Adote estas 7 dicas para aumentar eficiência no atendimento

Em empreendimentos nos quais se lida direta e diariamente com o público, estabelecer um alto nível de satisfação e fidelidade depende muito da qualidade do atendimento oferecido aos usuários. Por esse motivo, se você busca se firmar no mercado e ser reconhecido com seu trabalho na medicina, aumentar eficiência no atendimento do seu consultório médico deve figurar como uma das suas prioridades.

Sabemos que essa não é uma tarefa tão simples. Afinal, em meio a tantos compromissos, é difícil estar 100% envolvido com aspectos estratégicos e táticos da empresa e ainda com suas rotinas operacionais.

Por isso, pensando em facilitar um pouco as coisas, preparamos este post, com 7 dicas que ajudarão você a reforçar a qualidade do atendimento oferecido no seu consultório. Continue a leitura e confira!

1. Ofereça um atendimento humanizado

Não há como falar em qualidade do atendimento sem citar a importância que a humanização das interações representa nesse contexto.

Oferecer um atendimento humanizado é um diferencial bastante valorizado no mercado, sobretudo, na área da saúde, em que se lida com pessoas de diferentes perfis, com diferentes perspectivas e fragilidades.

Nesse sentido, humanizar o atendimento é aprimorar a relação do negócio com o paciente, buscando sempre entender e valorizar o lado humano de cada um deles. Para tanto, é preciso oferecer um ambiente acolhedor, uma comunicação alinhada ao perfil do usuário e serviços que o coloquem como prioridade.

2. Reduza o tempo de espera

Quem deseja oferecer um atendimento mais qualificado em seu negócio sabe bem que reduzir o tempo de espera do paciente será uma necessidade. Afinal, ninguém gosta de esperar para ter sua demanda atendida.

Por isso, é fundamental que você invista na organização do consultório e estabeleça uma agenda precisa e compatível com a sua capacidade de atendimento, evitando sobrecarga de trabalho,atrasos e até cancelamentos de atendimentos.

Para isso, substituir a velha agenda manual por uma alternativa informatizada é uma excelente estratégia, já que esse tipo de recurso permite uma melhor organização dos horários, além de facilitar a remarcação de consultas e o encaixe de pacientes em horários vagos de forma muito mais prática.

3. Utilize as redes sociais

Estar próximo do paciente é uma demanda comum em consultórios. Seja por telefone, seja por e-mail, por exemplo, é preciso entrar em contato com o usuário para lembrá-lo de uma consulta ou para remarcar um procedimento.

No entanto, como hoje é muito comum estar conectado à internet e às redes sociais, você pode utilizar esse meio para estabelecer uma comunicação com seus pacientes. Assim, além dos recursos tradicionais de interação, as mídias sociais podem ser utilizadas com essa finalidade.

Além disso, as redes sociais também podem servir para o fortalecimento da marca da empresa, servindo de palco para estratégias de marketing e divulgação de conteúdos que interessem ao seu público. Em resumo, hoje, ter presença online deixou de ser um diferencial e se tornou uma verdadeira necessidade, em razão dos hábitos e cultura das pessoas.

4. Estabeleça uma comunicação efetiva com o paciente

A boa comunicação com o paciente desponta como uma das principais ferramentas de satisfação e fidelização. Logo, é preciso que você esteja atento a esse fator, otimizando ao máximo as interações com os destinatários dos serviços do consultório.

Nesse contexto, além do atendimento humanizado, é preciso estabelecer um vínculo comunicativo eficiente, privilegiando o entendimento de tudo que é importante para o paciente. Ou seja, é preciso ser claro e objetivo nas consultas, evitando termos e jargões técnicos da medicina e que podem gerar qualquer dúvida.

Assim, é preciso adaptar a linguagem, estar mais próximo do paciente e estar disposto a esclarecer qualquer ponto que ele não tenha entendido. Isso certamente reforça a confiança do usuário para com o consultório e cria um vínculo mais duradouro.

5. Promova uma experiência agradável

Ao procurar um estabelecimento médico, o paciente certamente deseja ser bem atendido e ter uma experiência totalmente agradável. Na condição de profissional da medicina, você deve estar preparado para corresponder às expectativas do usuário, oferecendo não só um atendimento, mas um ambiente adequado e um serviço de qualidade.

A experiência do paciente será determinante para a sua satisfação. Então, não há dúvidas de que você deve se preocupar com cada detalhe da interação, investindo nos diferenciais certos para conquistar a confiança e o respeito do usuário.

Nesse ponto, diferentes fatores podem contribuir para que a experiência seja agradável. Como exemplos, podemos citar:

  • organização do ambiente;
  • nível tecnológico do consultório;
  • forma de comunicar da equipe;
  • atenção e preocupação com a demanda do paciente;
  • rigidez com prazos e horários;
  • acompanhamento pós-atendimento etc.

6. Reconheça a importância do pós-atendimento

Um atendimento de qualidade é aquele que acompanha o paciente em diferentes níveis de relacionamento. Assim, não basta se preocupar com o usuário somente antes e durante as interações. É fundamental também investir no pós-atendimento, reforçando a sua relação com o empreendimento.

Além de demonstrar toda a preocupação da empresa com os seus pacientes, o pós-atendimento é uma estratégia bastante efetiva para avaliar a qualidade dos serviços e atendimento prestados. Por exemplo, é possível desenvolver pesquisas de satisfação, questionando os usuários sobre os pontos fortes e as fragilidades do consultório.

Tomando essas informações como base, é muito mais fácil e produtivo realizar mudanças na estrutura do estabelecimento, e otimizar os pontos certos.

7. Invista em um software de automação

Por último, é importante destacar o papel da tecnologia no aperfeiçoamento do atendimento. Aqui, inúmeras otimizações podem ser citadas como pontos que contribuem para o aumento da eficiência operacional do consultório.

Hoje, a tecnologia desempenha uma função estratégica nesse tipo de negócio, automatizando expedientes e melhorando a forma como se lida com dados, documentos e informações essenciais às operações.

A exemplo, um software de automação pode melhorar significativamente o agendamento de consultas ao informatizar essa tarefa. Com isso, os colaboradores têm mais controle e visibilidade sobre a agenda da empresa, podendo marcar, desmarcar e remarcar procedimentos de acordo com as possibilidades e necessidades dos usuários.

Além disso, um software é a ferramenta ideal para modernizar a rotina do negócio, compatibilizando-o com outras soluções e vantagens inovadoras, tais como:

Por fim, como foi possível perceber, aumentar eficiência no atendimento do seu consultório não é nenhuma tarefa complexa. Pelo contrário, é uma medida gradual, fruto de mudanças na cultura da empresa e de investimentos nas soluções certas.

Agora que você já sabe o que pode ser feito para oferecer um atendimento cada vez melhor no seu consultório, não pare por aqui. Conheça o Meu Consultório, faça um teste gratuito e veja na prática como o software pode colaborar para um atendimento muito mais eficiente!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *