Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.

Como montar um consultório em casa?

Quer dicas de livros para o plantão médico? Confira!

Se está em busca de dicas de livros para o plantão médico, sabe que inquestionável o quanto a evolução da tecnologia e dos hábitos das pessoas transformaram a maneira como as informações são consumidas.

Hoje, a utilização de plataformas online, canais de vídeo, podcasts e outra infinidade de modelos de conteúdo se popularizam bastante, facilitando o acesso à informação, a qualquer tempo e lugar.

No entanto, embora estejamos vivendo na era dos e-books e das mídias digitais, quando se trata da área médica, alguns títulos consagrados sobreviveram ao tempo e ainda têm versões impressas indispensáveis ao profissional, especialmente na hora do plantão.

No post de hoje, listaremos 6 livros para o plantão médico que são reforços fiéis de muitos profissionais nas longas jornadas de trabalho. Ficou curioso? Continue a leitura e confira a lista que preparamos!

1. Blackbook Clínica Médica

Esse é um dos títulos mais tradicionais da área médica. Ele se tornou um item comum, especialmente no dia a dia do médico plantonista, em razão da sua completa e indispensável posologia de medicamentos frequentemente utilizado no atendimento de urgência e emergência.

A 2ª edição do livro, do ano de 2013, ganhou ainda mais conteúdo, contemplando diversas atualizações de medicamentos, melhorias na parte didática e, principalmente, na parte prática da rotina do profissional da medicina.

A obra é dividida em duas partes:

  • parte I: traz um conteúdo completo para auxiliar o médico na hora das prescrições, a partir de um compilado dos principais medicamentos disponíveis no mercado, as principais indicações, os efeitos e a posologia para adultos e crianças, assim como seus preços;
  • parte II: aborda as rotinas. São 62 temas da Medicina Clínica, que trazem uma noção prática e detalhada de incidentes médicos, como acidente vascular encefálico, refluxo gastroesofágico, hipo e hipertireoidismo, entre muitos outros.

Sem dúvida, esse é um título valioso e bastante útil para levar para um plantão.

2. Emergências Clínicas — Abordagem prática

Esse livro é referência em faculdades e hospitais de todo o país. O título traz os principais artigos, estudos e guidelines publicados sobre diferentes áreas da medicina.

De modo geral, a obra traz um conteúdo bem amplo, deixando o profissional da área médica informado com o que há de mais atual no ramo. Além disso, em razão do seu formato altamente didático, esse livro é igualmente recomendado tanto para uma revisão mais aprofundada quanto para uma consulta rápida durante um plantão. Por esses e muitos outros motivos, a obra em questão ainda é bastante utilizada no meio.

3. Blackbook Pediatria

Esse é, talvez, o título mais famoso da série Blackbook, cujos ensinamentos estão sempre a mão de qualquer pediatra.

A obra traz um conteúdo especializado, apresentando diferentes condutas e diagnósticos direcionados, com vários temas de urgência e emergência pediátrica. Tudo isso em um único volume, o que permite ao médico levar o livro para onde quiser.

Há também uma seção inicial específica de medicamentos, com apresentação e doses pediátricas. Na versão mais atualizada do Blackbook Pediatria, o guia de medicamentos ficou ainda mais didático ao ser organizado por especialidade, o que agiliza bastante a consulta. São 1.211 medicamentos dispostos em 81 grupos. Todas as doses são apresentadas de forma detalhada e divididas por tipo de indicação.

Além disso, o guia agora também conta com uma nova referência de preços por dose, sendo possível comparar o custo da prescrição entre as diferentes alternativas de tratamentos. Vale destacar, ainda, que novas rotinas foram inseridas, totalizando 85 rotinas totalmente revisadas e atualizadas com as mais modernas técnicas relativas à medicina pediátrica.

4. Guia de Bolso do Pronto-Socorro

Como o próprio nome já induz, esse livro foi realmente pesando para caber no bolso do jaleco, estando disponível de maneira rápida e pontual. A proposta do guia é garantir que os médicos que atuam nos diversos prontos-socorros do Brasil tenham uma fonte de consulta rápida e eficiente para sanar dúvidas que possam surgir durante expedientes de urgência.

Apesar do tamanho reduzido, o livro traz um conteúdo conciso em todas as subespecialidades clínicas, contando com um grande número de tabelas e algoritmos que facilitam a pesquisa e otimizam atendimentos de urgência.

Quanto às especialidades, o guia conta com informações de diversas delas. A exemplo:

  • cardiologia;
  • gastrenterologia;
  • pneumologia;
  • hepatologia;
  • infectologia;
  • neurologia;
  • endocrinologia;
  • geriatria;
  • dermatologia e muitas outras.

De modo geral, o Guia de Bolso do Pronto-Socorro é um material útil, tanto para pequenas dúvidas quanto para buscar um respaldo mais aprofundado.

5. Blackbook Cirurgia

Voltado especificamente para expedientes cirúrgicos, esse é mais um título da tradicional coleção Blackbook. A obra é direcionada para as condutas clínicas e os diagnósticos, servindo de apoio ao estudante e ao médico residente para uma tomada de decisão mais eficiente.

O manual também é dividido em duas partes:

  • a primeira traz informações sobre rotinas terapêuticas e também sobre medicamentos;
  • na segunda parte, os temas mais relevantes da cirurgia são debatidos. São mais de 40 capítulos de rotinas médicas com informações práticas que servem de norte para decisões e condutas do profissional

Esse é um material bastante completo. Para se ter ideia, a primeira parte do livro tem mais de 5 mil apresentações de medicamentos, organizados em 74 grupos e totalmente sistematizados em tabelas que facilitam a busca e a interpretação.

6. Ortopedia — Manual de Fraturas

Para quem atua em prontos-socorros, ter um guia prático sobre ortopedia é quase que uma necessidade. Afinal, esse tipo de atendimento é bastante comum ao longo de um plantão médico.

Nesse contexto, a obra em questão é totalmente indicada para os profissionais que necessitam de informações objetivas e ricas a respeito das mais variadas fraturas e lesões em crianças e adultos.

A obra conta com informações atualizadas com aspectos-chave para a identificação e tratamentos de fraturas. Com um completo acervo de ilustrações, inclusive intraoperatórias, o médico tem uma melhor compreensão dos quadros que vier a se deparar em seus atendimentos.

Por fim, apesar dos avanços tecnológicos e da difusão dos meios digitais, existem materiais que ainda permanecem indispensáveis no dia a dia médico. Os títulos que listamos são exemplos de livros para o plantão médico que continuam usuais e bastante eficientes na hora de auxiliar o profissional a tomar as melhores decisões.

Então, gostou da nossa lista? O que acha de compartilhá-la nas suas redes sociais e contribuir para que mais pessoas tenham acesso? Vamos lá!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.