços de atendimento de pacientes, num esforço contínuo de melhoria de processos.

Assim, sempre mantendo uma linha aberta de comunicação com as partes envolvidas, desde o usuário final até os superusuários da área médica, se poderá lograr ao máximo os benefícios da sua organização, obtendo assim o seu investimento.

Se a clínica médica está bem focada na aquisição da fidelidade do paciente, ela está no caminho certo, pois este é um dos fatores mais importantes que impulsionam o sucesso de uma organização de saúde. Mas infelizmente, para manter os altos níveis de fidelidade do paciente no mercado atual não é uma tarefa fácil.

Hoje em dia, os pacientes trocam de profissionais de saúde por vários motivos diferentes. Entre os fatores mais destacados são a aceitação do plano, experiências anteriores, localização da instalação, a competência da equipe e a qualidade do atendimento.

Uma das melhores formas de determinar o grau de fidelidade do paciente na sua clínica está nas dicas citadas anteriormente, na realização de pesquisas com os pacientes e adequação da equipe profissional e técnica. 

Algumas instituições acabam terceirizando suas pesquisas de mercado, o que pode sair um pouco caro e demorado, mas com sistemas de consulta e avaliação eletrônicos, o envio e recebimento destas pesquisas podem ser feitas por conta própria.

Com uma visão clara do atendimento de pacientes da sua clínica, com base no que o profissional aprendeu com suas pesquisas, gastará menos tempo desenvolvendo uma ampla visão da experiência ideal do paciente e sua satisfação. Mas para isso, é importante que toda a equipe compreenda estas metas e que esteja disposta a colaborar para garantir que o atendimento de pacientes seja a melhor experiência possível.

Atendimento de pacientes é tudo! Os pacientes que precisam de tratamento médico não têm muita escolha, pois precisam de tratamento, e suas opções, ás vezes podem ser limitadas, seja pelos programas de seguro, por sua localização geográfica ou acesso a recursos. Independente disso, a lealdade do cliente é extremamente importante para toda clínica médica e não deve ser subestimada.

No entanto, com um serviço a desejar, os pacientes também podem fazer a sua escolha, mesmo estando limitados por aqueles. Talvez o mais importante para um paciente é a escolha certa em seus provedores de saúde e o prazer em encontrar uma boa experiência.

Estas 8 dicas são apenas algumas das razões mais importantes pelas quais a lealdade do cliente é tão importante no campo da saúde para o atendimento de pacientes. Lembre-se: boas experiências com o paciente facilitam o trabalho de todos. Isso torna eventuais problemas que podem ocorrer, ou a recepção de más notícias, mais fáceis de serem resolvidas.

A lealdade do paciente gera mais referências. Quando um paciente se sente melhor atendido, é garantido que ele vá comentar sobre isso, em suas referências boca a boca, causando um impacto positivo na comunidade.

Então, você que é profissional da área da saúde e quer apostar firme na otimização do atendimento de pacientes em sua clínica, não perca tempo e faça a diferença já! 

Conhece o App Meu Consultório? Ajudaremos você a entender as opções de recursos do seu software médico e descobrir como este investimento fará toda a diferença em sua clínica. Ele oferece um sistema prático e diferenciado, exclusivo para o segmento da saúde. Se você tem uma clínica médica ou um consultório, você precisa conhecer logo todos os benefícios deste software para a gestão da sua clínica médica!

Então, entendeu como é importante otimizar o atendimento de pacientes na sua clínica? Entre em nosso blog e conheça nosso produto!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *